Como Fazer Drenagem Linfática em Casa: Na barriga, nas pernas e no rosto

0
1253

Imagine um tratamento de beleza que emagrece, ajuda muito na sua saúde e, melhor ainda, dá pra fazer sozinha? Sim, existe, e é a auto drenagem linfática! É um tratamento que também é feito em clínicas estéticas, SPAs, salões de beleza, e agora vai ser feito na sua casa, e vai te ajudar a melhorar a circulação sanguínea, eliminar inchaços, modelar formas e visivelmente te ajudar a perder aquelas gordurinhas, nesse post vamos mortrar como fazer drenagem linfática em casa.

Como fazer auto drenagem

Quer aprender a como fazer? Vem com a gente!

Como preparar a pele?

Antes de saber como fazer drenagem linfática em casa , é recomendado que seja feito com antecedência o preparo da pele da região em que fará o tratamento. Um dos primeiros cuidados a serem feitos é esfoliação semanal com cremes apropriados, os quais uma dermatologista ou até esteticista podem te indicar.

Evite métodos caseiros de esfoliação com açúcar, pois eles também tiram as partes sadias da pele, não apenas as células mortas. O ideal é usar cremes e loções que esfoliam e também hidratam a pele. E por que fazer esfoliação? Com uma melhor limpeza externa da pele, a limpeza interna promovida pela auto drenagem será mais bem sucedida.

Cremes para auto drenagem

A fim de penetrar bons nutrientes, como também ajudar no deslizamento das mãos ou de outro equipamento sobre a pele, o uso de cremes e óleos é indicado para a auto drenagem. O ideal é que você depile a região local para facilitar a drenagem, e em seguida praticar a esfoliação com creme esfoliante de qualidade.

Muitos desses cremes esfoliam a pele de forma saudável, penetrando nutrientes como colágeno e outras proteínas, como também outros princípios ativos que estimulam a circulação sanguínea. E para a massagem local, utilize óleos naturais para melhor deslizamento e suavidade. Dá pra fazer os movimentos sem cremes também, depende de sua preferência. Uma dica para suavizar ainda mais a pele antes da drenagem é um bom banho quentinho.

Intensidade da pressão na auto drenagem

Quem vai manejar a pressão sobre a pele durante a massagem é você ou quem lhe ajudar, mas vale reforçar que devem ser movimentos leves, suaves, sem força aplicada. O segredo são os movimentos circulares, constantes e de no mínimo 3 repetições sobre cada área, e a suavidade desses movimentos melhora de acordo com o óleo que você usar. Lembre-se de fazer pressão suave sobre os gânglios, para não ocorrer nenhum tipo de desconforto depois da massagem. E é importante não fazer forças principalmente sobre veias e vasinhos, pois pode até causar hematomas ou trombose venosa.

Como fazer drenagem linfática em casa

Nas pernas:

No caso da auto drenagem nas pernas, o ideal é apoiar cada perna de uma vez num local confortável e ir fazendo a massagem drenando dos membros inferiores até as virilhas, com uma mão virada em direção contrária à outra; massageie também desde o tornozelo à parte detrás do joelho; faça também movimentos para cima subindo da coxa para as virilhas e bumbum. Isso é muito bom para celulites e inchaços locais, pois pressionando as áreas com gânglios linfáticos você reativa a circulação local e estimula eliminação de toxinas.

Outra forma de drenar as pernas é utilizando algum objeto que faça sucção, de leve, como um desentupidor. Essa pressão que ele cria sobre a pele simula um bombeamento na pele, estimulando bem os gânglios. Faça esse movimento de pressão sobre as áreas das pernas entre 5 a 10 vezes.

Na barriga

Aplique o creme sobre a sua barriga, de preferência de pé, e vá fazendo movimentos em espiral, de baixo para cima; a dica é acompanhar o movimento do intestino. Passe as mãos lateralmente, do final das costelas pra frente; e depois movimentos para baixo, das costelas em direção às virilhas. Repita esses movimentos de 5 a 10 vezes, sempre empurrando a barriga para baixo, nunca para cima. Você também pode fazer esses movimentos deitada, massageando a área dos lados, em movimentos circulares.

No rosto

Já a auto drenagem no rosto é mais fácil de ser feita, dando maior autocontrole para a pessoa fazer em si mesma. Inicie nas áreas do pescoço, com uma massagem lenta, fazendo círculos suaves. Vá subindo até as orelhas e massageie bem também, pode ser bem relaxante. Fazer uma massagem na parte de trás da cabeça também ajuda a ativar melhor a circulação e é bem gostoso. Por fim, desça para a região abaixo do queixo, na “papada”, e massageie devagar, como também nas linhas mandibulares.

Agora que já relaxou a área da cabeça, pescoço e ao redor do rosto, foque na pele facial, começando desde o queixo até chegar à testa, para facilitar os movimentos, veja a imagem a baixo mostrando o sentido dos movimentos. Faça o mesmo nas têmporas (se preferir feche os olhos ao fazer isso, é bem relaxante). Na região das maçãs do rosto, faça movimentos circulares, sempre para cima, de forma leve, sem pressão. Massageie na região entre os olhos, devagar na região das olheiras, buço e em todo o resto, do queixo à testa, sempre em movimentos ascendentes.massagem facial

Quantas vezes devo fazer por semana?

Para conseguir bons resultados, procure fazer essa massagem na área em que está focada de 2 a 3 vezes por semana, já é um rotina positiva. Mas caso tenha tempo e consiga, pode fazer todos os dias, de preferência na parte da noite, antes de dormir, pois quando você for descansar, seu corpo vai lidar melhor com as toxinas e líquidos acumulados durante o dia.

Contraindicações da auto drenagem

Não é recomendado para pessoas que sofram com tais condições ou estejam em tratamento de: pressão alta, reumatismo, asma, lúpus, cânceres, tumores, problemas venosos como trombose e também problemas na tireóide. Mantenha sempre seus exames em dia para saber se você pode fazer tranquilamente uma drenagem linfática em casa ou num centro estético especializado.

Como Fazer Drenagem Linfática em Casa: Na barriga, nas pernas e no rosto
Avalie este post

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here