Água termal: O que é, para que serve, como usar, onde comprar, melhores marcas

0
438

A água termal ficou mais conhecida na internet depois que blogueiras e maquiadores profissionais começaram a postar vídeos tutoriais de maquiagem com um preparo de pele usando esse tipo de produto.

Tem gente que acha que é frescura, que é coisa de riquinha… Mas saiba que depois de ler o artigo de hoje em que explicamos para que serve a água termal, você vai querer usar no dia a dia! Vem saber mais!água termal

O que é água termal?

Indicada por dermatologistas para cuidados diários e até para evitar doenças de pele, a água termal é um tipo de dermocosmético derivado de águas extraídas de rochas com alta concentração de minerais, como ferro, zinco, selênio e silício.

Todos são substâncias antioxidantes e, quando usados na pele, servem para várias coisas, como limpeza, hidratação, acalmar irritações e inflamações e também para pré-maquiagem, ajudando em fixação e qualidade da pintura.

Para que serve água termal?

  • Limpeza de pele profunda diária; penetra bem nos poros e ajuda a eliminar o excesso de sebo que causa oleosidade, excesso de peles mortas, sujeira de poluição, restos de maquiagem, dentre outras partículas que não saem fácil com uma simples lavada de rosto;
  • Serve para preparar a pele antes de receber os produtos de maquiagem; torna a superfície mais aderente, fazendo com que os produtos passados durem mais e tenha melhor aplicação;
  • Também possui antioxidantes, logo ajuda a retardar o envelhecimento precoce da pele; ajuda a livrar o rosto de rugas e linhas de expressão, como também evita que novos sinais apareçam;
  • Ajuda a proteger a pele em diferentes climas; nos dias quentes, regula a oleosidade; e em dias  frios e muito secos, nos quais a pele parece puxar para os lados e até dá aquela sensação de “quebrada”, ela hidrata e protege;
  • Ajuda nos processos de recuperação de alguns procedimentos estéticos que deixam a pele sensível, como peelings, laser, ácidos, limpeza de pele com extração, dentre outros; seu efeito de acalmar a pele ajuda na recuperação pós-tratamento;
  • Quem faz depilação e fica depois com a pele irritada também pode usar água termal para acalmar as regiões inflamadas, pois melhora dores e vermelhidão; inclusive os homens nas suas barbas;
  • Ajuda a acelerar cicatrização na pele, para machucados, cortes, picadas de insetos, espinhas e até queimaduras solares doloridas;
  • Ajuda a aliviar coceiras na pele, em caso de reações alérgicas, por exemplo;
  • Com algumas borrifadas, ajuda a refrescar a pele em dias muito quentes.

Como usar água termal?

  1. Dias quentes

Nos dias mais quentes do ano, nos quais a pele fica mais oleosa, suada, manifestando brotoejas, bolinhas e coceiras, coloque a água termal num frasco com tampa borrifadora na geladeira; quando ficar geladinho, borrife na pele toda ou na região irritada pela alta temperatura; é muito refrescante e aliviante.

  1. Após a depilação

Para não irritar ou acalmar a irritação depois da depilação com gilete ou cera, por exemplo, borrife no local um pouco da água termal e deixe secar naturalmente. Ela vai ajudar a restabelecer o equilíbrio natural da pele e acalmar o ardor. As regiões que mais ficam irritadas são axilas, virilhas e barba.

  1. Cicatrização de feridas

Tem gente que tem a cicatrização mais lenta e tem que lidar com os sintomas de dor, coceira e inflamação por mais tempo. Sendo assim, para ajudar, higienize adequadamente e borrife água termal na área diariamente. Vai aliviar dores e coceira.

  1. Aliviar olheiras

A aparência cansada dos olhos pode ser tratada com 5 minutos de algodão com água termal nos olhos; vai ajudar a acalmar a área, clareando mais as olheiras, e revigorando o seu olhar. De preferência, a água termal deve estar gelada para acalmar o inchaço dos olhos.

  1. Preparo de pele para maquiagem

Borrife no rosto antes de passar qualquer produto, antes mesmo do Primer. Deixe secar naturalmente e somente depois comece a aplicação dos produtos. Isso vai fazer com que a maquiagem dure por mais tempo, fique mais aderente à pele e evite texturas mal feitas de produto sobre produto (como pó sobre base, por exemplo).

  1. Repor nutrientes da pele

Em dias muito quentes ou depois de atividades físicas, a gente sua muito e acaba perdendo muitos minerais pela pele; sendo assim, depois de um banho bem relaxante, aplique água termal borrifando sobre todo o corpo para repor nutrientes. Finalize com creme hidratante e protetor solar.

  1. Hidratação dos cabelos

Achou que era só para a pele? Água termal também ajuda a selar os fios e repor nutrientes devido a calor, poluição e outras químicas que o cabelo sofre. Para usar, basta misturar água termal no seu creme de hidratação; também pode borrifar nos cabelos secos quando quiser remodelar ou pentear, sem precisar enxaguar.

E pode encostar na raiz sem medo, pois o produto também ajuda quem tem irritações no couro cabeludo, como feridas ou descamações, ajudando na cicatrização.

Onde comprar água termal? Principais marcas?

Encontre água termal para pele ou cabelos em lojas de cosméticos e produtos de cuidados pessoais ou também em farmácias; não deixe de pesquisar em lojas online também, pois os preços costumam ser vantajosos.

Existem várias marcas disponíveis no mercado que vendem a água termal, como Vichy, La Roche Posay, L’Oréal Paris, Avène, Lindoya e Uriage, por exemplo. Os preços variam de R$20 a R$60 reais. Pesquise, compare e garanta o seu na sua estante de produtos.

Água termal: O que é, para que serve, como usar, onde comprar, melhores marcas
Avalie este post

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here