Alimentos ricos em polifenóis: O que são, para que servem, benefícios

0
156

Uma alimentação saudável pode melhorar nosso metabolismo, nos livrar de muitas doenças e também prevenir o envelhecimento precoce. E um dos principais tipos de macronutrientes responsáveis por isso são o polifenóis, os quais garantem essa ação antioxidante no organismo. Saiba mais sobre os benefícios dos polifenóis e onde encontrá-los na alimentação!Alimentos ricos em polifenóis

O que são polifenóis?

Polifenóis sobre substâncias químicas originalmente encontradas em plantas, sendo macronutrientes de extrema importância e necessidade na nossa dieta. Nas plantas, atua como defesa contra os raios ultravioletas e também contra a agressão de predadores, sendo também responsável por manter a planta viva e forte.

São divididos em 4 categorias, com subgrupos:

  • Flavonóides: Possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias; encontrados em frutas, verduras, legumes, vinho tinto e chá verde;
  • Estilbenos: Encontrados no vinho tinto e amendoim; o mais conhecido na alimentação, suplementação e em produtos estéticos é o resveratrol;
  • Lignanas: Encontradas nas sementes de linhaça, legumes, cereais, grãos, frutas, algas e algumas hortaliças;
  • Ácidos fenólicos: Encontrados em chás, canela, café, mirtilo, kiwi, ameixa, maçã e cereja.

Para que servem polifenóis?

Já em nós, seres humanos, os polifenóis servem para nos proteger contra algumas condições de saúde e combater envelhecimento. Eles atuam no corpo combatendo os famosos e temidos radicais livres, os quais quando em excesso no corpo não trazem benefício algum, só prejudicam. São esses radicais livres que causam o aumento do colesterol ruim, por exemplo, o que causa gordura nas artérias e pode levar a doenças cardíacas. Para nossa sorte, os polifenóis existem de forma abundante para nos ajudar a combater tais condições.

Benefícios dos polifenóis na saúde

  • Prevenção de câncer: Os antioxidantes presentes nos polifenóis protegem os DNAs das células dos danos causados pelos radicais livres, que pode desencadear no desenvolvimento de vários cânceres; mesmo sendo casos genéticos, os polifenóis podem ajudar a reverter esses marcadores hereditários e até reduzir crescimento de tumores; todo tratamento contra algum câncer envolve dieta nutricional repleta de polifenóis, basta consultar qualquer médico sobre o assunto para saber mais.
  • Prevenção de doenças cardiovasculares: Sendo uma das causas mais comuns de mortes entre as pessoas, as doenças no coração podem ser prevenidas pelos polifenóis, principalmente os flavonóides; eles ajudam a reduzir a aglutinação das plaquetas no sangue, melhorando as células que revestem artérias e veias; sendo excelentes combatentes de ataques cardíacos e dores no peito.
  • Controle do diabetes tipo 2: Seus efeitos ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue, regulando o metabolismo de gordura, reduzindo resistência à insulina e diminuindo inflamações no corpo.
  • Prevenção de doenças de Alzheimer: Os efeitos dos polifenóis ajudam a retardar o aparecimento de demências e reduzem o risco da doença; o principal é o resveratrol, que tem efeito protetor das células neurológicas; dietas nutricionais com alimentos contendo polifenóis são sempre indicados nesses tratamentos.
  • Prevenção de osteoporose e outras doenças ósseas: Ajudam a combater a perda de densidade óssea, o que deixa os ossos fracos e com fácil tendência a fraturas.
  • Saúde gastrointestinal: Possuem efeitos positivos na nutrição das bactérias benéficas que vivem no nosso intestino; o chá verde, por exemplo, que contém muitos polifenóis, ajuda no equilíbrio perfeito da flora intestinal, reduzindo o número de bactérias maléficas.
  • Ajuda no processo de emagrecimento: Existem algumas bactérias que se alojam no intestino que extraem as calorias dos açúcares no corpo e as transformam em gorduras, e os polifenóis agem combatendo essas bactérias, colaborando para evitar que o corpo armazene gordura em excesso.
  • Outros benefícios: Maior resistência imunológica; melhor e mais rápida recuperação muscular, seja de um esforço mais intenso ou de uma lesão específica; menor probabilidade de desenvolver doenças crônicas de diversas origens; retardamento do envelhecimento; benefícios para a saúde da pele; entre outros.

Alimentos ricos em polifenóis

Há mais de 8 mil polifenóis encontrados em diferentes alimentos. Confira a seguir, os alimentos que contêm polifenóis, na ordem de maior para menor numa quantidade de 100g: Cravo-da-índia; Anis estrelado; Cacau em pó; Orégano seco; Chocolate amargo; Farinha de linhaça; Castanha; Mirtilo; Alcachofra; Café; Morango; Amora preta; Ameixa; Chá preto; Chá verde; Maçã; Vinho tinto; Iogurte de soja; Azeitonas pretas; Espinafre; Nozes; Feijões pretos; Cebola roxa; Brócolis; Leite de soja.

Alimentos ricos em polifenóis: O que são, para que servem, benefícios
Avalie este post

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here