Acupuntura: Benefícios, como funciona, pontos, auricular, dói?

0
8306

Um dos tratamentos médicos terapêuticos, de tradição chinesa, mais antigos e ainda utilizados hoje em dia para inúmeras utilidades é a acupuntura. Trata-se de estimular diferentes partes do corpo através da penetração de agulhas bem finas em pontos chave, podendo ser feita manualmente ou por estímulos elétricos.Acupuntura

Para que serve a acupuntura?

Com ela, é possível diagnosticar, prevenir e ser um grande complemento no tratamento de sintomas de diferentes tipos de doenças. Há registros de ótimos resultados da acupuntura em mais de 40 doenças. Destaque para recuperação de AVC, depressão, cólicas fortes, enxaqueca, gastrite, artrite, sinusite, problemas intestinais, TPM, rinite alérgica e outros problemas alérgicos, auxílio no emagrecimento, dor nas costas, insônia, dores musculares e até casos de fibromialgia.

Benefícios da acupuntura

Os benefícios da acupuntura são infinitos, pois variam de local para local do corpo, como também efeitos novos a longo prazo e também varia de pessoa pra pessoa. Alguns dos que mais se destacam em quem faz são:

  • Ajuda no emagrecimento quando atua nos pontos relativos ao controle da fome ou de compulsão alimentar, controlando muitas vezes os níveis de glicose no sangue.
  • Melhora muito dores nas costas, tanto agudas quanto crônicas.
  • Ajuda a relaxar os músculos e consequentemente deter o estresse.
  • Ajuda em problemas estomacais, desde azias constantes a problemas de má digestão, inclusive em mulheres grávidas.
  • Produz um efeito anti-inflamatório excelente para dores de cabeça.
  • Como aumenta a circulação local, pode ajudar em processos de cicatrização e redução de inflamações; excelente tratamento para atletas que precisam de rápida recuperação.
  • Uma bênção na vida das mulheres: traz alívio considerável aos sintomas da TPM, pois ajuda na regulação e equilíbrio hormonal, antes e depois do período menstrual.
  • Trata diversas outras dores, crônicas ou agudas, como: dor no túnel do carpo, cólica menstrual, dor no pescoço (torcicolo), fascite plantar, dor no joelho, tendinite, outras dores relativas a tensões nervosas ou musculares, entre outras.
  • Trata diversas doenças relacionadas ao trato respiratório como asma, alergias, sinusite, rinite, entre outras.

Como funciona a acupuntura?

De acordo com a medicina oriental, quando a gente fica doente é porque o nosso organismo está em desequilíbrio, logo a acupuntura visa trazer a harmonia de volta ao corpo, através desses estímulos nos pontos, também conhecidos como canais de energia, que se conectam com diferentes órgãos.Como funciona a acupuntura

Os furos nesses pontos são capazes de liberar substâncias que alteram o sistema nervoso e também promove o equilíbrio como um todo. Outra visão médica sobre os efeitos funcionais da acupuntura é que ela aumenta a produção cerebral de analgésicos naturais, que são as famosas endorfinas.

Acupuntura dói?

É uma dúvida justa, não? Afinal, estamos falando sobre penetrar agulhas na pele. Mas e aí, dói fazer acupuntura? A verdade é que dor não é a melhor palavra para definir a sensação que a acupuntura causa, e sim mais uma sensaçãozinha de picada ou de leve choque. Nada que gere desconforto extremo ou te impeça de continuar o tratamento.

Acupuntura ajuda na ansiedade?

A ansiedade é um inimigo que não tem cura, mas é cheia de boas amizades, como a acupuntura. As técnicas de acupuntura realizadas para controlar a ansiedade são relativas ao relaxamento corporal e ajuda em sintomas como dores de cabeça, aquela dor física da angústia no peito, dentre outros. Confira abaixo a área do pé em que é possível tratar a ansiedade com acupuntura.

 

Acupuntura auricular

É um dos tipos mais famosos de acupuntura, na qual os pontos de canais de energia são explorados na região das orelhas. É recomendada para casos de tratamentos de dores e outras doenças, físicas e emocionais. Não apenas agulhas, muitos médicos utilizam sementes de mostarda ou outras pequenas bolinhas em determinados pontos das orelhas, ajudando a manifestar a circulação e equilíbrio dos órgãos relativos a cada ponto. Confira abaixo os pontos de acupuntura na orelha:

 

Acupuntura auricular

Quais são os principais pontos da acupuntura?

São os pontos que canalizam as energias, também conhecidos como meridianos, e se conectam a determinados órgão e regiões do organismo, afetando as terminações nervosas e união entre fibras musculares, ligamentos, articulações e afins.

Esses pontos podem ser estimulados com agulhas de acupuntura, laser ou pequenas bolinhas de chumbo. Vai depender de qual necessidade médica é a sua para assim o profissional acupunturista ou fisioterapeuta especialista na área saber o que fazer, desde de em qual ponto específico realizar o procedimento como também te orientar sobre número de sessões necessárias e outras dicas.

Confira abaixo os principais pontos meridianos no nosso corpo:

(FOTO)

Pés:

 

pontos de acupuntura no pé

Mão:

pontos de acupuntura maos

Corpo inteiro:

Corpo inteiro

Acupuntura: Benefícios, como funciona, pontos, auricular, dói?
4.3 (86.67%) 3 votes

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here