Como clarear a barriga depois do parto e como cuidar estrias antes da gravidez

0
7805

Antes de engravidar, a mulher é de um jeito. Durante a gravidez, fica de outro jeito. E após o parto, volta de outro jeito! Com exceção de casos raros, a mulher costuma ficar surpresa com a sua aparência depois da gravidez, desde ganho de peso a nova postura, por exemplo. E é bem provável que uma das áreas mais afetadas após o parto seja a barriga, a qual fica estufadinha, com pele muitas vezes flácida e também com uma cor mais escura, que é justamente o assunto de hoje deste artigo.como clarear a barriga depois do parto

Por que a pele da barriga fica escura?

É completamente normal a barriga ficar com uma coloração mais escura do que o seu tom de pele logo depois do parto. Isso acontece porque ocorre uma alta concentração de melanina na região da barriga, o que tende a diminuir com o tempo.

Depois do parto, a pele vai voltando do estiramento causado pelo crescimento do bebê, e essa retração da pele ocasiona em manchas, muitas vezes. A pele também tende a ressecar e descamar, formando um “lodinho”, colaborando para uma pele mais murcha que tende a ficar escurecida.

Além da pele escura, podem aparecer linhas avermelhadas ou escuras e também estrias, justamente pela sensibilidade da pele querendo voltar ao normal. Infelizmente, o processo de recuperação total pode demorar um pouco; segundo dermatologistas, pode demorar cerca de 6 meses pra voltar como era antes.

Muitas mulheres também desenvolvem a “linea nigra”, aquele traço dividindo a barriga ao meio, indicando a distensão abdominal na área, em que acumula-se melanina. A área vai clareando em cerca de 1 ano depois do parto, podendo nem desaparecer por completo sem a ajuda de tratamentos estéticos.

Como clarear a barriga depois do parto?

– Procedimentos estéticos: As manchas de gravidez podem ser removidas ou atenuadas através de tratamentos estéticos, com peelings ou laser. Antes de fazer algo, você deve ir ao médico dermatologista para ele lhe indicar.

– Loções de limpeza: O uso tópico de loções de limpeza, como removedores de maquiagem, demaquilantes ou esfoliantes, na região pode ajudar na retirada do “lodinho” formado na pele escurecida; muitas mulheres aprovam, porém outras dizem que as manchinhas não saem totalmente.

– Cremes clareadores: Colaboram para uma pele mais hidratada, ajudando a aumentar os níveis de colágeno, trazendo mais firmeza à área e colaborando para eliminar as manchas; opte por aqueles que claream respeitando seu tom de pele.

– Produtos anti-estrias: Esses produtos costumam agir como um controlador dos níveis de melanina no nosso corpo e podem clarear a barriga.

– Método caseiro: Esfoliação com fubá e creme hidratante: Faça massagens na região da barriga com essa misturinha; muitas mães que fazem uso desses segredinhos caseiros aprovam.

– Método caseiro: Usar bucha vegetal nos banhos: Faça massagens suaves esfregando a bucha vegetal na área da mancha durante o banho; não precisa fazer força ao esfregar, se não você vai se ferir; é apenas mais um tipo de esfoliação na pele para se fazer.

– Método caseiro: Gaze com álcool: Passe gaze molhada no álcool sobre a barriga; muitas mamães aprovam esse método, dizendo que clareia em poucos dias.

– Método caseiro: Alfazema: Lavar a barriga com loções de alfazema ou água da alfazema pode ajudar bastante também no clareamento, além de ter um cheirinho bem gostoso.

Antes da gravidez: Como evitar manchas, estrias e outros problemas na barriga?

Pra quem ainda não engravidou, mas quer se precaver para evitar ao máximo manchas na barriga, além de estrias, inchaços e outros probleminhas que possam surgir, como também pras mamães que vão ter próximas gravidezes, eis algumas dicas:

– Evitando manchas: O aumento de melanina durante a gravidez pode ser agravado pela alta exposição solar, portanto procure evitar ficar muito tempo no sol; use sempre bastante protetor solar; mantenha-se sempre hidratado, bebendo muita água e aplicando cremes hidratantes; um bom aliado às barrigas das mamães é o óleo de amêndoas sendo aplicado diariamente pelos 9 meses de gravidez.

– Evitando estrias e celulite: Evite ganhar peso; evite banhos muito quentes; passe óleos ou cremes hidratantes 2x ao dia à base de uréia na barriga, seios e coxas; beba muita água; faça exercícios físicos; alimente-se bem.

– Evitando inchaços: Coma pouco sal e gordura; beba muita água; use meias de compressão também; faça exercícios leves como caminhadas, para melhorar a circulação do sangue;

Como clarear a barriga depois do parto e como cuidar estrias antes da gravidez
Avalie este post

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here