Anemia: Causas, sintomas, tipos, tratamentos, na gravidez, pode virar leucemia?

0
969

A anemia pode acontecer por diversas causas, todas girando em torno de carências na concentração de nutrientes no sangue. Diversos sintomas podem surgir a partir dessas deficiências, e aprender suas causas, identificar qual o tipo e saber como tratar a anemia são coisas de extrema importância para todos nós.Anemia

Causas

A causa mais comum da anemia é a má alimentação, o que acaba condicionando a pessoa a ter uma quantidade de hemoglobinas abaixo do normal no sangue. Isso se dá devido à falta de nutrientes importantes nos processos do organismo, como ferro, vitamina B12, zinco e outras proteínas.

Essa falta de nutrientes também é bastante comum em crianças, em que o consumo de ferro torna-se insuficiente ou de baixa biodisponibilidade. Também nas gestantes, pois há muita necessidade de ferro na formação dos tecidos do feto, e pode ocorrer carência na mãe. Outra causa de anemia são acidentes, hemorragias ou outras situações em que há perda considerável de sangue.

Sintomas

A anemia só pode ser identificada com certeza através de exames de sangue laboratoriais, porém existem alguns sintomas em comum às pessoas anêmicas, tais como: Fadiga, falta de apetite, mal estar, tontura, falta de ar, dores de cabeça, pressão baixa, palidez da pele e das mucosas (olhos e gengiva), pele ressecada, menos disposição, fraqueza muscular, dificuldade para aprender ou concentrar-se, apatia, tristeza e afins.Anemia sintomas

Tipos de anemia

Sobre anemia hereditária

Existe a forma hereditária da anemia, também conhecida como anemia falciforme, a qual pode ser passada dos pais para os filhos. Possui esse nome “falciforme” devido à uma alteração no formato dos glóbulos vermelhos do sangue, fazendo-os ficarem parecidos com uma foice. As membranas dessas células são mais finas do que as normais, logo elas se rompem mais facilmente e isso causa anemia. O diagnóstico precoce pode ser feito na criança através do teste do pezinho ou em adultos através do exame de eletroforese de hemoglobina.

Dentre alguns sintomas manifestados por quem tem anemia falciforme estão: crises de dor devido à obstrução de pequenos vasinhos; cor amarelada nos olhos e pele; nas crianças, as mãos e os pés podem inchar, doer e ficarem vermelhas; maior risco de infecções; alteração no funcionamento do baço, órgão que filtra o sangue (caso mais grave e urgente), dentre outros. Outra anemia hereditária é a talassemia, que é uma falha na produção de hemoglobinas, de sintomas parecidos à falciforme.

Sobre anemias adquiridas

Em contrapartida, as anemias adquiridas não são provenientes de fatores genéticos ou de falhas no organismo, e sim de fatores externos que interferem na produção dos glóbulos vermelhos. Uma má alimentação, por exemplo, causa a deficiência de ferro (anemia ferropriva), vitamina B12 ou ácido fólico, afetando a qualidade do sangue em seus processos no organismo.

Exposição a elementos tóxicos ou radioativos, doenças ou medicamentos constantes na medula óssea, fluxos menstruais muito intensos, sangramentos intestinais ou até descontrole do sistema imunológico são outras possíveis causas.

Como tratar

No caso da anemia ferropriva, que se trata de deficiência de ferro, pode ser tratada apenas com um reajuste na alimentação, ingerindo mais alimentos ricos em ferro. Em paralelo, pode ser feita uma suplementação de ferro, e em apenas casos mais graves é necessária uma transfusão de sangue.transfusão de sangue

Na anemia de deficiência de vitamina B12, muito comum em vegetarianos, uma suplementação com a vitamina pode ser necessária. Alimentos como ostras, salmão e bife de fígado também contêm o nutriente em questão. Há quem mesmo assim não consiga absorver a vitamina, sendo assim podem ser necessárias injeções diretas do nutriente na veia.

No caso da anemia falciforme, não existe cura, apenas medicamentos constantes para aliviar e controlar dores e outras sintomas de cada pessoa. Na anemia hemolítica, em que anticorpos destroem células do sangue, medicamentos corticoides e imunossupressores são indicados pelo médico.

Anemia pode virar leucemia?

A resposta é não, a anemia não vira leucemia, mesmo quando não tratada, não existe esse risco direto entre as doenças. No entanto, a anemia pode ser um dos sintomas de quem já sofre de leucemia. A leucemia é um tipo de câncer, e ocorre quando a medula óssea está doente e tem dificuldade de produzir glóbulos vermelhos, causando anemia.

Na gravidez

A mãe ter anemia durante uma gravidez é algo completamente normal, pois nos 3 primeiros meses tende a acontecer uma redução na produção de hemoglobinas ao mesmo tempo que aumenta as necessidades de ferro. Deve ser tratada com boa alimentação ou suplementação durante a gravidez com o acompanhamento do médico para não trazer riscos para a mãe, nem atrasos na formação do bebê, pois trata-se da fase de crescimento e desenvolvimento mais importante do feto.

Vitaminas para anemia

Dentre os nutrientes necessários para lidar com a anemia através da boa alimentação ou suplementação à parte, você deve consumir: ferro, vitamina A, ácido fólico, vitamina B12, vitamina C (ajuda na absorção do ferro), cobre e zinco. Cuidado com o consumo excessivo de outros nutrientes durante o tratamento como o cálcio, por exemplo, ele em excesso prejudica absorção de ferro, assim como alto consumo de fibras que torna o ferro insolúvel e mais difícil de ser absorvido pelo corpo.

Alimentos para anemiaalimentos para anemia

A partir dos nutrientes necessários, consuma tais alimentos:

  • Ferro: carne vermelha, fígado, aves, peixes, folhas escuras e leguminosas;
  • Vitamina A: alimentos alaranjados, verde-escuros e vísceras de animais;
  • Ácido fólico: folhas verdes-escuras, fígado, ovos e gérmen de trigo;
  • Vitamina B12: vísceras de animais, carnes, ovos, leite e derivados;
  • Vitamina C: frutas e verduras no geral;
  • Zinco: farelo de aveia, feijão, leite, arroz integral, peito de frango, carne vermelha;
  • Cobre: ostra, lulas, siris, amendoim, nozes, feijão, grão-de-bico, lentilha;
  • Outros alimentos amargos (ajudam a absorver nutrientes): jiló, agrião, chicória, almeirão e alcachofra.  
Anemia: Causas, sintomas, tipos, tratamentos, na gravidez, pode virar leucemia?
Avalie este post

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here