Banho de brilho: Como fazer? Com tinta ou tonalizante? Saiba mais!

1
249

Precisando dar um up nos seus cabelos? Ele pode estar precisando apenas de um banho de brilho para ter toda a sua beleza de volta! Saiba como fazer banho de brilho com tinta, tonalizante ou produtos naturais a seguir!

Banho de brilho

O que é banho de brilho?

Também chamado de “hair glazing”, o banho de brilho é um tratamento capilar que consiste em misturar algum produto de tintura, tonalizante ou natural junto a um creme hidratante para revitalizar os fios, dando brilho e hidratação.

Os profissionais de salões indicam fazer pelo menos 2 vezes ao mês para manter os fios bem cuidados.

Para que serve banho de brilho?

Serve para todos os tipos de cabelos que estão ressecados, opacos, sem maleabilidade, seja por conta de excesso de sol, produtos químicos em excesso ou até mesmo falta de vitaminas na alimentação.

Ele ajuda o cabelo a revitalizar a sua cor, seja natural ou de tintura, previne desbotamentos e ainda hidrata bem.

Pode ser feito em cabelos naturais e também para quem não deseja pintar as madeixas. Para quem vai pintar o cabelo, recomenda-se colorir a raiz antes do banho de brilho, não depois.

Dentre os nutrientes mais usados em salões de beleza e também em forma de produtos hidratantes nos banhos de brilho que fazem bem para o cabelo são vitamina E, A, D, óleo de argan, bepantol líquido, dentre outros.

Banho de brilho com tinta

O banho de brilho com tinta ajuda a restaurar a cor do cabelo, sendo muito indicado para quem já pinta o cabelo integralmente.

No dia do retoque, experimente colorir somente a raiz aparente e fazer um banho de brilho com tinta no restante do comprimento. O creme hidratante misturado nessa tinta deve ser branco para não afetar na tonalidade final.

Com tinta preta

Cabelos em tonalidades castanho escuro ou preto tendem a desbotar facilmente, principalmente pela ação do sol. E nada é mais bonito do que fios escuros cheios de brilho e vida, não é mesmo?

Por isso, muitas morenas fazem o banho de brilho com tinta preta de 15 em 15 dias. Algumas até utilizam tintas pretas com reflexos em azul ou roxo para dar aquela nuance especial cheia de brilho.

banho de brilho com tinta preta

Com tinta vermelha

O mesmo acontece muito com as ruivas, que a cada lavada de cabelo é uma tonalidade diferente que aparece!

Sejam laranjinhas ou avermelhadas, o ruivo desbota muito facilmente e o brilho de brilho com tinta vermelha ou laranja ajuda bem nisso.

Ideal principalmente se você já descoloriu os fios para atingir o seu tom ruivo atual, pois banho de brilho também é hidratação.

banho de brilho com tinta vermelha

Passo a passo: Como fazer banho de brilho com tinta?

A seguir, uma receita rápida de banho de brilho com tinta para suas madeixas:

Você vai precisar de:

  • Meio tubo de tinta da cor exata dos seus cabelos, que você costuma colorir;
  • 3 colheres de sopa de creme hidratante de cor branca;
  • 1 ampola de vitamina ou outro nutriente ou 1 colher de Bepantol líquido.

Modo de aplicar:

Lave seus cabelos normalmente com shampoo. Misture bem num potinho todos os ingredientes acima.

Com um pincel, espalhe bem por todo o cabelo, mecha a mecha, massageando e espalhando também com as mãos (use luvas para não manchar sua pele). Deixe agir por 30 minutos e depois enxágue. Finalize com condicionador.

Banho de brilho com tonalizante

Outra forma de tonalizar os fios, mas sem qualquer tipo de agressão química, é com produtos tonalizantes.

Eles não invadem as cutículas dos fios, apenas envolvem, por isso têm efeito passageiro. Sendo assim, é bem indicado para quem não quer colorir “de verdade” os fios.

Tonalizantes por si só já servem para colorir os fios de forma temporária, além de revitalizar cores já existentes nos cabelos e dar um banho de brilho; então juntamente com um creme hidratante, o banho de brilho torna-se ainda mais favorável.

Além disso, existem tonalizantes incolores, justamente para cumprir somente a função do banho de brilho. Também auxilia nos cuidados de cabelos loiros, com luzes, mechas ou reflexos claros, pois tira o amarelado e outros tipos de manchas indesejadas.

Banho de brilho com Keraton

Um dos tonalizantes para banho de brilho mais queridos no mercado é o da Keraton, da marca Kert.

Ele não contém amônia, trata os fios e ainda colore na tonalidade desejada. Indicada para ser aplicada entre uma coloração e outra ou sempre que os cabelos ficarem opacos ou desbotados, como depois de uma praia ou piscina, por exemplo.

Até mesmo serve de corretivo em casos de coloração mal sucedida. E ele não precisa ser diluído em cremes hidratantes, podendo ser aplicado diretamente nos cabelos. Vale a pena experimentar o produto.

Banho de brilho com Keraton

Passo a passo: Como fazer banho de brilho com tonalizante?

A seguir, um passo a passo simples de como fazer banho de brilho com tonalizante e restaurar a saúde dos fios:

Você vai precisar de:

  • 3 colheres de sopa de tonalizante;
  • 3 colheres de sopa de creme hidratante na cor branca;
  • 1 colher ou ampola de queratina líquida;
  • 1 colher de Bepantol líquido ou outro nutriente de sua preferência.

Modo de aplicar:

  1. Para abrir bem a cutícula do seu cabelo, principalmente se forem fios virgens, use shampoo antirresíduos.
  2. Misture bem os ingredientes e aplique por todo o cabelo, da raiz às pontas, mecha por mecha.
  3. Deixe agindo de 20 a 30 minutos.
  4. Enxágue bem e aplique condicionador, exceto na raiz.

Banho de brilho natural

Além dos produtos vendidos no mercado, agressivos ou não, ainda podemos contar com elementos naturais para dar banho de brilho em casa mesmo. Mel, abacate, pó de café, chocolate em pó e muitos outros. Cada um com um leve pigmento natural para cada tipo de cabelo.

Passo a passo: Como fazer banho de brilho natural?

Existem várias receitas na internet! A que escolhemos para você tem Mel na receita, sendo perfeita para cabelos loiros ou para quem deseja clarear levemente os fios, afinal essa é uma das propriedades no mel nos cabelos. Confira:

Você vai precisar:

  • 2 colheres de creme de hidratação;
  • 2 colheres cheias de mel puro;
  • 1 colher de Bepantol líquido ou outro nutriente de sua preferência.

Modo de aplicar:

Lave bem seus cabelos com shampoo antirresíduos. Misture todos os ingredientes num potinho até ficar bem homogêneo. Aplique nos cabelos ainda úmidos e deixe agir por 40 minutos numa toquinha. Enxágue com água fria e finalize com condicionador.

* Não deve ser feito por morenas, pois pode clarear os fios. Utilize pó de café no lugar do mel para revitalizar seu tom escuro!

Banho de brilho: Como fazer? Com tinta ou tonalizante? Saiba mais!
Avalie este post

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here