Alcachofra: O que é, benefícios, malefícios, preço, receitas, ajuda emagrecer?

0
1519

A alcachofra é uma conhecida planta medicinal, por suas propriedades excelentes no nosso organismo; ela também é uma forte aliada da dieta colaborando para o emagrecimento com saúde. Além disso, é uma delícia na culinária, podendo proporcionar receitas saborosas e de altíssimo teor nutritivo. Vem saber mais sobre os benefícios de comer ou beber alcachofra, dentre outras informações.alcachofra

O que é alcachofra?

É uma planta medicinal de origem europeia, cujo nome científico é Cynara scolymus, da família Asteraceae, mesmo grupo das margaridas e dos girassóis. Também pode ser chamada por alcachofra-hortense, alcachofra-comum, alcachofra-brava, dentre outras variações, variando de região para região. Por qualquer um desses nomes pode ser encontrada, inclusive pelo seu nome científico em fórmulas de suplementos e em produtos naturais.

Benefícios da alcachofra

O consumo adequado e com limites da alcachofra numa dieta balanceada pode trazer inúmeros benefícios à saúde, tais como:

  • Versatilidade na cozinha: Essa planta medicinal oferece várias possibilidades de receitas para chás, comidas salgadas e também doces.
  • Extremamente nutritiva: Possui grandes quantidades de vitamina A, vitamina B, vitamina B5, vitamina C, cobre, cálcio, enxofre, iodo, ferro, fósforo, zinco, potássio, sódio e manganês.
  • Ajuda na digestão: Possui efeito protetor do estômago, o que é bom para quem sente muita azia ou come e fica aquela sensação de empanturrado, pois a alcachofra é um excelente tônico digestivo.
  • Possui ação diurética: Uma das principais ações da alcachofra é seu efeito diurético, que ajuda bem na eliminação de toxinas e líquidos em excesso no corpo; muitas pessoas acumulam líquidos e se sentem inchadas, portanto ela pode ajudar.
  • Ação hepatoprotetora: Também possui ação protetora do fígado e contribui para um bom funcionamento do órgão e controle da bile.
  • Ação depurativa: Além do efeito diurético, a alcachofra também ajuda a purificar o sangue, nos protegendo de toxinas e eliminando aquilo de que não precisamos.
  • Ação laxativa: Excelente para quem tem prisão de ventre, pois possui ação leve de laxante natural, mas sem prejudicar a mucosa do intestino.
  • Redução do colesterol: Seus efeitos ajudam a reduzir quem tem problemas de colesterol alto, principalmente o LDL, que é o colesterol ruim.
  • Combate à ressaca: Um bom suco ou chá de alcachofra no dia seguinte da bebedeira pode ajudar bastante a recuperar o organismo e fugir da ressaca.
  • Aumento do fluxo biliar: Seu sabor amargo estimula o aumento do fluxo biliar, melhorando a ação do fígado.
  • Ajuda a emagrecer: Seus efeitos de combate às gorduras ajudam muito nas dietas de perda de peso.

Malefícios

Tudo demais é veneno, e isso inclui a alcachofra também. Comê-la em excesso num único dia ou de forma descontrolada durante a semana pode acarretar em problemas de saúde sérios. Comer demais pode acarretar em alterações do trabalho do fígado, possibilitando até mesmo obstrução do ducto biliar. Além disso, pode reduzir até demais o nível de colesterol, fugindo do padrão saudável desejado.

Outros problemas como flatulência, dores de barriga e diarreia também podem acontecer, pois o aparelho digestivo estará comprometido. Além disso, cuidados devem ser tomados por pessoas alérgicas à planta e a outras de sua família, como margaridas ou calêndulas, por exemplo; nesses casos, pode causar coceiras, inchaços, erupções na pele e até choque anafilático. Mulheres grávidas ou amamentando devem ficar longe de comê-la, como também pessoas que já possuem problemas hepáticos.

Alcachofra ajuda a emagrecer?

A resposta é sim, mas com limites, como dissemos acima. A vantagem para o emagrecimento é a alta quantidade de fibras digestivas presentes na alcachofra, o que promove mais saciedade na alimentação e também ajuda a limpar o corpo de tudo aquilo que é desnecessário ou não saudável. Muitas pessoas emagrecem apenas com a diminuição do inchaço por conta de líquido em excesso! Lembrando que apenas uma dieta boa não é o suficiente, faça bons exercícios físicos e garanta mais resultados.

Efeitos colaterais da alcachofra

Como dissemos anteriormente, o consumo errado da planta pode ser prejudicial, afetando o fígado e o aparelho digestivo, principalmente. Porém, um consumo adequado não apresenta efeitos colaterais nas pessoas, e sim muitos benefícios nutritivos.Efeitos colaterais da alcachofra

Preço

Encontre alcachofra para consumo em diferentes formatos, como em suas flores, corações, sementes ou cápsulas em potes para consumo diário. Sendo assim, os preços vão variar de acordo com o tipo que você compra, como também de loja para loja ou região para região. Em média, um pote com 60 a 90 cápsula do produto custa uns R$70 reais. Encontre alcachofra em supermercados, lojas de produtos naturais ou em farmácias de manipulação de medicamentos fitoterápicos.

Receitas

Chá da alcachofra

Facinho de fazer e de absorver! Deixe a alcachofra mais fácil ainda para seu corpo absorver com um cházinho simples das folhas da planta:

  1. Coloque água pra ferver, o suficiente para uma xícara individual;
  2. Coloque nela 2 a 4 g das folhas da alcachofra e desligue o fogo;
  3. Deixe um tempo de 5 minutos para fazer a infusão, com panela tampada;
  4. Passado o tempo, coe e beba em seguida;
  5. Colocar açúcar é opcional, mas tente não colocar e beber amarguinho mesmo.

Outras receitas

Além de beber o chá ou tomar em forma de cápsulas, a alcachofra pode ser consumida em saladas cruas ou cozidas, como recheio de pizzas, tempero em molhos e muito mais. A gente separou uma bem deliciosa pra você aprender e começar a consumir esta maravilhosa planta medicinal hoje mesmo. Confira no vídeo abaixo:

Como fazer alcachofra assada:

Alcachofra: O que é, benefícios, malefícios, preço, receitas, ajuda emagrecer?
Avalie este post

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here