Cabelo platinado: Como fazer, cuidados antes e depois, inspirações

0
1430

Mais que ficar loira, muitas mulheres desejam intensamente os cabelos platinados, puxando mais para o branco ou cinza. Se você é uma delas, chega mais e confira o artigo que preparamos hoje com tudo o que você precisa saber sobre cabelos platinados, tanto antes de platinar quanto depois para cuidar da melhor forma dos seus fios.  cabelo platinado

Tudo o que você precisa saber antes de platinar

Seja num ombré hair ou em todo o comprimento dos fios, ter o cabelo platinado exige muitos cuidados, desde antes de fazer o platinado. Muitos desses cuidados assustam as mulheres e as deixam com medo de fazer determinado procedimento nos cabelos. Mas saiba que, com os cuidados corretos e também técnicas atuais menos agressivas, você não vai colocar em risco a saúde dos seus cabelos! São algumas coisas importantes para você saber antes de platinar os fios:

  • Comece devagar!

Se você ainda nem é loira e deseja embarcar no processo de platinar os fios, que tal começar com mechas ou luzes a princípio? Assim você vai acertando o tom aos poucos e ampliando para o resto do cabelo.

  • Teste primeiro!

Antes de qualquer procedimento químico, faça um pequeno teste, tanto para saber se tem alguma alergia a algum produto usado quanto também para saber se vai gostar do resultado.

  • Como está a saúde do seu cabelo?

Se o seu cabelo já tem química, pense bem se quer mesmo colocar mais procedimentos químicos do platinado, pois pode estragar bastante seu cabelo, ou até mesmo cair, e exigir muitos gastos de tratamentos e manutenção; portanto, faça tratamentos pré-platinagem se necessário.

  • Escolha o tonalidade certa!

Saiba qual o seu tom desejado para trabalhar no cabelo da melhor forma e com os produtos corretos; nem sempre é possível atingir, de forma saudável, o tom desejado do platinado em apenas uma ida ao salão, e sim aos poucos até atingir o tom dos seus sonhos, principalmente se seus fios naturais forem escuros; no salão, o platinado pode ser alcançado no cabelo completo ou separado em mechas.

  • Hidratação, hidratação e mais hidratação!

Saiba que você e hidratação serão melhores amigos para sempre! O procedimento do platinado é abrir bastante as cutículas do cabelo, com grande quantidade de química, o que faz com que o cabelo fique enfraquecido. Sendo assim, hidratações profundas serão obrigatórias em, no mínimo 15 em 15 dias, além de cuidados constantes em casa.

Como fazer cabelo platinado?

Como é um procedimento que exige muitos cuidados, que pode estragar os fios e pode ser difícil alcançar o tom ideal que você deseja, recomendamos que você realize o procedimento com um profissional capacitado, num salão de beleza de sua confiança ou por indicação.

Caso você tenha boas habilidades e cuidados com seus fios sozinha(o), confira dicas de como fazer cabelo platinado em casa:

  1. Preparando a descoloração:
  • A não ser que você seja loiríssima natural, não vai ter como escapar da descoloração, que é a química mais agressiva do processo.
  • A escolha do pó descolorante é de extrema importância; os de alta qualidade abrem até 7 tons e danificam pouco os cabelos, portanto não economize e invista bem em qual descolorante profissional usar; dê preferência aos azulados com amônia, para evitar tons amarelados.
  • Indicamos: Igora Vario Blond Power da Schwarzkopf (consegui soletrar isto! rs), Platine Precision da L’oreal, V-Light da Matrix, Tec Italy, Platinum da Felith ou Sumermeches da Alfaparf. Nada de descolorante de farmácia!
  • NUNCA use água oxigenada de 40 vol. O ideal é ir abrindo o cabelo aos poucos com ox de 20 ou 30 vol, nem que seja mais de uma vez.
  • Siga bem as instruções do pó descolorante escolhido junto com a água oxigenada; faça uma mistura mais grossinha, pois facilita a aplicação, principalmente posteriormente no retoque de raiz.
  • Dica: use ox de 30 vol para a raiz e outra mistura de 20 vol para o comprimento e pontas, que são mais frágeis.
  1. Aplicando os produtos:

A aplicação é similar à da coloração normal, bastando dividir o cabelo em 4 partes, começando aplicação da nuce para o topo; vá espalhando bem, de mecha a mecha, até cobrir a área desejada por igual.

  1. Preste atenção ao clareamento
  • Diferentemente da ação da tinta, da qual você já sabe o resultado final, o descoloramento dos fios necessita de acompanhamento em tempo real.
  • Comece a verificar a abertura da cor a partir dos 15 minutos.
  • Para o platinado, o ideal é atingir o loiro “palha”, super claro.
  • Respeite os limites do seu cabelo, nunca ultrapassando 40 minutos de pausa entre os procedimentos.
  • Observe também a textura dos seus fios, não deixando que chegue no ponto elástico, que é um sinal grave de má qualidade dos fios.
  1. Lavando os fios
  • Passados os minutos, hora de lavar os fios com bastante água para tirar todo o descolorante.
  • É importante tirar todos os resíduos, portanto sugerimos um shampoo anti-resíduos para limpar bem couro e fios do cabelo.
  1. “Ficou amarelo! E agora?” – Vamos platinar!
  • Calma, o tom máximo de descoloração é um tom amarelado mesmo, o qual será preciso anular para dar lugar aos tons platinados.
  • Agora é hora de neutralizar o cabelo por meio de tonalizantes, matizadores ou tinturas com pigmentação em tons azulados ou violetas.
  • Os cabelos ficaram alaranjados? Não tem problema, basta usar tonalizante com reflexo acinzentado para alcançar o platinado.  
  1. Partiu hidratar!
  • A cada tentativa de atingir o platinado dos seus sonhos serão necessárias várias hidratações e outros tratamentos de cuidados com os fios. Não tenha pena de fazer hidratação, insira MESMO isso na sua rotina!
  • Será necessário mudar seus cremes do dia a dia, com produtos específicos de cuidados para cabelo platinado. Pesquise bem e use o melhor, de preferência produtos profissionais.

Cuidados com cabelo platinado

Agora que você decidiu estar com o cabelo platinado, tenha cuidados importantes com seus fios, tanto para manter a cor quanto para manter tudo bonito e saudável, como:

  • Hidratação intensa de, no mínimo, 15 em 15 dias; outros tratamentos também serão essenciais, como cauterização e reconstrução capilar (defina a periodicidade com o profissional capacitado no salão de beleza de sua preferência).
  • Para manter a cor e saúde, evite uso excessivo de chapinha, inclusive em processos químicos como escovas progressivas, pois além de machucar seus fios, pode causar um tom alaranjado.
  • Use shampoos desamareladores ou violetas, para manter o tom em dia.
  • Produtos para o dia a dia como blends vitamínicos, agentes emolientes, hidratantes e nutritivos, com queratina, elastina, cistina, vitaminas A e E e protetores solares para cabelo sempre serão bem-vindos.
  • Tenha muuuuito cuidado com piscinas, pois a química misturada com o platinado dos seus fios pode acarretar numa tonalidade esverdeada muito indesejada! Para isso, use e abuse de produtos para o dia a dia com proteção solar nos fios e evite molhar os cabelos na piscina; o mesmo vale para sol intenso e alta quantidade salina no mar/praia.
  • Fique atento à manutenção necessária profissional, não apenas a de casa; se deseja evitar a diferenciação entre raiz e comprimento, os retoques devem ser semanais ou de 15 em 15 dias, dependendo do crescimento dos seus fios.
  • Dica importantíssima: Se for fazer num salão de beleza com algum profissional, procure mantê-lo com você sempre! Ele quem começou o processo em você, vai saber retocar e ajudar a manter a tonalidade alcançada.

Inspirações de cabelo platinado

Confira a seguir diferentes tonalidades de cabelos platinados. Todos muito lindos! E aí, vai fazer? Tenha bastante cuidado com seus fios e arrase!

Cabelo platinado: Como fazer, cuidados antes e depois, inspirações
4.9 (98%) 10 votes

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here