Contorno (Maquiagem): Como fazer? Redondo, Quadrado, Oval e mais!

0
382

O universo da maquiagem possui técnicas simples para valorizar traços estratégicos do rosto de uma pessoa, de modo a destacar o que há de melhor e disfarçar outros pontos.

Além da iluminação, outra dessas técnicas muito importantes que varia de acordo com cada tipo de rosto é o contorno. No texto de hoje, vamos te ensinar a como fazer contorno de rosto seja qual formato for o seu, como redondo, oval, fino, dentre outros. Confira!

Contorno Maquiagem

Produtos para contorno de rosto

Seja qual for o formato do seu corpo, sem os produtos certos você não vai obter um contorno bem feito e, principalmente, com acabamento natural.

Não queremos rosto marcado, né? Confira abaixo um combo de produtos essenciais para um contorno perfeito.

A maioria pede diferentes tons para adaptar a diferentes pontos do seu rosto, como tons mais claros para iluminar e mais escuros para contornar e disfarçar.

Corretivo cremoso:

O melhor tipo para dar um efeito natural na pele é o corretivo cremoso. Ao invés de comprar vários corretivos em diferentes tons, compre paletas que já vem com uma variedade de tons claros e escuros para adaptar à sua pele.

Use um corretivo de 2 a 3 tons mais claros que a sua pele para iluminar determinadas partes do rosto; já para contornar, definir e camuflar imperfeições, utilize cerca de 2 a 3 tons mais escuros.

E ainda temos os corretivos coloridos, apropriados para espinhas ou olheiras mais vermelhas ou roxinhas. Pesquise o melhor para seu tipo de imperfeição que deseja disfarçar.

Blush cremoso:

Outro produto que valoriza bem o contorno escuro do rosto são blushs cremosos. Esse tipo de textura é mais fácil de ser esfumado e ainda se transforma num pó quando seca. Os mais usados para contorno são os nas cores marrons e mais terrosas, das mais claras às mais escuras.

Base líquida:

Para as linhas de contorno mais claras e naturais, a base líquida do dia a dia também ajuda muito. Uma dica é usar base mais clara quando se deseja ressaltar alguma parte do rosto e outra mais escura nas partes que deseja disfarçar.

A base em bastão também é muito utilizada, mas pode marcar a pele com mais facilidade e é mais difícil de espalhar. Tudo depende da sua experiência com maquiagem e tipo de marca comprada.

Pó compacto:

O produto para a última etapa do contorno é o tradicional pó compacto, para selar e tirar brilho, sendo assim não é para ser aplicado nas áreas de iluminação. O pó bronzeador sem brilho também é indicado na finalização.

Para contornos menores, até mesmo uma sombra em tom marrom matte pode ser usada como pó. Uma dica para tornar a aplicação mais fácil e fluida é umedecer o pincel na água ou em fixadores de maquiagem.

Pincéis e esponjas

Utilize pincéis e esponjas corretos para aplicar e esfumar bem os produtos. O segredo é dar batidinhas em cima dos traçados feitos para o contorno. Espalhar bem é o ideal para um contorno bem natural.

Contorno para cada tipo de rosto:

  1. Contorno para rosto redondo

O principal objetivo de contorno para rosto redondo é afiná-lo, trazer mais ângulos e linhas no rosto. Para isso, os maquiadores recomendam escurecer as laterais do rosto com ajuda de maquiagem mais escura e iluminar nas áreas centrais.

Contorno para rosto redondo

  1. Contorno para rosto oval

O tipo de rosto oval é o mais fácil para contornar, pois precisa de menos truques de contorno.

A dica dos maquiadores é escurecer mais na parte das maçãs do rosto, que tendem a ser as partes mais largas do rosto. A iluminação traz equilíbrio na parte mais central, do queixo, nariz e testa.

Contorno para rosto oval

  1. Contorno para rosto quadrado / retangular

No caso dos rostos quadrados ou retangular, existem muitas linhas marcantes, e a ideia então é suavizar nas quinas. A dica dos profissionais é escurecer nas laterais da testa e do maxilar, e iluminando no centro dessas partes, para dar destaque.

Contorno para rosto quadrado / retangular

  1. Contorno para rosto fino

Rostos mais finos têm o formato de coração ou triângulo invertido, com uma testa um pouco mais larga e vai afinando até a parte do queixo.

Para esses casos, a dica é afinar o rosto por inteiro, ou seja, escurecer com contorno nas laterais das partes mais largas do rosto fino, como nas laterais da testa, nas pontas das maçãs ou nas laterais do rosto em geral.

Contorno para rosto fino

Vídeo: Passo a passo de contorno de rosto

Confira abaixo um tutorial muito bom da youtuber Andrezza Minotto sobre todos os passos para um contorno perfeito e fácil de fazer!

Contorno (Maquiagem): Como fazer? Redondo, Quadrado, Oval e mais!
Avalie este post

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here