Blefaroplastia: Preço, riscos, anestesia, pós-operatório, cicratriz, antes e depois

0
242

Hoje falaremos de um procedimento cirúrgico bem simples que vem mudando a vida e autoestima de muitas pessoas, com resultados eficazes que duram cerca de 10 anos! Estamos falando da Blefaroplastia! Quer entender melhor? Só continuar na leitura!Blefaroplastia

O que é blefaroplastia?

Blefaroplastia é a cirurgia plástica nas pálpebras superiores e/ou inferiores que visa melhorar ou eliminar de vez bolsas de gordura, rugas, flacidez e outros características dos olhos com o objetivo de rejuvenescer a região dos olhos. Tais características podem ser por conta de fatores genéticos ou raciais; por força da gravidade; idade (envelhecimento); fumo; radiação solar.

Indicações de blefaroplastia

  • Para pessoas que não gostam do seu semblante por causa do olhar, com olhos “caídos”, dando sensação de cansaço e tristeza, e simplesmente é pelo excesso de pele nas pálpebras;
  • Para quem tem seu campo de visão prejudicado por conta do excesso de pele;
  • Para remover bolsas de gordura na região dos olhos;
  • Para quem sofre de ptose (queda de pálpebra por motivos musculares);
  • Para quem sofre de pseudoptose palpebral (excesso de pele);
  • Para remover xantelasmas, que são pequenas bolinhas de colesterol;
  • Para quem deseja melhorar a aparência de rugas e linhas de expressão na pálpebra inferior.

Tipos de Blefaroplastia

Cada pálpebra é de um jeito e podem demandar outra cirurgia na área ao redor dos olhos.

São algumas:

    • Blefaroplastia das Pálpebras + Sobrancelhas: Eleva a posição das sobrancelhas de modo a dar mais firmeza ao olhar;
    • Blefaroplastia da Pálpebra inferior (sacos oculares): Elimina excesso de gordura ou pele na parte inferior;
    • Blefaroplastia da Pálpebra superior: Elimina excesso de gordura ou pele na parte superior;
    • Blefaroplastia das Pálpebras do leste/oeste, também conhecida como blefaroplastia asiática: Cirurgia normal acompanhada de uma leve dobra nos olhos “natural”; o processo reverso também é realizado, fazendo uma suave lágrima nos olhos criando aspecto ocidental.Tipos de Blefaroplastia

 

Anestesia na blefaroplastia

A cirurgia pode ser realizada com anestesia local com sedação (mais comum) ou anestesia geral. Em casos normais, a cirurgia dura cerca de 40 minutos a 1 hora e 30 minutos e o paciente passa poucas horas no hospital após a cirurgia.

Como é feita a blefaroplastia?

Antes de tudo, você deve buscar um cirurgião-plástico de confiança para fazer a sua cirurgia de blefaroplastia. Consultas iniciais serão necessárias para ele conhecer suas necessidades e pedir exames para avaliar sua saúde, se necessário.

Na cirurgia, o médico marca o excesso de pele na região dos olhos com caneta e utiliza o bisturi para realizar o corte; em seguida, é usado bisturi elétrico para cauterizar os cortes e dar pontos na região externa das pálpebras. Em casos simples, a cirurgia mais o período de internação duram cerca de 6 a 8 horas.Blefaroplastia como é feita

Quando em casos de ptose palpebral, o cirurgião corrige a musculatura orbicular. É possível e bem comum unir a cirurgia com outros procedimentos, como rinoplastia ou lifting facial. Nesses casos, o tempo de permanência no hospital pode se estender para 12 a 24 horas.

Pós-operatório da blefaroplastia

É normal que a região dos olhos apresente edemas e necessite de vários curativos. E outros cuidados simples serão necessários, como:

  • Evitar movimentação excessiva dos olhos;
  • Evitar fazer esforços físicos;
  • Repouso e sono regular;
  • Fazer compressas com solução fisiológica frias;
  • Alimentação normal e equilibrada, evitando como frituras e outras gorduras;
  • Cuidados com as alterações climáticas, evitando viajar para lugares que estejam com temperatura muito diferente da de onde você está;
  • Evitar ao máximo exposição solar, principalmente no período de cicatrização;
  • Os pontos poderão ser retirados a partir do quarto dia depois da cirurgia;
  • Obedeça outras recomendações do seu médico e faça os retornos necessários;
  • Durantes as primeiras semanas é normal ter a visão turva, mas é temporário;

Cicatriz da blefaroplastia

As cicatrizes dessa cirurgia são muito simples e finas, e geralmente ficam escondidas nas dobrinhas naturais das peles das pálpebras. O período de amadurecimentos das cicatrizes são de 6 meses a 1 ano. Caso você se incomode com as cicatrizes, tratamentos estéticos podem ser feitos para suavizar, mas apenas com total cicatrização e quando seu médico autorizar. Em casos de quelóides ou cicatrizes hipertróficas, existem outros tratamentos e pequenas cirurgias, se necessário. Veja com seu médico!

Resultados antes e depois da blefaroplastia

A seguir veja alguns resultados de antes e depois desta operação:

Resultados antes e depois da blefaroplastia Resultados antes e depois da blefaroplastia Resultados antes e depois da blefaroplastia Resultados antes e depois da blefaroplastia Resultados antes e depois da blefaroplastia Resultados antes e depois da blefaroplastia Resultados antes e depois da blefaroplastia

Blefaroplastia a laser

O objetivo da cirurgia é o mesmo, porém ao invés de bisturi, a operação é feita com o laser. Na pálpebra superior, o corte é feito com laser CO2; na pálpebra inferior, é necessária uma incisão pelo interno da pálpebra perto do globo ocular, acessando as bolsas gordura.

Com o laser, há menos sangramento, pois ele já vai selando os vasinhos enquanto corta; isso influencia em menos hematomas e inchaços pós-operatório. Em média, costuma ser mais cara do que a cirurgia convencional devido à tecnologia do laser.

Preço da blefaroplastia

Depende da região, do cirurgião e até da clínica onde será a cirurgia, mas no geral costuma variar de R$3.500 a R$5.000 reais; vai depender também do tipo de anestesia a ser usada, pois isso influencia no valor total da cirurgia.

Riscos da blefaroplastia

Mesmo sendo uma cirurgia simples, de porte médio e fácil recuperação e riscos mínimos, pode oferecer alguns riscos como pequenos edemas na área,  infecções, sangramentos e hematomas duradouros. A pessoa também pode ficar com dificuldade para fechar os olhos completamente, ter visão dupla, sensação de olho seco, olhos vermelhos e dores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here