Chá de gengibre: Benefícios, emagrece?, aborta?, como fazer, receitas

0
12296

Todos já ouvimos falar da importância do gengibre contra gripes ou resfriados devido seu efeito anti-inflamatório e de aumento de imunidade, mas o que nem todo mundo sabe é que as propriedades do chá de gengibre são extremamente benéficas a vários outros pontos da nossa saúde, servindo até de aliado na rotina de perda de peso.

Esse chá feito a partir da raiz da planta também possui funções bactericidas e fungicidas, anti-inflamatórias, aliviando dores e prevenindo nosso corpo de doenças; e quando bem aliado a exercícios físicos e dieta balanceada funciona muito melhor que remédios emagrecedores!

Para saber mais sobre o assunto e saber como tomar chá de gengibre no dia a dia, continue na leitura!Chá de gengibre

Benefícios do chá de gengibre

  • Chá de gengibre para a garganta: É um remédio natural que suave dores e irritações na garganta, sendo extremamente indicado para a rotina de professores, palestrantes, cantores ou outros profissionais da voz. Ele melhora a fala, reduz as chances de infecções na mucosa da garganta e também é muito eficiente no tratamento dos sintomas da gripe, com efeito descongestionante.
  • Chá de gengibre para tosse: Apesar de não ajudar em tosses persistentes, é um excelente aliado em tosses causadas por resfriados e também tosses alérgicas temporárias, pois ajuda a acalmar a garganta e aquece a área, diminuindo o incômodo e aquele impulso para a tosse. É boa também para aliviar tosses com catarro, pois ajuda a expelir o muco e alivia o incômodo.
  • Chá de gengibre para dores musculares: Possui propriedades anti-inflamatórias que ajudam a amenizar dores musculares provenientes de movimentos repetitivos ou forçados, como a rotina de exercícios de academia, por exemplo, ou até mesmo cuidar de casa em movimentos iguais diariamente.
  • Chá de gengibre para a digestão: Esse chá ajuda na melhor digestão de alimentos que pesaram no estômago; também cuida de problemas gastrointestinais, desde uma azia a um intestino preso. Isso porque o chá possui enzimas que ajudam a quebrar as moléculas de proteínas e gorduras dos alimentos, facilitando a digestão e absorção de nutrientes.
  • Chá de gengibre para a libido: Está entre os produtos naturais mais eficazes para efeitos afrodisíacos, pois produz um calor natural excitante no organismo. Nos homens, é um produto que facilita a vasodilatação, o que ajuda na ereção. Nas mulheres, o efeito é diretamente no clitóris, aumentando a sensibilidade.
  • Chá de gengibre para emagrecer: Este chá é importante diurético, de efeito termogênico, que aumenta o metabolismo do corpo e evita a retenção de líquidos. Também tem o poder de fazer o corpo gastar mais energia, potencializando exercícios físicos e também ajudando na melhor digestão de alimentos e queima de gorduras. Tomar diariamente em conjunto com atividades físicas ajuda a emagrecer rapidamente.

Efeitos do chá de gengibre na gravidez

Durante a gravidez, a mulher não deve consumir muito mais que 1 g de gengibre a cada quilo corporal, pelo menos até os 10 meses de gestação. Sendo assim, tomar o chá em quantidades não muito concentradas diariamente não faz mal nem para a mãe nem para o bebê.

Chá de gengibre aborta?

Assim como dissemos acima, tomar o chá em quantidades mínimas e limitadas não faz mal algum. Porém, se tomado em altas quantidades, o efeito abortivo é possível sim, principalmente durante os 3 primeiros meses da formação do bebê.

Chá de gengibre ajuda a engravidar?

Não é algo comprovado pelos médicos, mas dizem que uma mistura potente de chá verde, chá de gengibre e canela pode ajudar a controlar desníveis hormonais e também restaurar a ovulação, portanto ajuda a preparar a mulher a ficar mais saudável e propensa a engravidar.

O gengibre também ajuda a melhorar a vascularização do útero, regularizando os ciclos menstruais e circulação sanguínea da mulher. Quem sabe, né?

Como fazer chá de gengibre?

O chá de gengibre é muito fácil de fazer, só vai depender da forma que você comprou o gengibre. No mercado, feirinhas ou nas farmácias, podemos encontrar gengibre em saquinhos, desidratado, em pó ou fresco; o mais recomendado é usar a raiz fresca para garantir presença de todas as propriedades.

A seguir, uma receita simples de chá de gengibre com a raiz fresca:

Ingredientes:

  • 2 a 3 cm de gengibre ou 5 colheres da raiz de gengibre ralada
  • + 1 litro de água;

Como fazer:

Lave bem a raiz do gengibre e corte ou rale a quantidade necessária; coloque a água para ferver em fogo alto; quando ferver, adicione o gengibre; tampe a panela e aguarde a fervura de 8 a 10 minutos; desligue o fogo; espere o chá ficar morno; coe a quantidade que irá beber; sirva-se.

Receitas de chá de gengibre

Outras derivações de fazer chá de gengibre envolvem outros elementos que ajudam a agregar mais sabor e também mais propriedades positivas à saúde, como é o caso do limão, mel e canela, por exemplo. Confira abaixo outras formas deliciosas para você desfrutar do chá de gengibre:

Chá de gengibre com limão

Ingredientes:

  • 2 a 3 cm de gengibre ou 5 colheres da raiz de gengibre ralada
  • + ½ limão ou suco de ½ limão
  • + 1 litro de água;

Como fazer:

Após a água levantar fervura, coloque o gengibre e o limão (em suco ou cortado com casca); tampe a panela e deixe em fervura por 8 a 10 minutos; espere ficar morno; coe a quantidade que for tomar; sirva-se.

Recomenda-se não colocar açúcar para ficar ainda mais saudável, porém o gosto desse chá tende a ser mais azedinho, portanto pode adoçar com mel ou outro adoçante natural.

Chá de gengibre com canela (aumento do efeito termogênico)

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de gengibre ralado
  • + 1 pedaço de pau de canela
  • + 1 litro de água;

Como fazer:

Deixe a água ferver; coloque o gengibre e o pau de canela; deixe ferver por até 10 minutos; espere ficar morno; coe na quantidade que for tomar; sirva-se.

Chá de gengibre com canela e cravo (acelera muito o metabolismo)Chá de gengibre com canela e cravo

Ingredientes:

  • 500 ml de água
  • + 10 cravos
  • + 1 canela em pau
  • + Gengibre ralado a gosto;

Como fazer:

Coloque a água para ferver; quando ferver coloque os cravos e o pau de canela; ferva a mistura por mais 5 minutos; retire do fogo e acrescente o gengibre; deixe em infusão por mais 3 minutos; espere ficar morno; coe se necessário e sirva-se.

Chá de gengibre com mel (tiro e queda para a garganta)

Ingredientes:

  • 4 copos de água
  • + 5 cm de gengibre descascado e cortado em fatias
  • + Mel a gosto;

Como fazer:

Ferva a água; adicione as fatias de gengibre; tampe a panela; deixe ferver por 10 minutos; coe o chá; adicione o mel ao seu gosto e beba ainda quentinho.

Chá de gengibre em pó

Ingredientes:

  • 1 litro de água
  • + 1 colher de chá de gengibre em pó;

Como fazer:

Deixe a água ferver; coloque o pó do gengibre; deixe ferver por mais até 10 minutos; espere ficar morno, coe e beba o chá ainda quentinho; você pode adicionar suco de limão ou laranja para dar mais sabor, e também adoçar com mel ou adoçante natural se preferir.

Chá de gengibre: Benefícios, emagrece?, aborta?, como fazer, receitas
Avalie este post

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here