Adesivo anticoncepcional: Funciona mesmo? Engorda? Como usar?

0
108

A fim de tornar a vida da mulher mais segura quanto à concepção de um filho, para as que não querem, é claro, novos métodos anticoncepcionais surgem a todo momento. Um deles que não é tão recente, mas é muito pouco abordado ainda, é o adesivo anticoncepcional.

Tire suas dúvidas sobre este método a seguir e saiba se é o ideal para o que você procura!

Adesivo anticoncepcional

Como funciona o Adesivo anticoncepcional?

O adesivo anticoncepcional é um método contraceptivo que visa evitar gravidez não planejada. É considerado um dos métodos mais simples e de fácil uso, pois é simplesmente um adesivo que deve ser colado na pele. É indicado principalmente para as mulheres mais jovens.

Este adesivo possui hormônios, como etinilestradiol e norelgestromina, os quais vão sendo liberados adentrando a pele e sendo absorvidos pelo organismo de forma gradual.

Eles têm a função de inibir a ovulação na mulher e ainda tornam o muco cervical mais espesso, dificultando a passagem dos espermatozoides.

Como usar adesivo anticoncepcional?

O adesivo deve ser aplicado sobre a pele no primeiro dia de menstruação da mulher, devendo ser substituído por um novo adesivo a cada 7 dias. O local de aplicação do adesivo também deve ser mudado a cada semana.

As partes mais indicadas pelos médicos são regiões como abdômen inferior, parte externa do braço, parte superior das nádegas ou dorso superior.

Como usar adesivo anticoncepcional

Após a terceira semana de uso, deve haver um intervalo de 7 dias, para então ocorrer a menstruação normalmente.

Caso a mulher opte por não menstruar, basta manter o uso contínuo. Necessário confirmar com o ginecologista se esse uso contínuo pode trazer ou não algum problema para a mulher.

Quanto tempo dura o Adesivo anticoncepcional?

Um adesivo deve ser usado por 7 dias, sendo necessário colocar outro novo no sétimo dia e em um local diferente de onde estava o último. Sendo assim, se a mulher fizer a pausa para menstruar, são 3 adesivos por mês; e se fizer uso contínuo, são 4 adesivos por mês.

Vantagens de usar Adesivo anticoncepcional

  • É um método contraceptivo tão seguro quanto todos os outros;
  • Pode ser usado por qualquer mulher desde que esta não tenha restrição a medicamentos hormonais;
  • É uma escolha ideal para mulheres que se esquecem de tomar diariamente suas pílulas e isso ajuda a evitar falhas no uso contínuo;
  • As doses hormonais diminuem os riscos de desenvolver câncer de ovário ou do endométrio, por exemplo;
  • Não tem sua eficácia cortada em casos de vômitos ou diarreia, como no caso de pílulas anticoncepcionais que não podem sair do corpo por pelo menos 12 horas depois de tomar.

Desvantagens de usar Adesivo anticoncepcional

  • A necessidade de trocar o adesivo a cada 7 dias é vista como desvantagem por algumas mulheres por conta do esquecimento; e se esquecer de trocar, pode atrapalhar na proteção e “quebrar” o fluxo deste método;
  • Existe o risco de descolamento do adesivo, ainda que seja difícil, e isso interfere na eficácia;
  • A mulher pode ter alterações menstruais nos primeiros 6 meses, mas tende a normalizar;
  • Pode haver dores mamárias;
  • Pode haver perda de sangue inesperada também nos primeiros 6 meses;
  • Dores de cabeça;
  • Dependendo do material do adesivo, pode irritar a pele da pessoa se ela tiver alguma alergia;
  • Náuseas;
  • Cólicas e outras dores pelo corpo.

Adesivo anticoncepcional funciona mesmo? Qual a eficácia?

Sim, é um método anticoncepcional que funciona tão bem quanto os outros meios contraceptivos, com eficácia de 99%. Possui a taxa mínima de falha, que é de 0,5 a 0,8% de chances de ocorrer uma concepção. De todos os métodos, é considerado um dos mais fáceis de usar e com elevada eficácia.

Adesivo anticoncepcional engorda?

Se uma mulher engorda ou emagrece ao usar um adesivo anticoncepcional, isto não está relacionado ao adesivo em si e sim às alterações possíveis que podem acontecer ou não no seu corpo através da dosagem hormonal.

Vai depender muito da quantidade de hormônios que este adesivo libera no organismo da mulher continuamente, como também características pessoais relativas a genética, metabolismo, peso e muitas outras.

Por isso é tão importante consultar um médico antes de comprar qualquer método anticoncepcional.

Adesivo anticoncepcional ajuda na acne?

Assim como todos os métodos anticoncepcionais através de suas doses hormonais podem auxiliar no controle da acne, pois melhora a oleosidade da pele, o adesivo anticoncepcional também. Mas isso também varia de acordo com o metabolismo e características físicas de cada mulher.

Algumas marcas de adesivo anticoncepcional:

Adesivo anticoncepcional Evra

Este é um dos primeiros adesivos anticoncepcionais comercializados no mercado a partir de 2002. Possui um tamanho de 4,5 x 4,5 cm; libera no organismo os hormônios derivados de progesterona (6 mg) e estrogênio (0,6 mg).

Possui 3 camadas: a exterior é resistente à água, a do meio contém a medicação e o adesivo em si; e a interna é o revestimento protetor. A forma de uso é a forma padrão para todos os adesivos anticoncepcionais como ensinamos no início do texto.

Adesivo anticoncepcional Evra

Adesivo anticoncepcional Lisvy

Esta é outra marca de adesivo hormonal. Sua coloração é transparente e mede cerca de 3,74 cm quando colado na pele. Possui na sua fórmula gestodeno (60 ug) e etinilestradiol (13 ug).

A forma de uso é a forma padrão para todos os adesivos anticoncepcionais como ensinamos no início do texto.

Adesivo anticoncepcional Lisvy

Onde comprar adesivo anticoncepcional?

Você encontra adesivos anticoncepcionais à venda nas principais farmácias da sua cidade, como também pode comprar em farmácias online.

Adesivo anticoncepcional na Araújo

As Drogarias Araújo são farmácias completas espalhadas pelo Brasil, incluindo em plataforma online, onde você encontra anticoncepcionais de todos os tipos, desde grandes marcas a genéricos, em forma oral e adesivo.

Para consultar preços e verificar as marcas de adesivos anticoncepcionais que eles vendem, consulte o site em: https://www.araujo.com.br.

Valor do adesivo anticoncepcional

O preço dos adesivos variam de acordo com a marca do produto e também da farmácia onde você compra. Em média, você pode comprar uma caixa com 3 adesivos para usar durante o mês por R$50 a R$80 reais.

Adesivo anticoncepcional: Funciona mesmo? Engorda? Como usar?
Avalie este post

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here