Compulsão alimentar: O que é? Quais os sintomas? Como controlar?

0
301

Se você sente uma necessidade frequente de comer, isso pode ser sinal de uma doença que assola muitas pessoas pelo mundo todo, a compulsão alimentar. Saiba mais sobre o assunto, como identificar, além de dicas de tratamentos e muito mais.

compulsão alimentar

O que é compulsão alimentar?

Compulsão alimentar é um tipo de transtorno mental em que existe a necessidade e vontade de comer, mesmo sem estar sentindo fome, fazendo a pessoa perder o controle. Na maioria dos casos, a pessoa não deixa de se alimentar quando já está satisfeita, isso faz com que seja ingerida uma alta quantidade de alimentos em pouco tempo.

Sintomas da compulsão alimentar

Uma pessoa com compulsão alimentar come muito, mesmo quando está com fome, e continua comendo, mesmo já estando saciado. Outro ponto para identificar é a velocidade da refeição, na qual uma pessoa compulsão alimentar come muito mais rápido do que as pessoas normalmente se alimentam.

Outro sintoma é comer quando está sozinho ou se isolar para isso, comendo em segredo, como se fosse algo errado mesmo. E um sintoma bem comum é se sentir triste por comer demais e ter plena consciência do seu exagero e perda de controle, levando à depressão.

Causas da compulsão alimentar

Dietas incorretas: Após fazer dietas muito rígidas que não satisfazem, a pessoa fica deprimida por conta da alta privação de alimento e isso aumenta o desejo por mais quantidade de comida.

Problemas emocionais: Muitas pessoas usam problemas emocionais como gatilho para compulsão alimentar.

Problemas emocionais graves: A compulsão alimentar também pode estar ligada a fatores traumáticos, fazendo com que ela tenha práticas graves após comer compulsivamente, como induzir vômitos ou beber laxantes.

Estresse: Muita gente se acalma ao comer, principalmente comidas que gosta muito, e muitas vezes perde o controle.

Problemas com o corpo: Muitas pessoas buscam padrões corporais e tentam ao máximo fazer dietas mirabolantes, porém descontam na comida depois de forma descontrolada.

Nos piores casos, ainda tentam remediar com remédios para emagrecer e acabam comprometendo suas saúdes dessa forma.

Como controlar compulsão alimentar?

O primeiro passo é buscar ajuda médica que pode ser com um clínico-geral, nutrólogo, psiquiatra e/ou endocrinologista, depende da real causa. Não há um teste que diagnostique a doença, e sim uma conclusão é feita com base no relato do paciente sobre sua saúde física e mental.

Um médico que com certeza deve ser consultado é o psiquiatra especializado em compulsão alimentar, o qual vai cuidar da parte emocional ensinando formas de controle e também receitando, se necessário, medicamentos de acordo com os episódios de compulsão. Além disso, são algumas dicas de autocontrole:

  • Não faça dietas extremamente restritivas. Consulte um nutricionista para saber como fazer uma boa dieta para você.
  • Antes de se alimentar, pare e avalie se realmente é fome ou vontade. Um diário alimentar, com comidas e horários pode ajudar. Ter horários para comer e o que comer em casa refeição ajuda a regular a rotina de compulsão.
  • Entenda que você não precisa comer menos, apenas comer melhor. Fazendo refeições mais completas, nutritivas e saborosas, você fica saudável e mais saciado por mais tempo, isso diminui os episódios de compulsão até parar. Vale a pena tentar!
  • Tenha atenção todas as vezes que comer na hora certa, mastigando bem e aproveitando a refeição. Perceba quando a fome se transforma em saciedade e respeite esse mudança.

como controlar a compulsão alimentar

Tratamentos para compulsão alimentar:

Tratamento natural

Uma forma de cuidar da compulsão alimentar é com medicamentos fitoterápicos totalmente naturais, com extratos de fluidos de plantas, que controlam a compulsão e sintomas de estresse e depressão.

Algumas das plantas mais usadas são: Passiflora, Garcínia, Hipérico, Lúpulo e Alecrim. Seja em forma de chás, cápsulas ou pó, os médicos homeopatas costumam indicar como opção natural para tratar a doença.

Remédios

Dentre os tipos de medicamentos que um psiquiatra pode indicar estão remédios para ansiedade, como calmantes e antidepressivos mais fortes, e também os inibidores de apetite, para controlar melhor o organismo quanto às vontades bruscas de comer. Consulte seu médico sobre algum remédio que seja interessante para você.

O acompanhamento com um psicólogo pode fazer boa diferença na vida de quem tem compulsão alimentar, pois ele ajuda através de testes, perguntas e motivações para você garantir autoconhecimento sobre o assunto.

Você pode passar a entender as verdadeiras origens do problema e saber lidar melhor com ele. Ele também poderá lhe recomendar um psiquiatra para ter acesso a medicamentos, se necessário.

Inibidores de apetite

Inibidores de apetite são um tipo de medicamento indicado também nos casos de compulsão alimentar, de modo a fazer a pessoa sentir menos vontade de comer o tempo todo.

Só cabe ao médico indicar o melhor para o seu caso, mas desde já lhe apresentamos um medicamento natural considerado um dos melhores do mundo quando o assunto é inibir a fome.

Inibium Caps

Além de controlar a fome, ele ajuda a eliminar gorduras localizadas, acelera o metabolismo, regula o intestino e combate envelhecimento precoce através dos seus nutrientes e extratos naturais.

Quer saber mais? É só acessar https://inibiumcaps.com.br e conferir mais sobre o produto!

Compulsão alimentar: O que é? Quais os sintomas? Como controlar?
Avalie este post

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here