Aminoácidos no cabelo: Para que servem? Prós, contras, produtos e mais!

0
170

Assim como alimentos saudáveis são essenciais para a nossa saúde, existem também substâncias responsáveis pela força, beleza e estrutura dos nossos cabelos, sendo os aminoácidos os mais importantes.

Aminoácidos no cabelo

Saiba mais a seguir como os aminoácidos podem melhorar seus cabelos e como usar!

O que são aminoácidos para cabelo? Para que servem?

A principal proteína nos nossos cabelos é a queratina, a qual é formada por 16 aminoácidos diferentes, cada um com uma importância específica no crescimento, força e beleza dos fios.

Sendo assim, quando fala-se em tratamentos de restauração ou reestruturação capilar, estamos falando sobre a reposição e aumento desses aminoácidos nos fios.

Tais aminoácidos podem ser adquiridos por meio da alimentação, principalmente de carnes e derivados do leite, como também de procedimentos químicos  e produtos capilares.

Benefícios dos principais aminoácidos para o cabelo

  1. Cisteína: Responsável por ligar as proteínas do cabelo, portanto traz mais força e colabora para o crescimento dos fios. Fazer tratamentos de reposição com cisteína auxiliam em um cabelo com mais brilho e com menos volume.

 

  1. Metionina: Este aminoácido beneficia o cabelo aumentando a quantidade de sangue nos folículos pilosos e no couro cabeludo. Também auxilia a reter as vitaminas que o corpo adquire através da alimentação e outros tratamentos.

 

  1. Arginina: Muitos fatores fazem com que a produção deste aminoácido caia no organismo, como mudanças hormonais e de humor também, portanto é necessário fazer reposição. Ele é essencial para conservar a saúde das fibras capilares externas e também colabora com o crescimento.

 

  1. Cistina: Usar produtos ou comer alimentos contendo cistina são essenciais em tratamentos para evitar queda dos cabelos e fortalecer os fios para garantir crescimento firte e forte.

 

  1. Tirosina: Este é outro aminoácido diretamente ligado com mudanças hormonais e de humor, então também devemos repor. Ele ajuda nos tratamento anti-queda e ainda protege a cor original dos fios, adiando a chegada dos fios brancos.

Como fazer reposição de aminoácidos no cabelo?

A reposição de aminoácidos pode ser feita via oral através da alimentação ou suplementação alimentar; muitas vezes, um simples ajuste na dieta seguindo um plano nutricional já traz mais força e vida aos seus cabelos; ou ainda, para uma reposição mais completa e eficaz, ingerir cápsulas com aminoácidos concentrados ajuda bastante (consulte um dermatologista com especialidade em medicina capilar para saber mais).

Além desses meios, a reposição pode ser feita de forma tópica, com aplicação de produtos nos fios ou diretamente no couro cabeludo.

Progressiva com aminoácidos funciona? Alisa os fios?

A escova progressiva com aminoácidos vem sendo um dos melhores substitutos das escovas tradicionais de alisamento, pois é muito mais seguro ao não conter formol, além de contar com a ação dos aminoácidos para fortalecer a estrutura do cabelo e dar mais brilho.

E sim, mesmo sem formol, as novas escovas contam com tecnologias alisadoras que visam reduzir volume e alisar os fios uniformemente. No geral, duram até 5 meses, mas depende do tipo de cabelo e rotina de lavagens da pessoa.

Prós e contras da escova de aminoácidos no cabelo

Prós:

  • Substituto saudável da escova com formol;
  • Aminoácidos reconstroem os fios;
  • Alisa mesmo sem formol;
  • Oferece força aos fios;
  • Resulta num cabelo macio e brilhoso.

Contras / Riscos:

  • Contém substâncias químicas também agressivas aos fios;
  • Exige outros cuidados depois com hidratação e reconstrução para manter os bons resultados;
  • Durante o procedimento, pode causar ardor nos olhos, queimação no couro cabeludo e pode inclusive danificar o cabelo dependendo do estado frágil que ele se encontrar;
  • Pode causar alguma alergia a algum componente da fórmula (importante saber quais são as substâncias presentes);
  • Se fizer procedimentos químicos depois, como descolorir ou pintar, há grandes chances de queda ou quebra capilar, incluindo corte químico;
  • Não pode usar produtos de limpeza profunda, pois reduz a vida útil da escova;
  • Não é indicado para pessoas que têm couro cabeludo sensível, oleoso ou poroso;
  • Mulheres grávidas precisam de autorização médica para realizar tal procedimento.

Produtos com aminoácidos

Para usar produtos de reposição de massa capilar, ou seja, contendo aminoácidos, procure na embalagem nomes relacionados à Reconstrução capilar, que podem ser Reconstrutor, Repositor de Massa, Repair, Rebuild e afins.

Tais produtos podem ser desde um shampoo, a creme de tratamento ou de pentear, sempre com esse objetivo de reposição de massa.

Alguns dos nomes para se procurar na composição desses produtos são Queratina, Cisteína, Creatina, Arginina, Colágeno e Proteínas ou Aminoácidos do trigo, por exemplo.

Shampoo com aminoácidos

Além de limpar os cabelos, você precisa usar um produto que também trate os fios. É o caso dos shampoos com propriedades reconstrutoras contendo aminoácidos. São alguns dos mais indicados:

– Shampoo Amino Acid Kiehl’s

Combina vários aminoácidos com óleo de coco e promove uma limpeza delicada nos fios. Enquanto limpa, acrescenta proteínas e hidrata os fios, conferindo maciez e beleza.

Shampoo Amino Acid Kiehl’s

– Shampoo Cabelos Loiros Aminoácidos do Trigo Basic Hair

Contém aminoácidos do trigo, extrato de camomila para manter o loiro com qualidade e ceramidas para a hidratação. Enquanto limpa, protege e repõe massa capilar.

Shampoo Cabelos Loiros Aminoácidos do Trigo Basic Hair

– Shampoo L’Oréal Professionnel Expert Vitamino Color

Considerado um dos melhores shampoos da categoria, ele nutre e suaviza a fibra capilar, criando uma camada protetora para proteger os fios e manter a cor mais bonita. Faz parte de uma linha de uso profissional da marca.

Shampoo L’Oréal Professionnel Expert Vitamino Color

– Shampoo Seda Bomba de Nutrição

Das marcas populares, um kit de shampoo e condicionador bastante vendido é esta bomba de nutrição da Seda. Contém aminoácidos, cacau e manteiga do caribe que limpam, hidratam, controlam o frizz e revitaliza os fios.

Shampoo Seda Bomba de Nutrição

Creme de hidratação com aminoácidos

A dica é buscar por produtos que contenham ativos hidratantes e também reparadores, assim você faz a etapa de hidratação e de reconstrução com um único produto! Confira as sugestões abaixo:

– Mirra’s Pós Progressiva:

Produto ideal para quem passou por procedimentos químicos e precisa repor aminoácidos e água nos fios. Combina óleo de argan e aminoácidos da seda resgatando brilho, resistência e força perdidos nas químicas anteriores.

Mirra’s Pós Progressiva

– Máscara SOS Salon Line Bomba de Vitaminas:

Contém ativos hidratantes como o D-Panthenol e também ativos reconstrutores como Whey Protein; além deles, tem vitamina A para acelerar o crescimento e óleo de rícino, que combate a queda e quebra.

Máscara SOS Salon Line Bomba de Vitaminas

– Griffus Curly Effect:

Um dos favoritos das cacheadas, pois contém ativos necessários para hidratar e reconstruir os cachos. Contém silicones para um brilho intenso, D-Panthenol para hidratação, óleo de argan para reconstruir e nutrir e ainda tem colágeno vegetal, importante para manter a água dentro dos fios.

– Escova de aminoácidos da L’Oréal

A linha L’Oréal Professionnel também conta com produtos especiais para um alisamento em conjunto com nutrição e reconstrução, que é o kit X-Tenso Care. Ele funciona como um relaxamento nos fios, para reduzir volume e alisar.

Tende a ter um efeito mais leve que muitos outros produtos, portanto é mais indicado e mais eficaz em cabelos com nenhuma ou pouca química.

Escova de aminoácidos da L’Oréal

– Escova de aminoácidos da Coiffer

A Coiffer também tem seus produtos para alisamento eficaz para todos os tipos de cabelos, dos ondulados aos afro, dos mais grossos aos mais frágeis, é o Blindagem dos Fios Advanced Coiffer, sem formol.

Além de alisar, contém uma base de aminoácidos importante para proteger e prolongar o alisamento.

Pode usar aminoácidos em cabelo loiro?

Não só pode como deve! Cabelos loiros possuem a estrutura mais fina e são mais frágeis, principalmente se você passou por procedimentos de descoloração e outros químicos para chegar nessa tonalidade.

Um cabelo fino representa falta de massa capilar, a qual é composta por aminoácidos, portanto a reposição é necessária para evitar quebra e proteger os fios nos próximos procedimentos.

A dica é fazer reconstruções capilares à base de aminoácidos a cada 15 ou 20 dias para manter o loiro bonito. Tire dúvidas com o profissional no salão se o produto utilizado pode ser usado em cabelos loiros sem causar manchas.

Muito aminoácido faz mal?

“São tantos benefícios, vou usar todo dia aminoácido no cabelo!” Nada disso, amiga! Mesmo oferecendo tantas vantagens, saiba que aminoácidos em excesso podem acabar com a estrutura dos nossos fios, pois vai enrijecer tanto a estrutura que tende a quebrar o fio.

É o famoso efeito rebote, então tenha cuidado! A recomendação de uso desses produtos ou tratamentos é de 1 a 2 vezes a cada 15 dias, vai depender da avaliação que um profissional fizer nos seus fios.

Onde comprar aminoácidos para o cabelo?

Você encontra produtos contendo aminoácidos em lojas de cuidados femininos com produtos para cabelos, tanto em lojas físicas quanto online.

Em lojas de produtos naturais ou farmácias especializadas, você encontra compostos suplementares para reposição de aminoácidos via oral, mas é melhor consultar um dermatologista antes para saber direitinho o que você deve tomar, ok?

Aminoácidos no cabelo: Para que servem? Prós, contras, produtos e mais!
Avalie este post

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here