Candidíase – No homem e mulher, o que é, causas, sintomas e tratamento

1
634

A Candidíase é uma doença comum, mas que nem todas as pessoas sabem como ela se prolifera ou quais são os tratamentos adequados. Por isso nesse artigo esclarecemos tudo o que você precisa saber sobre ela, qual o tratamento correto e o seus principais sintomas. Continue lendo e descubra tudo!

O que é

A Candidíase é uma infecção causada pelo fungo Candida, daí o surgiu também o seu nome. Ela é bem comum e aparece principalmente nas mulheres, apesar de alguns homens apresentarem também essa doença.

Um grande mito sobre essa doenças é que ela é uma DST, doenças sexual transmissível, apesar de que o sexo sem proteção possa ser um dos meios de contágio, existem outras formas de contrair a Candidíase, uma vez que ela é uma doença comum e possui cura.

O tratamento para a Candidíase é simples, porém no geral é feito com pomadas e cremes anti fungos. Ela é uma doenças muito comum, principalmente para quem fez tratamentos com antibióticos, ou que estejam com o sistema imunológico enfraquecido, seja por doenças, falta de vitaminas, ou até mesmo por tratamentos com outros medicamentos.

A Candidíase pode aparecer principalmente na pele, nos órgãos genitais, nas unhas, na garganta, no sangue e na boa, por isso é fácil de detectar essa doença.

Causas da candidíase

Candidíase vaginal

A Candidíase é erroneamente ligada como uma doença feminina, uma vez que a maior parte dos casos apresentados é em mulheres. Porém isso acontece uma vez que o fungo candida albicans faz parte do organismo da mulher e fica em equilíbrio com a flora vaginal. Porém, isso é algo normal, o problema acontece quando acontece um desequilíbrio no organismo e o fungo começa a se espalhar causando a Candidíase Vaginal.

Esta doença pode se desenvolver da seguinte maneira:

Uso de antibióticos

O uso de antibióticos para o tratamento de doenças é algo comum, porém isso pode contribuir para ocorra um desequilíbrio corporal, uma vez que ele pode matar as bactérias, benéficas, que existem na flora vagina, e sem essas bactérias os fungos, como o da Candida, começam a se reproduzir e assim a doenças Candidíase Vaginal pode surgir.

Doces e Carboidratos

Os doces e os alimentos com carboidratos são os mais alimentos comuns na nossa alimentação, porém o seu consumo em excesso pode desencadear desequilíbrio hormonal e assim contribuir para que a Candidíase apareça. Por isso uma alimentação saudável e balanceada é de extrema importância.

Veja também:

Coletor Menstrual: O “copinho” que chegou pra ficar!

ÔMEGA 3 e seus benefícios para sua saúde

Melatonina: O hormônio que vai te fazer dormir!

Relações sexuais

A Candidíase não é uma DST, porém ela pode ser transmitida pelas relações sexuais desprotegidas, uma vez que o contato com outra pessoa que tenha o fungo da cândida em níveis elevados pode ser transmitido ao parceiro.

Candidíase no Homem

A Candidíase nos homens é transmitida por meio da relação sexual desprotegida com mulheres que estejam com desequilíbrio desse fungo, porém ela só aparece em homens que estiverem com condições favoráveis para se desenvolver, como:

  • má higiene das áreas intimas masculinas
  • diabetes
  • parceira com casos de candidíase
  • baixa imunidade
  • uso de antibióticos

Sintomas da Candidíase

Candidíase sintomas

Essa é uma doença em que os sintomas são bem visíveis, o que torna fácil detectar a candidíase e assim ter o tratamento correto. A região genital por ser um local quente e úmido é um local propício para que os fungos proliferam, por isso o tipo de roupa íntima também contribui para o aparecimento dessa doença.

Os principais sintomas são:

  • Muita coceira na região genital
  • vermelhidão e inchaço nas áreas íntimas
  • esbranquiçamento na vagina ou no pênis
  • dores ao urinar
  • dores no momento de relações sexuais
  • roupas íntimas muito apertadas

Tratamento da candidíase

O tratamento para essa doença é igual, tanto para homens quanto para as mulheres, e consiste no uso de pomadas específicas que devem ser aplicadas de 3 a 4 vezes ao dia, diretamente na área onde a Candidíase está manifestada.

Em caso de pessoas que têm alergias a pomadas, pode ser que o médico receite medicamentos de via oral.

Outros cuidados que devem ser tomados durante o tratamento é dar preferência por roupas íntimas, como cuecas e calcinhas de algodão, utilizar apenas o sabonete neutro para poder lavar as áreas íntimas, evitar o uso dos absorventes internos, e sempre que possível dormir sem calcinha ou cuecas para poder deixar a área respire um pouco e assim acabe com as condições de proliferação do fungo.

Você tem mais dúvidas sobre a Candidíase? Deixe aqui nos comentários e em breve responderemos.

1 COMENTÁRIO

  1. Realmente a candidíase é uma doença horrível, mas graças a Deus ela é tratável. Existem um método vencendo a candidíase comprovado cientificamente sem dor e sem sofrimento, tudo de forma natural. para fazer no conforto da sua casa. Parabéns pelo artigo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here