Cabelos crespos: Como cuidar, Cortes, Tratamentos e mais!

0
90

Dentre as principais características dos cabelos crespos são fragilidade, ressecamento, opacidade e falta de um formato padrão nos fios, sendo é o tipo de cabelo que mais exige cuidados cotidianos e tratamentos periódicos.

Saiba que é possível sim conviver com um lindo crespo controlado e bem arrumado, sem precisar alisar ou cortar.

Cabelos crespos

E se você está em transição capilar pode estar passando por dificuldades, mas calma que a gente vai te ajudar com dicas, cortes, tratamentos e muito mais. Confira!

6 dicas de como cuidar de cabelos crespos

  1. Faça um cronograma capilar:

São cuidados de hidratação, nutrição e reconstrução para recuperar os danos nos fios; e no seu caso, os cabelos vão ganhar saúde, brilho e mais resistência.

Cada tipo de cabelo deve seguir um tipo de cronograma, que contém quantidade de produtos e ordem de procedimentos variáveis; portanto, conte com ajuda profissional para definir como será o seu.

Confira abaixo um exemplo de cronograma capilar indicado para cabelos crespos que são muito danificados, você pode experimentar:

 cronograma capilar

  1. Uso de shampoos ideais:

Saiba que cabelos crespos não podem ser lavados todos os dias, pois ressecam muito rápido e eles precisam de mais tempo para reter umidade e oleosidade em níveis saudáveis.

Sendo assim, utilize produtos específicos para cabelos crespos, dê preferência aos que abranjam técnicas de No Poo ou Low Poo, que sejam sem sal e com ativos que equilibram a oleosidade dos fios.  

  1. Como evitar o frizz:

E o cabelo acordar muito teimoso e com muito frizz, o que fazer? Tenha sempre um pente de madeira, pois ele evita aquele efeito “elétrico” no crespo, além disso priorize cerdas mais grossas para evitar quebra dos fios. Finalize também com pomadas, ceras ou silicone para controlar os fiozinhos rebeldes.

  1. Como criar volume:

E para as crespas que têm dificuldade de levantar aquele volume lindo, além dos cuidados com produtos e tratamentos, contem também com a ajudinha de um pente garfo.

Eles são muito mais do que item de estilo nos famosos black powers, e sim uma ferramenta simples para pentear e dar volume desde a raiz. Deve ser usado nos cabelos já secos, como um finalizador.

  1. Como pentear:

NUNCA penteie seu cabelo crespo seco, sempre úmido ou molhado. O melhor momento para desembaraça-lo é no banho, durante um creme hidratante ou condicionador. Se pentear seco, o crespo vai quebrar e perder qualquer formato ou textura que você fizer.

  1. Hidratação para cabelos crespos:

Priorize a hidratação dos seus fios, pois precisam de umidade para terem mais saúde. A sugestão é fazer um tipo de “hidronutrição”, misturando sua máscara capilar com algumas gotas de óleos nutritivos para cabelos ressecados.

São alguns desses óleos naturais ou vegetais: de coco, de linhaça, de macadâmia, de semente de uva, dentre outros.

É fácil encontrar em forma de ampolas ou vidros nas lojinhas. Essa hidratação deve ser feita entre o shampoo e o condicionador, mecha por mecha, deixando agir por uns minutos antes de lavar. Não deixe resíduos!

Tratamentos para cabelos crespos

  1. Para quem deseja alisar

Alisar os cabelos não é um problema, apenas saiba que não é a sua única ou primeira opção para “se livrar” dos crespos. Alisamento são químicas e isso não é reparar, é agredir ainda mais os fios que são naturalmente ressecados.

E saiba que cabelos crespos alisados exigem ainda mais cuidados e manutenção! Mas, se quiser mesmo, você pode fazer uma progressiva ou ainda um relaxamento.

Cabelos crespos com progressiva

Toda progressiva contém química, mas os especialistas sugerem optar por progressivas menos agressivas para esse tipo de cabelo.

É possível fazer um alisamento mais saudável com ativos como tioglicolato de amônia, hidróxido de sódio e guanidina. Um tipo recomendado que você pode se informar no seu salão é a Escova Progressiva Americana.

Relaxamento para cabelos crespos

Essa é outra técnica sugerida para quem deseja alisar completamente ou apenas relaxar mais os cachos, abrir mais, deixando mais disciplinado e sem volume em excesso.

Dentre alguns elementos usados na técnica temos guanidina, hidróxido de cálcio e hidróxido de lítio, também pouco agressivas, em quantidades menores que uma progressiva.

Sugere-se fazer algum tratamento para maior resistência dos dias antes do relaxamento, assim evita fios quebradiços.

  1. Para quem quer recuperar

Para as crespas que fizeram alisamento ou outro tipo de química como pinturas ou luzes, é hora de cair de cabelo nos tratamentos de recuperação.

Umectação caseira

Uma das dicas das blogueiras crespas mais famosas é misturar Bepantol com óleo de rícino para fazer uma umectação especial. Basta usar uma tampinha de Bepantol líquido + uma tampinha também do vidrinho de um óleo de rícino.

Essa solução, assim como outras de umectação, auxiliam na penetração dos ativos nos cabelos. Cuidado com o excesso de umectação, pois pode deixar os fios elásticos. Insira esses cuidados no seu cronograma com cuidado.

  1. Para quem quer modelar

E se você precisa de tratamentos que melhorem a textura e formato dos fios, sejam cachos “toin-toin” ou em S ou Z, por exemplo, você precisa aprender técnicas de modelagem. Existem inúmeros produtos no mercado para ativação de cachos, que despertam o melhor da característica original do seu fio, mas com maior controle e umidade.

Esses produtos criam maior peso nos fios, deixando mais fácil a modelagem e formação dos cachos. Outros produtos são em forma de mousse ou leave-in, depende do momento que você deseja usar. Cuidado para não exagerar e o cabelo ficar pesado demais, com cara de oleoso ou até duro.

3 ideias de cortes para cabelos crespos

  1. Curtinho crespo “Tapered”

Quer ousar? Esse é o corte. Perfeito para as meninas em transição saindo de alisamentos (Big Chop) ou pra quem quer causar mesmo! O volume é concentrado no topo da cabeça, enquanto que as nucas e laterais são de corte bem pequeno, bem rente ao couro cabeludo. O “tapered” pode ser feito também em uma lateral ou só na nuca, vai de acordo com seu estilo e preferência em mudar.

  1. Crespo com camadas

O cabelo crespo tende a crescer com os fios muito juntinhos, e isso pode atrapalhar naquele volume alto e aberto. Esse corte pode ajudar muito nisso, criando camadas no cabelo mais desconectadas entre si e abrindo aquele volumão que você busca.

É importante cuidar muito dos fios com esse corte, pois se o cabelo ficar muito ressecado, o corte perde a forma e o cabelo se desvaloriza.

  1. Black Power na certa

O black power vai além de estilo, ele é também uma solução para cabelos muito crespos que não têm cachos definidos. Importante dizer que o black power é para ser cortado com os fios secos, assim a pessoa vai moldando e adaptando como for melhor e com o volume que ela deseja. Conte com o pente garfo no dia a dia, não se esqueça!

Mais inspirações:

Cabelos crespos com luzes

Excelente ideia para quem já cuida bem dos fios e quer dar uma renovada. As luzes trazem, literalmente, um pouco de luz para o visual da pessoa, tanto no cabelo quanto no look em geral. A técnica de luzes vai depender muito do seu gosto!

Podem ser luzes bem finas e leves, espalhadas de forma sutil, ou um ombré hair, ou uma balayage; e ainda temos a babylights, já ouviu falar? São pontinhos de luzes em alguns cachos aleatórios, não em todo o comprimento.

Cabelos crespos grandes

Paciência que o seu chega lá! Crespos longos demoram, pois são fios bem encolhidinhos, mas podem oferecer um look lindo a quem saiba esperar.

Exigem mais cuidados, certamente, pois há mais cabelo e mais volume para lidar, né? Mas a liberdade em looks e penteados é bem maior, assim como o empoderamento da pessoa!

Homens com cabelos crespos

As mesmas técnicas de cuidados para as mulheres crespas também valem para os garotos, afinal estamos falando do mesmo tipo de cabelo. A criatividade nos looks e cortes também deve existir, afinal todos queremos ser estilosos.

Homens ficam super estilosos quando assumem e cuidam bem dos seus black powers; além disso, podem fazer cortes com o crespo focado na área superior e corte baixinho nas laterais, e ainda tem a tendência dos traços marcados raspadinhos, possibilitando vários desenhos em meio ao crespo.

Cabelos crespos coloridos

Quem disse que cabelo crespo não pode ser colorido? Existem tintas e tonalizantes mais suaves para pigmentar cabelos sensíveis como os crespos, além disso existem muitos cuidados de reparos para quem aplica química.

Sendo assim, pinte da cor que você quiser, priorizando sempre produtos e tintas indicados para as crespas que contenham ativos menos agressivos. Ruivo, azul, verde, amarelo, cinza, o que você quiser.

Cabelos crespos: Como cuidar, Cortes, Tratamentos e mais!
Avalie este post

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here