Coletor Menstrual: O “copinho” que chegou pra ficar!

0
91

coletor menstrual

Você já parou pra pensar em quanto absorventes já usou durante toda a sua vida? E quantos você ainda vai usar nos seus próximos ciclos menstruais? Indo um pouco mais além, você já imaginou no impacto que isso pode causar na natureza? Talvez você não saiba, mas cada absorvente demora em média 100 anos para sumir completamente da natureza, e o mais assustador é que a maioria de nós, mulheres, não vai sequer chegar aos 100 anos de idade. Diante desses dados, têm surgidos alternativas aos absorventes tradicionais, e hoje vamos falar do coletor menstrual, que tem muito mais benefícios do que apenas a consciência ecológica. Ficou curiosa? Vamos falar tudo sobre ele a seguir!

Coletor Menstrual: O que é e como funciona?

Como o próprio nome sugere, o coletor menstrual é algo que serve para coletar o sangue expelido na menstruação, e ele também pode ser chamado de copo menstrual. Feito de um silicone especial, ele vem se apresentando com uma alternativa muito interessante, já que possui inúmeras vantagens.

O coletor fica inserido dentro da vagina durante o período da menstruação, o que impede que o sangue exale algum odor desagradável, já que ele não chega a entrar em contato com o ar. Além disso, ele possui a vantagem que pode ser usado por até 12 horas seguidas, o que não acontece com nenhum outro tipo de absorvente. Outro benefício que merece ser citado é a economia, visto que um coletor menstrual, se usado e esterilizado da maneira adequada pode durar por até 10 anos.

É importante falar que o coletor menstrual não possui a mesma forma de funcionar que um absorvente interno, o famoso O.B, e eles não devem ser confundidos. A primeira diferença é o seu formato, já que o coletor tem o formato de um copinho que armazena ali o sangue da menstruação. Já o absorvente íntimo suga o sangue, aumentando o seu tamanho. Com isso o O.B. acaba também absorvendo a lubrificação natural da mulher. Além disso, o O.B. não deve ser usado por mais de 3 horas seguidas, o que impede de ser usado a noite, por exemplo, o que não é o caso do coletor.

Marcas de Coletor Menstrual

O coletor menstrual tem ganhado um grande número de adeptas no Brasil e com isso uma variedade de marcas começou a comercializar seus produtos por aqui. Vamos falar sobre as principais marcas a seguir e falar das principais diferenças entre elas, e assim será mais fácil escolher qual deles é melhor no seu caso!

coletor menstural

Inciclo

O Inciclo é uma das marcas mais buscadas pelas mulheres, e foi uma das primeiras que chegou no Brasil. A marca oferece dois tamanhos de coletores:

A: Indicado para mulheres com mais de 30 anos ou que já tenham tido filhos.

B: Indicado para mulheres com menos de 30 anos ou mulheres sem filhos.

No site da marca ambos os coletores são vendidos por 79 reais, e no site você encontra também outros acessórios, como por exemplo saquinhos e necesaries para guardar o seu coletor e uma panelinha especial para higienizar o seu copinho. No caso do Inciclo você só encontra o coletor na cor transparente.

coletor menstrual

Fleurity

A Fleurity é outra marca muito conceituada que vende coletores menstruais no Brasil, e assim como a Inciclo, ela também oferece dois tamanhos de coletores, com as mesmas características. O tamanho 1 é deve ser usado por mulheres com mais de 30 anos, ou que já foram mães; e o tamanho 2 por mulheres com menos de 30 anos e que nunca tiveram filhos.

No caso da Fleurity os coletores são coloridos. O tamanho 1 é rosa, e o 2 roxo. Porém a empresa oferece ainda a opção sem pigmento. Além disso, eles também oferecem o kit com um coletor de cada tamanho, que você pode comprar com uma amiga, por exemplo, ou comprar um de cada tamanho para ver com qual você vai se adaptar melhor. Lembrando que os coletores menstruais não devem ser compartilhados, ok?

coletor menstrual

Prudence: Coletor descartável

Não poderíamos deixar de falar do coletor descartável da Prudence, que você pode inclusive usá-lo durante a relação sexual. O nome dessa maravilha é Softcup! Segundo a marca ele é super confortável tanto para o homem quanto para a mulher, e o melhor, você vai poder ter relações sem fazer sujeira.

O funcionamento dele é idêntico ao coletor tradicional, com a diferença que você deve jogá-lo fora depois das 12 horas de uso. Além de poder transar com o Softcup, ele também conta com os mesmos benefícios dos outros coletores.

A caixinha com quatro unidades pode custar entre 22 reais, até 35 reais. Ou seja, varia muito! Faça uma boa pesquisa antes de comprar o seu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here