Chicória: Conheça Essa Planta e Seus Benefícios a Sua Saúde

0
177

A Chicória é uma planta muito conhecida e utilizada tanto de maneira medicinal, quanto na alimentação diária. Ela possui muitos benefícios, inclusive ajuda no emagrecimento saudável, pois possui poucas calorias e ainda estimula o metabolismo a trabalhar mais rápido.

Chicoria

Se você quer saber mais sobre a Chicória, seus benefícios e seus usos, neste artigo vamos lhe contar tudo. Confira!

O que é

A Chicória é uma planta de origem europeia e que é muito utilizada para fins medicinais. Além disso, ela fornece ao corpo diversas vitaminas como vitamina A, B6 e vitamina C, fornece também fibras, proteínas, cálcio, ferro, entre muitos outros.

A Chicória é uma planta que é melhor desenvolvida no frio, apesar de que no Brasil ela pode ser cultivada em qualquer época do ano, ela é encontrada mais facilmente no inverno.

Como funciona

A Chicória pode ser utilizada na culinária em diversas receitas e até mesmo como saladas. Ela possui muito benefícios ao corpo e ao organismo. Suas principais propriedades são:

  • ação antioxidante
  • Fornecer diversos tipos de vitaminas
  • Fonte de fibras
  • Fornece minerais como cálcio, ferro, magnésio e fósforo

Por causa de todas essas propriedades e por apresentar apenas 23 calorias, em uma porção de 100 gramas, a chicória passou a fazer parte do cardápio de pessoas que estão busca de perder peso de maneira saudável e adotando hábitos saudáveis.

Principais benefícios

Apesar de ser conhecida por ajudar no emagrecimento, a Chicória possui muito outros benefícios como:

Chicória

Benefícios para fígado e rins

A Chicória ajuda a proteger os rins e o fígado, pois possui um efeito conhecido como hepatoprotetor. Ela estimula um bom funcionamento desses órgãos e ajuda a combater a formação de cálculos, além de ser utilizada para tratar infecções nos rins e ter propriedades diuréticas.

Melhora o sistema digestivo

A chicória possui propriedades que melhoram o sistema gastrointestinal, principalmente o intestino, por isso ele é também comumente utilizada para tratar problemas de prisão de ventre. Sem contar que possui ação diurética e ajuda a evitar retenção de líquidos.

A Chicória produz inulina e assim ela também atua evitando problemas como queimação e acidez no organismo.

Tem função antioxidante e melhora pele e cabelo

O consumo da chicória ajuda a melhorar a pele, que fica mais lisa, sem manchas, mais macia e saudável. Os cabelos se tornam mais brilhantes e evita a queda. Sua função antioxidante previne o envelhecimento precoce e acaba com os radicais livres e rugas.

Pode ser utilizada para emagrecer?

A Chicória é muito utilizada por aquelas pessoas que querem perder peso, pois ela possui poucas calorias e ainda tem propriedades que ajudam a melhorar o metabolismo, provocando assim maior queima de gorduras e uma perda de peso considerável.

Ela pode ser utilizada em diversas receitas, ou como salada, e pode ser incluída no cardápio de qualquer pessoa, pois não possui efeitos colaterais.  

Sem contar que as fibras ajudam a melhora do sistema digestivo, e maior saciedade, assim a pessoa irá demorar mais para sentir fome.

Ajuda a ganhar músculos?

O principal objetivo da Chicória não é ser consumida para ganhar músculos, porém ela pode ajudar a aumentar a disposição e assim ajudar nas atividades físicas e consequentemente no aumento do músculos. Porém não existem comprovações de que a Chicória ajuda no aumento dos músculos.

Chicória para doenças

A Chicória na Europa e Ásia é muito utilizada como uma planta medicinal e um dos seus principais benefícios é o de ajudar a aliviar a ansiedade e no estresse, ajudando a estimular a produção de serotonina, que atua diretamente na sensação de bem estar e tranquilidade do corpo.

Além disso, ela ajuda também a melhorar as dores nas articulações, combate a artrite, melhora o sistema imunológico em geral, e atua também melhorando o coração e prevenindo doenças como colesterol alto, e pressão alta.

Possui algum efeito colateral?

Mesmo proporcionando tantos benefícios é preciso sim tomar cuidado com o uso da Chicória, pois ela pode causar reações alérgicas, principalmente para aquelas pessoas que têm alergia a flores como margaridas e calêndulas.

Além disso, seu uso não é recomendado para grávidas, pois a planta pode estimular a menstruação e causar um aborto. Assim como não é recomendado no período de amamentação, pois ainda não se sabem os efeitos que ela pode ter em bebês e crianças pequenas, caso seja transferida por meio do leite materno.

Se ainda ficou alguma dúvida sobre a chicória e seus benefícios, nos conte nos comentários.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here