Antioxidantes: O que é, para que serve, em que alimentos encontrar, suplementos

0
1010

Uma alimentação correta pode nos proporcionar uma vida mais longa e com muito mais qualidade. Sabe por que? Quando consumidos as quantidades corretas de vitaminas, proteínas e demais substâncias positivas à saúde, nosso organismo funciona melhor, nos dando mais pique no dia a dia, cuidando também da nossa aparência e mantendo sempre alta a nossa autoestima. E uma dessas substâncias que não podem ficar de fora na alimentação são os antioxidantes. Continue lendo para saber mais sobre seus benefícios!antioxidantes

O que são antioxidantes?

Toda substância natural ou sintetizada que atrase ou iniba os processos naturais ou artificiais no organismo pode ser chamada de antioxidante. Essa ação de oxidação geralmente é causa pelos vilões radicais livres, os quais são diretamente responsáveis por doenças, envelhecimento precoce e muitos outros distúrbios de saúde nas pessoas.

Radicais livres são normais e também importantes em algumas funções naturais do corpo, porém vários fatores podem contribuir para que seus níveis fiquem errados no organismo e eles se tornem tóxicos para nossa saúde. Fatores como poluição ambiental, cigarro, álcool, agrotóxicos, conservantes em bebidas e alimentos industrializados, alimentos com gorduras saturada, além do estresse no dia a dia estimulam o aumento desses radicais livres, os quais afetam e matam células de diversas funções no organismo.

Para que servem os antioxidantes?

Como falamos acima, os antioxidantes inibem a ação desses radicais livres. Sendo assim, evitam que essas substâncias nocivas ataquem nossos aminoácidos, proteínas, lipídios e ácidos graxos saudáveis. Além disso, atuam também no nosso sistema imunológico, melhorando nossa defesa contra doenças e efeitos de toxinas ingeridas ou absorvidas.

O consumo em uso tópico ou de forma oral de antioxidantes também traz benefícios externos para pele, cabelo, unhas, por exemplo, afinal cuida de dentro pra fora da saúde das células e evita o envelhecimento delas, mantendo nossa aparência conservada por mais tempo.

Benefícios dos antioxidantes na saúde

Combate o envelhecimento precoce: Sua ação contra os radicais livres combate o envelhecimento precoce celular, isso significa manutenção dos funcionamentos comuns do organismo e também uma aparência externa mais conservada;

Evita doenças sérias: Ajuda a evitar doenças cardíacas; doenças ósseas, como artrose; cânceres nos mais diversos locais; como cuida da saúde celular, evita que elas se degenerem, como acontece em doenças neurológicas como o Alzheimer e Parkinson; também evita doenças sérias no pulmão;

Antioxidante para a pele: A saúde da pele está garantida com o consumo correto e também uso de cosméticos com antioxidantes; sua ação combate a flacidez, presença de rugas e evita aparecimento e escurecimento de manchas na pele; sendo assim, o equilíbrio diário com essas substâncias permitem uma pele mais jovem, firme, viscosa e cheia de saúde;

Antioxidante natural: Alimentos e Vitaminas

Antes de partir para suplementação que nem sempre é proveniente de fontes naturais, tente melhorar sua alimentação diária com a ajuda de um nutricionista. Provavelmente, ele deixará sua dieta repleta de vitaminas e outras substâncias naturais com efeito antioxidante presente nos seguintes alimentos:

  • Vitamina A: Presente em alimentos ricos em betacaroteno como a cenoura, beterraba, batata-doce e espinafre;
  • Vitamina C: Presente em frutas cítricas, frutas vermelhas, couve e brócolis;
  • Vitamina E: Presente em grãos integrais, oleaginosas, óleo de peixe e vegetais de folhas verdes;
  • Betacaroteno e seus carotenóides: Presentes em frutos e vegetais de cor vermelha, amarela e alaranjada;
  • Selênio e manganês: Presentes em frutos do mar, carnes magras, oleaginosas e grãos integrais;
  • Flavonóides: Presentes em chás, café e frutas vermelhas;
  • Resveratrol: Presente no vinho tinto e em uvas escuras;
  • Fitoestrógenos: Presente no amendoim e soja.alimentos antioxidantes

Antioxidantes orais ou nutricosméticos

Além da alimentação, existe a opção de fazer uso de cápsulas vitamínicas que visam ingestão de maior quantidade desses antioxidantes, sendo uma boa opção para quem não tem uma alimentação equilibrada. Mas vale ressaltar que eles não substituem refeições, viu? São complementos alimentares e estéticos! Se esse é o seu caso, converse com seu nutricionista a respeito de fazer ou não alguma suplementação.

Existem vários no mercado, alguns à base de goji berry, açaí, cranberry, além dos tradicionais compostos vitamínicos. Mas eles não são garantia de sucesso, pois cada corpo absorve de forma diferente essas substâncias. Sua amiga pode ter melhorado a pele dela tomando algum suplemento, mas não significa que você terá os mesmos benefícios. Além disso, muitos produtos no mercado são vendidos de forma ilegal, sem originalidade, então é melhor mesmo ter indicação médica caso precise tomar algum.

Suplementos com antioxidantes

Podem vir em forma de cápsulas de vitaminas, chás ou pó para misturar em bebidas, depende da marca e do seu objetivo. Geralmente vêm com outras substâncias saudáveis equilibradas na composição, servindo não apenas como antioxidante. São alguns:

  • Blueberry, da Chá Mais;
  • Café verde, da Chá Mais;
  • Cactlinea, da Force do Brasil – Herbamix;
  • Chá de Hibisco com colágeno, da Nutri Gold;
  • Bequispi, da Promel;
  • Detox mais (L-Glutamina, Gengibre, Abacaxi e Limão), da Promel;
  • Betacaroteno, da Sundown Naturals;
  • Chá Verde, da Tiaraju; entre outros.
Antioxidantes: O que é, para que serve, em que alimentos encontrar, suplementos
Avalie este post

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here