Amaranto: O que é, os nutrientes, benefícios, como consumir, receitas

0
108

Muita gente já ouviu falar bastante da chia, quinoa e outros super grãos que agregam mais saúde à nossa alimentação. E o amaranto, você conhece? Ele é bem pouco conhecido aqui no Brasil, mas seu teor nutricional tem fama por todo o mundo. Embarque com a gente neste artigo e aprenda muito mais sobre o amaranto!amaranto

O que é amaranto?

O amaranto é um grão da família Amaranthaceae, uma semente antiga de origem peruana, que era muito utilizado em receitas astecas e também em cerimônias religiosas. Destaca-se por cuidar muito bem do sistema imunológico, regular os sistemas e prevenir outras doenças, como falaremos mais a seguir.

Nutrientes presentes no amaranto

No amaranto são encontrados vários nutrientes, de forma bem balanceada e alto valor biológico, do jeitinho que nosso organismo precisa. É um grão riquíssimo em proteína e aminoácidos (lisina, metionina e cisteína), fibras, vitamina C, B6 e E, cálcio, potássio, ferro, fósforo, zinco e magnésio; excelente combo para quem pratica atividades físicas e precisa sempre de energia, como também para idosos, vegetarianos ou outras pessoas com carência em algum desses nutrientes.

Curiosidade: É um alimento muito mais completo do que a quinoa e contém cerca de 4x mais cálcio do que o trigo e 2x mais que o magnésio e ferro! E também é livre de glúten!

Benefícios do amaranto

Um grão com tantos nutrientes assim só pode oferecer muitos benefícios à nossa saúde, né? Vamos a alguns deles:

  • Contribuição para regular pressão arterial e o colesterol;
  • Contém substâncias capazes de parar crescimento de tumores, logo é bom para prevenir vários tipos de cânceres;
  • Como é rico em fibras, ajuda na perda de peso, pois é um alimento que vai proporcionar boa saciedade;
  • Contribuição para um melhor funcionamento do intestino;
  • Fortalecimento do sistema imunológico, com a ação principal da vitamina C;
  • Contém substâncias boas para a saúde dos ossos e dos dentes, como a combinação entre cálcio e magnésio;
  • Com a ação do zinco, ajuda muito na ação de diversas enzimas no nosso organismo;
  • Faz bem pro coração, pois é rico em fitoesterois, que são excelentes em diminuir o colesterol ruim e regular o colesterol bom;
  • Também auxilia no ganho de massa muscular devido ao seu alto teor protéico;
  • É um grão que é mais fácil de ter seus nutrientes solúveis e digeríveis que muitos outros grãos, sendo completamente natural e integral.

Como consumir o amaranto

Existem várias maneiras de consumir o amaranto. Lembrando que ele geralmente vem em forma de grãos naturais, que são pequenos, crocantes e agregam em várias receitas, podendo consumir tanto cru quanto cozido ou frito. Dentre as formas estão adicionar em saladas, cozidos de modo a substituir arroz e feijão ou adicionados numa sopa, por exemplo. As folhinhas também podem ser usadas para chás e para temperar a comida de forma deliciosa e saudável.modo de consumir amaranto

Os floquinhos de amaranto também podem ser consumidos com frutas, iogurtes, sucos ou vitaminas, reforçando muito bem essas pequenas refeições de intervalos entre as principais do dia. Os nutricionistas recomendam que o consumo seja de 2 a 3 colheres de sopa dos grãos por dia.

Onde comprar

Hoje em dia é muito fácil encontrar os grãos de amaranto à venda em mercados, principalmente as grandes distribuidoras. Certeza de que você encontra também em mercados naturais, porém podem ser mais caros. Você encontra em forma de grãos, farinhas ou presente em outros alimentos como barrinhas protéicas no meio de seus nutrientes.

Preço

O custo dos grãos de amaranto vai depender do local em que você comprará, pois varia de região pra região. Pode ser encontrado à granel, em flocos ou grãos, para você levar quanto desejar. O preço do quilo de amaranto varia de R$30 a R$35 reais, dependendo da sua forma. Lembrando que, como em flocos é mais fácil de ser consumido, pode custar um pouco a mais do que o valor de grãos.

Receitas com amaranto

Existem várias receitas que vão depender de como você pretende consumir os grãos de amaranto. São algumas delas, que achamos deliciosas e bem fáceis:

Com a farinha de amaranto: Você encontra os grãos já moídos no mercado ou pode triturar num mixer em casa, transformando-o numa farinha. Com ela, pode fazer panquecas e bolos, substituindo a farinha de trigo, sendo uma troca bem saudável!

Snack crocante: Leve ao forno os grãos numa assadeiras e deixe-os torrar, virando uma espécie de snack crocante para você saborear assistindo um filme, por exemplo!

Pipoca de amaranto: Coloque uma colher de sopa dos grãos numa frigideira e deixe estourar, assim como o milho. São pequenas pipoquinhas que vão saciar bem sua fome!pipoca de amaranto

Olha esse suco, que delícia: Uma laranja descascada, mais uma xícara de mamão picado e uma colher da farinha de amaranto; bata tudo no liquidificador e beba sem coar, assim você não perde nenhuma das fibras e se sacia melhor!

Gostou desse post? Vai incluir o amaranto na sua dieta? Conte para nós nos comentários.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here