BCAA: Pra que serve, Como Funciona, Como Tomar [Guia Completo]

0
156

Existem muitos suplementos no mercado, utilizados principalmente para potencializar o efeito da academia. Entre esses suplementos está o BCAA, um dos mais queridos. Vamos saber um pouco mais sobre como funciona esse suplemento.

O que é o BCAA?

BCAA

O nome BCAA é a abreviação de Brenched Chain Amino Acids, que quer dizer Aminoácidos de Cadeia Ramificada. Ele é composto de ter aminoácidos, leucina, valina e isoleucina. Juntos, esses três aminoácidos foram uma poderosa combinação de proteínas essenciais para a formação, o crescimento e o desenvolvimento dos músculos.

Para que ele serve?

Uma das principais funções do BCAA é recuperar lesões musculares, depois de um treino pesado. Além disso, este suplemento tem outras funções importantes:

  • Dar proteínas para os músculos gastarem, antes do treino, para evitar que o corpo use as proteínas presentes nos músculos, o que levaria a uma perda de massa muscular.
  • O BCAA estimula a produção e a liberação de insulina no sangue, o que dá energia para o corpo e facilitar a absorção dos nutrientes pelo organismo.
  • Além disso, ele ajuda a aumentar a massa muscular pois potencializa o treino da academia.

Vantagens do BCAA

  • Recupera os músculos, que foram lesionados na musculação
  • Reduz a fadiga
  • É absorvido rápido
  • Evita perda de massa magra

Como e que quantidade tomar?

O indicado é que a pessoa tome 0,20 gramas de BCAA para cada quilo de peso, o que dá uma média de 4 a 8 gramas por dia. Ele deve ser ingerido com água ou leite, pelo menos 30 minutos antes do treino, e a dosagem deve ser repetida após o treino, para um melhor resultado.

O suplemento pode ser encontrado de várias formas, que tem o mesmo efeito:

Cápsulas: são práticas e podem ser ingeridas rapidamente com um pouco de água.

É uma forma de ingestão que geralmente é indicada para pessoas que saem direto do trabalho ou da faculdade e já se encaminha diretamente para a academia.

BCAA integral medicaBCAA em pó: o foco do suplemento em pó é a pureza da composição. Considera-se que sua versão em pó possui maior concentração de aminoácidos. Além de ter um menor custo.

BCAA líquido: em forma líquida, o BCAA tem grande praticidade, já que não há necessidade de ingestão de várias cápsulas ou de misturar o pó. Este tipo pode ser ótimo para ser consumido durante os treinos ou em horas do dia em que não se tem muito tempo. O preço é um pouco maior que as demais formas.

BCAA engorda ou emagerece?

O BCAA não engorda, pelo contrário, ele ajuda, sim, a emagrecer. O suplemento vai ajudar a diminuir o apetite e acelerar o metabolismo, o que ajuda muito na perda de peso. Além disso, ele reduz a fadiga, o que permite que você se exercite por mais tempo sem se cansar.

Efeitos colaterais e contraindicações

Não foi encontrado nos estudos feitos nenhum efeito colateral do consumo do BCAA, se ingerido da maneira certa, pois é importante não ultrapassar a dose recomendada, pois isso pode causar problemas nos rins e no fígado.

Sobre as contraindicações, assim como qualquer outro suplemento, o BCAA não é indicado sem orientação media aos seguintes grupos de pessoas:

  • Gestantes,
  • Lactantes,
  • Crianças,
  • Idosos,
  • Pessoas alcoólatras.

Vale lembrar que não é recomendado tomar sem uma orientação de um profissional, e o uso do BCAA deve ser aliado a uma dieta balanceada.

BCAA aliado a outros alimentos

Se aliado a outros suplementos, o BCAA pode ser ainda mais eficaz. Veja com o que ele pode ser aliado:

  • BCAA e Whey: este outro suplemento poderá auxiliar no aumento do nível de proteínas e aminoácidos na corrente sanguínea, promovendo a recuperação do músculo danificado,
  • BCAA e Creatina: a intensidade dos treinos serão aperfeiçoados com essa combinação.
  • BCAA + alimentos proteicos: excelente para garantir que o organismo também tenha os outros aminoácidos em quantidades suficientes para a saúde no todo.

Quanto custa e aonde encontrar?

O BCAA pode ser encontrado na internet, em lojas online especializadas; em lojas físicas especializadas em itens de academias, ou até mesmo nas próprias academias, algumas vendem o produto.

O preço pode variar muito, dependendo da quantidade que vem no pote. O BCAA liquido pode custar entre 40 e 70 reais, com 500 ml; o BCAA em cápsulas, varia entre 25 e 50 reais, com 120 cápsulas. O BCAA em pó, pode variar entre 40 e 60 reais, contendo 200 gramas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here