Ácido hialurônico: O que é, para que serve, benefícios, onde encontrar

0
216

Dentre tantos ácidos e outros produtos em tratamentos dermatológicos, o ácido hialurônico vem se destacando por oferecer resultados duradouros de rejuvenescimento facial e também por causar pouquíssimas reações adversas.

Por isso, está mais fácil encontrá-lo em cosméticos, maquiagens e muitos outros produtos. Se você ainda não conhece os benefícios do ácido hialurônico, você vai amar o textinho de hoje!Ácido hialurônico

O que é ácido hialurônico?

Perdendo apenas para a toxina botulínica, talvez ainda por falta de popularidade o suficiente, o ácido hialurônico atualmente é a segunda substância usada como preenchedor dérmico pelas pessoas. Trata-se de uma substância que nosso corpo produz naturalmente que serve para preencher espaços entre as células de tecidos e órgãos.

Também temos esse ácido na nossa pele, sendo ele quem ajuda na sustentação, dá elasticidade e volume entre as células da epiderme. Porém, com o avanço da idade, a produção natural desse ácido hialurônico tende a diminuir, o que faz com que ocorra flacidez e falta de viscosidade na pele.

Sendo assim, tratamentos, cosméticos e outros procedimentos reuniram esses benefícios para aplicarmos doses novas da substância na nossa pele. Dentre os ácidos atuais, o hialurônico é o de menos riscos de alergias, sendo um dos mais seguros, com efeitos mais naturais e também com maior tempo de duração.

Para que serve o ácido hialurônico

  • Tem funções hidratante e viscoelástica para a pele;
  • Tem funções preenchedoras, seguindo a mesma ideia do conhecido botox, porém com menos chances de reações alérgicas; usado para o tratamento de preenchimento de rugas, remodelagem de contorno facial e reposição de volumes;
  • Também é usado no auxílio de cicatrizações em recuperações cirúrgicas ou de feridas;
  • Também auxilia no tratamento de doenças nas articulações, como artrite, através de injeções do produto entre as articulações inflamadas.

Benefícios do ácido hialurônico

Perfeito para pessoas que querem amenizar a aparência de rugas e marcas de expressão que aparecem com o tempo, diminuindo assim os sinais naturais de envelhecimento.

É perfeito para quem busca contornos nas áreas do rosto de forma natural, como na boca, mandíbula e área dos olhos. Também é benéfico para a saúde da pele no geral por conta do seu efeito hidratante e revitalizador celular.

Onde encontrar ácido hialurônico?

  1. Produtos:

Marcas como La Roche-Posay, Vichy, Neutrogena, Under Skin e Shiseido contam com produtos especiais contendo ácido hialurônico na composição. A maioria atua como rejuvenescedor da pele, em forma de séruns, cremes, hidratantes, dentre outros formatos.

  1. Maquiagens:

Visando o melhor preparo da pele, fixação da maquiagem e também um bom acabamento, produtos de maquiagem também podem levar ácido hialurônico na sua composição. Marcas como Dior, Sephora e Guerlain oferecem em seus produtos, como base e batom, por exemplo. São geralmente de custo mais elevado, pois vão além de embelezamento, como também tratamento da pele.

  1. Tratamentos dermatológicos:

Encontre também o ácido hialurônico em tratamentos com finalidade de cuidados ou estéticos, tais como:

  • O preenchimento é um deles, através de injeções com a substância em determinados locais, tanto visando uniformizar a pele (rugas e linhas de expressão) como também dar volume (boca, contorno do rosto).
  • Outro tratamento é a radiofrequência microagulhada, que faz pequenos furos na pele inserindo a substância que vai estimular a produção natural de colágeno. Bons resultados duram até 6 meses!
  • Uma técnica nova que tem o ácido como protagonista é o MD Codes, que é um mapeamento de pontos específicos da face, com aplicação direta do ácido e depois um tratamento assim como o lifting, que elimina a flacidez da pele. Bons resultados duram 1 ano ou mais!

Quem não pode usar ácido hialurônico?

É um produto contraindicado para quem tem sensibilidade à substância (daí vem a importância de consultar o dermatologista e não sair usando qualquer coisa). Em sua forma de injeção, não pode ser injetado em locais que já exista algum tipo implante.

Quem sofre de doenças relacionadas à má coagulação sanguínea, grávidas e lactantes também não realizar esses procedimentos ou usar produtos com a substância sem orientação médica.

Ainda que seja inspirado na substância natural que produzimos, é um produto sintético que deve ser usado com cautela, pois em excesso pode causar reações adversas e alergias.

Ácido hialurônico: O que é, para que serve, benefícios, onde encontrar
Avalie este post

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here