Alisar o cabelo: Veja as melhores formas de fazer isso sem prejudicar a sua saúde

0
819

Apesar da mudança de paradigmas trazida pelo século XXI para mulheres e homens que defendem quem são, o cabelo que têm, as formas corporais, existem ainda muitas pessoas que desejam alisar o cabelo. Para isso, existem soluções das mais variadas e também das mais para as menos saudáveis.

Alisar o cabelo

Nos tópicos a seguir você vai conhecer as principais opções do mercado brasileiro para alisar cabelos. Confira!

Alisar definitivamente

Não existe um alisamento definitivo, apesar de ter esse nome, ele precisa ser retocado de tempos em tempos, porque o cabelo cresce e a partir da raiz, ele vem naturalmente. Por isso, o nome definitivo é uma mentira.

Por mais que seja, é bem tranquilo fazer a chamada escova definitiva. Você só vai ter que retocar, quando seu cabelo crescer bastante e atrapalhar, de alguma forma, a atuação dos produtos químicos que estão mantendo o seu cabelo liso.

Alisamento masculino

Tanto em homens, quanto em mulheres, as formas de alisamento são as mesmas. Existem as escovas, que são melhores feitas em cabelos mais longos e também os produtos químicos que podem ser usados em cabelos mais curtos. A escolha é sua, a partir também do que for possível fazer no seu cabelo.

Alisar naturalmente para sempre

As técnicas de alisar cabelo que existem hoje em dia, como a escova progressiva, a definitiva, a de chocolate e outras existentes todas oferecem um liso mais natural possível. Porém, o para sempre que é o problema.

O seu cabelo vai crescer a partir da raiz e vai precisar de retoques de tempos em tempos. Não tem como alisar o cabelo uma só única vez e nunca mais precisar de fazer esse procedimento durante a sua vida.

Com alisante

É preciso tomar cuidado com os alisantes. Existem uns mais naturais e outros que são bem perigosos para a saúde humana, como é o caso do famoso formol. Os alisantes são necessários em qualquer tipo de alisamento, só escolha o certo, o menos prejudicial, para que você não tenha outros problemas mais graves do que não ter o cabelo do jeito que você quer.

Com chapinha

A escova e a chapinha são necessárias em boa parte dos alisamentos feitos atualmente no Brasil. Isso porque o calor dessas máquinas faz o produto penetrar profundamente nas células dos fios e torna o cabelo liso, realmente.

Nesses casos, inclusive, é necessário que a pessoa fique com o cabelo liso chapado por alguns dias, até que o produto entre completamente e os fios possam ser lavados sem perda do produto alisante.

 Alisar o cabelo crespo

Atualmente, há uma luta de mulheres e homens para que as pessoas com cabelo crespo permaneçam com esses fios dessa forma, inclusive com novos penteados e produtos da indústria cosmética que melhoraram muito a vida de quem tem cachos.

Porém, mesmo assim, alguns buscam o alisamento. Seja cabelo crespo ou ondulado, todos eles são possíveis de alisar e isso é feito rapidamente, com necessidade apenas de uns retoques de meses em meses.

Alisamento caseiro

Os alisamentos caseiros são para apenas dar uma afinada no cabelo, não quer dizer que ele vai ficar liso ou permanecer por muito tempo sem o auxílio da escova e da chapinha. Mas eles são bem-vindos, porque usam materiais como o azeite, o óleo de coco, o açúcar, que hidratam e fortalecem os fios.

Com Maizena

O amido de milho pode ser usado em tratamentos caseiros para alisar ou afinar o cabelo. Basta você  colocar um pouco de Maizena diluída na água, passar no cabelo, deixar agir por alguns minutos e depois lavar. É uma forma também de fortalecer os fios bem interessante e saudável.

Alisar naturalmente com açúcar

Os alisamentos naturais que usam elementos do dia a dia, como açúcar, azeite, amido de milho, até funcionam de certa forma, mas não vão deixar o seu cabelo liso de verdade, como seria em um tratamento em salão de beleza. Mas vale a pena tentar, até pra hidratar e fortalecer os fios de forma natural, sem prejudicá-los.

Alisamento acaba com os piolhos?

O que acaba com piolho é remédio para piolho, porém alguns elementos químicos usados em determinados tipos de alisamento vão matar não somente os piolhos, mas outros micro-organismos que ficam no seu cabelo, inclusive os que trazem saúde para ele.

Alisar antes ou depois de pintar

A ordem não interessa muito, o que deve ser feito é um período de tempo razoável entre um procedimento e outro. A pintura já é uma quantidade enorme de produto químico no seu cabelo, o alisamento vai piorar essa situação, por isso, esse cuidado deve ser tomado para não estragar os fios de uma vez por todas.

Amamentando pode?

O ideal é você esperar a gravidez e o período de amamentação para alisar os seus cabelos com produtos químicos. Muitos, realmente, não causam mal algum, mas é melhor prevenir do que remediar. Aguarde o tempo da amamentação e mexa com isso após ele terminar.

Vale a pena?

Se você tem o sonho ou desejo de ter cabelo liso, vale a pena sim, mas se ainda estiver em dúvida, mantenha o seu cabelo natural, ele é lindo do mesmo jeito.

Produtos

Os produtos mais usados são os cremes alisantes e os chamados relaxantes. Eles são vendidos por todas as marcas de cosméticos para cabelos, como Loreal, Btox, Lola, Liss e outros.

Preço

Cada um desses produtos tem um preço diferente, que circula entre os 100 e 500 reais, a depender do que você for comprar.

Se tiver ainda alguma dúvida sobre alisar cabelo, deixe no comentário aqui embaixo!

Avalie este post

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here