Artrite séptica: O que é, causas, sintomas, exames e tratamentos

1
1201

Todo tipo de infecção é complicado e com a artrite séptica não seria diferente, desde sintomas às formas de tratamento. Hoje falaremos desse impasse que qualquer pessoa pode ter na vida, principalmente se sua imunidade se encontra relativamente baixa. Continue na leitura para saber mais sobre suas causas, sintomas, tratamentos e muito mais.artrite séptica

O que é artrite séptica?

Apenas para contextualizar, primeiro vamos à definição de o que é artrite: é qualquer tipo de inflamação na área das articulações, costuma ser dolorosa para quem sente e causa muita limitação de movimento, além de poder afetar as áreas adjacentes musculares, ósseas e cartilagens.

Também conhecida por artrite bacteriana, a artrite séptica é um tipo de infecção que atinge as articulações devido à invasão de algum microrganismo patógeno,como bactérias, vírus ou fungos).

A inflamação local ocorre quando o agente microbiano entra na articulação, o que aumenta a pressão interior e reduz o fluxo de sangue no local. As reações inflamatórias contribuem para a liberação de citocinas e outras enzimas degradantes, as quais causam danos graves e até permanentes nas articulações, até ocasionar em sua total destruição. Em casos muito graves, isso pode até levar à destruição da cartilagem ou do osso.  

É uma infecção bastante dolorosa, pois compromete as articulações do corpo, das quais dependemos no dia a dia para realizar qualquer movimento. Falaremos mais sobre os sintomas causados pela artrite séptica logo mais.

Causas da artrite séptica

Geralmente, os agentes patógenos causadores da infecção chegam até as articulações através da corrente sanguínea. Isso pode ocorrer devido a uma infecção de outra parte do corpo ou proveniente de alguma lesão em que tenham sido penetrados germes diretamente. Uma mesma articulação pode ser afetada por diferentes bactérias, sendo a mais comum delas a Staphylococcus aureus.

Outras causas possíveis da artrite séptica são infecção da pele, da garganta ou do trato urinário, em que há infecções e podem se alastrar pelo organismo pela corrente sanguínea; outras formas são perfurações, como lesões por cortes ou acidentes; uso de drogas, principalmente por injeções; cirurgias próximas às articulações, as quais abrem caminho para a entrada de germes; infecções mais sérias também podem ser causadas por doenças como tuberculose, diabetes e doenças sexualmente transmissíveis.

Sintomas da artrite séptica

Os sintomas da artrite séptica surgem de repente, de forma intensa e aguda. Normalmente, uma articulação é afetada, raramente várias juntas são afetadas. A articulação mais afetada é o joelho, outras são quadril e ombros. Os sintomas surgem de uma vez e já podem danificar rapidamente a cartilagem local, portanto é sempre bom não ignorar qualquer sintoma desse tipo e já agendar uma consulta com seu médico para tratamento o quanto antes. A área da articulação pode ficar inchada, avermelhada, com calores locais e o indivíduo pode apresentar febre.Sintomas da artrite séptica

Exames e tratamentos para a artrite séptica

Durante a primeira consulta, o paciente deve relatar cada coisa que vem sentindo, intensidade dos sintomas, dores novas ou velhas, assim como um relato geral da saúde e outros tratamentos que estiver realizando no momento ou medicamentos que tome regularmente. Também é importante falar se fez recentemente alguma cirurgia, algum esforço físico errado ou sofreu alguma lesão por perfuração ou acidente.  

Daí a partir do seu histórico clínico e um exame físico na consulta, o médico poderá pedir alguns exames para confirmar o diagnóstico da artrite séptica ou outra complicação que for,  testes de laboratório como análise e cultura do líquido sinovial articular (analisa cor, consistência, volume e composição do líquido da articulação e foca no isolamento e identificação do agente patógeno), exames de sangue (para indicar alguma infecção), exames de imagem (radiografia, ressonância ou outro), entre outros necessários. Em casos de artrite séptica, o líquido articular possui um aspecto leitoso ou  amarelado, contendo pus, com grande quantidade de células brancas e bactérias.

O tratamento da artrite séptica envolve, desde o início, uso de antibióticos venosos e drenagem ou “lavagem” da articulação, objetivando não deixar sequela alguma. O médico também pode recomendar que o paciente faça fisioterapia para recuperar movimentos após a inflamação passar. Se este é o seu caso, converse bem com um médico, evite automedicação e busque tratamento o quanto antes para evitar complicações. É importante se cuidar!

Artrite séptica: O que é, causas, sintomas, exames e tratamentos
Avalie este post

1 COMENTÁRIO

  1. fiz uma cirurgia no ligamento cruzado no joelho, fiz a fisioterapia por 6 meses e voltei a jogar futebol porem recentemente veio sofrendo terríveis dores no joelho estou achando que e algum tipo de artrose vi que existem vários tipos dela.
    Ja meu pai também esta sofrendo com esse problema ele se queima de fortes dores no joelho e esta quase abandonando as caminhada isto e triste
    por isso e extremamente importante o acompanhamento de um especialista e se dedicar no tratamento pois essa terrível doença vem para destruir e acabar com o paciente

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here