Alimentos para ganhar massa muscular e Sua Importância em uma Dieta. Bonus: Ideias de lanche pré e pós treino

0
92

Muitas pessoas frequentam a academia e fazem exercícios físicos para ganhar massa muscular. Para intensificar esse resultado, costumam fazer dietas ricas em proteínas e carboidratos, que ajudam a aumentar e agilizar o crescimento dos músculos. Mas você sabe o motivo pelo qual essa dieta ajuda? Vamos descobrir!

Importância da proteína

alimentos ricos em proteina

A proteína é fundamental para quem quer músculos firmes e definidos. Isso porque ela é um componente principal na formação dos músculos, e sem ela o efeito do exercício é invisível.

Quando fazemos exercícios físicos, nosso corpo gasta primeiro os carboidratos, e logo depois as proteínas, e com o gasto dessa proteína, seus músculos não conseguem crescer pois a proteína não é mantida. É ai que entram os carboidratos.

Se você quer se aprofundar mais um pouco no assunto proteína, recomendamos um post do blog jeito fitness onde eles falam de uma lista de alimentos ricos em proteína e sua real importância.

Importância do carboidrato 

carboidratos

O carboidrato, após ser absorvido pelo organismo, é a primeira fonte de energia do corpo. O nosso corpo precisa de gordura para converter em energia e nos possibilitar fazer esforços físicos, e o carboidrato é a primeira fonte de energia que o nosso corpo vai gastar.

Por isso, quando você ingere carboidratos antes de praticar a atividade física, na hora do exercício o seu corpo queima esses carboidratos, dando a energia que os músculos precisam e evitando usar como fonte de energia a proteína que está nos músculos.

Com isso, você tem energia para fazer esforços físicos, e não perde as proteínas que compõem e definem seus músculos. Além disso, a proteína ajuda no processo de reconstrução do músculo depois do esforço físico.

Vamos agora ver alguns alimentos que podem ajudar nesse ganho de massa muscular.

Alguns alimentos que ajudam a ganhar massa muscular:

alimentos para ganhar massa muscular

 

  • Carne de frango: rica em proteína e tem pouca gordura, por isso é uma ótima opção para aumentar os músculos. Importante: o frango tem que estar sem a pele, pois a pele tem muita gordura que não é saudável.
  • Salmão: além de ter muitas proteínas, tem muito ômega 3, que é uma gordura saudável com efeito anti-inflamatório.
  • Ovo: principalmente a clara de ovo, que é um dos alimentos mais completos de proteína e mais facilmente absorvido pelo organismo.
  • Soja: apesar de não ter proteína completa pode ser combinada com cereais para fornecer proteína completa, e além disso não tem gordura.
  • Queijo minas: é o queijo com menos gorduras e também é rico em proteínas, por isso é uma excelente opção para colocar no pão, por exemplo.
  • Feijão com arroz: uma ótima combinação, pois os dois juntos formam proteína, além de o arroz ser uma fonte de carboidrato.
  • Vegetais e frutas: são ricos em vitaminas e nutrientes, e também são uma excelente fonte de fibras, que ajudam a eliminar toxinas e melhoram o funcionamento do intestino.
  • Gorduras boas: gorduras de origem vegetal são ótimas e fundamentais para o crescimento muscular. As gorduras são necessárias no processo de produção de hormônios que são responsáveis pelo crescimento muscular.

Agora que você já sabe os alimentos mais indicados para o aumento da massa muscular, que tal ver algumas receitas para preparar antes ou depois de ir para o treino?

Ideias de lanche pré treino:

No pré treino, é importante escolher alimentos que são leves, mas dão muita energia na hora de malhar. O ideal é fazer o lanche pelo menos 30 minutos antes de fazer o exercício.

Sugestão 1: O mais comum e mais consumido, batata doce cozida com filé de frango grelhado ou atum em lata;

Sugestão 2: Omelete com 4 claras e 1 gema misturados com 3 colheres de aveia integral;

Sugestão 3: Pão integral com uma fatia de filé de frango grelhado, com suco de laranja sem açúcar;

Ideias de lanche pós treino:

A função dos lanches pós treino é repor a energia gasta, além de acelerar o metabolismo para continuar a queima de energia.

Sugestão 1: Pão integral com alguma proteína, podendo ser peito de frango, peixe como o atum, queijo cottage ou ricota, iogurte desnatado sem açúcar;

Sugestão 2: Torradas integrais com patê de alguma proteína com o mínimo de gordura possível, podendo ser atum também, peito de peru ou de chester, vitamina de frutas com leite desnatado e adoçante;

Sugestão 3: Torrada integral com queijo branco e geleia com suco de frutas sem adição de açúcar;

Mas atenção: Ainda que seja super saudável consumir uma quantidade determinada desses alimentos, o consumo excessivo pode fazer mal. O ideal é ter uma dieta balanceada.

O excesso de proteína, por exemplo, pode causar problemas urinários. O consumo excessivo de carboidratos, por sua vez, pode aumentar a glicose e a gordura de maneira prejudicial.

Com foco, determinação e disciplina, você vai ver os resultados rapidinho!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here