Controlar a ansiedade: Com Atitudes, Alimentação ou Medicação

0
138

Muitas pessoas se consideram ansiosas por causa daquele nervosismo que vem antes de uma prova, entrevista de emprego, apresentação de um trabalho ou encontro amoroso, ou ao esperar uma resposta, um telefonema ou uma mensagem importante, mas a verdade é que a ansiedade é muito mais que isso, e  por isso é saber importante saber como controlar a ansiedade.

A ansiedade é um transtorno psicológico que causa vários sintomas físicos como a sudorese, o aumento da pressão, a taquicardia, náuseas, formigamento e a falta de ar, afetando a qualidade de vida das pessoas que não conseguem controlar esse mal-estar, mesmo que não esteja em uma situação onde seria normal que a ansiedade aparecesse.

controlar a ansiedade

No artigo de hoje vamos dar várias dicas para controlar a ansiedade de maneiras fáceis e naturais, e outras opções além da medicação.

Atitudes que ajudam a controlar a ansiedade

 

  • Pratique atividades físicas, para elevar a produção de serotonina, substância que aumenta a sensação de prazer e ajuda a relaxar e a regular o sono e o humor. Você não precisa ir à academia, e sim caminhar um pouco pela manhã para se beneficiar dos efeitos durante todo o dia, correr ou dançar em casa mesmo, com a música alta enquanto faz faxina, por exemplo.
  • Pratique ioga ou meditação, para reduzir o nível de estresse diário e manter o foco no presente, ao invés de deixar a mente vagando entre o passado e o futuro.
  • Faça acupuntura, que ativa os pontos certos e aliviam o estresse, a tensão e a ansiedade.
  • Aprenda a controlar a respiração, inspirando o ar lentamente pelo nariz, com a boca fechada e deixando o abdômen expandir-se (estufando a barriga e não o peito) e depois expire lentamente, expelindo o ar pela boca.
  • Crie uma rotina para dormir bem, tomando um banho morno ou quente para relaxar, um chá ou suco de maracujá e evitando pensar em assuntos sérios, decisões e problemas ao ir pra cama.
  • Evite pensamentos negativos ou catastróficos, se questionando se o seu medo é justificado ou não.
  • Preste atenção nas coisas ao seu redor para diminuir a atenção aos sintomas físicos causados pela ansiedade. Vale olhar pela janela do ônibus, olhar como as pessoas estão vestidas, ouvir música, ler um livro ou fazer exercícios que demandam concentração.
  • Faça terapia, para aumentar o seu autoconhecimento e saber a fonte da sua ansiedade, além de aprender como se comportar nas situações de ansiedade.
  • Tome um banho quente (que ajuda a relaxar a musculatura) e sinta o seu corpo, tocando cada parte dele e falando o que está fazendo, para trazer a sua mente para o momento atual e desviar a atenção do que estava te deixando ansiosa.

 

Alimentos que ajudam a controlar a ansiedaderoendo unha

 

  • Consuma alimentos que sejam rico em triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, como a banana, o leite, os ovos, queijos magros, carnes, peixes e o chocolate.
  • Os carboidratos presentes nos pães, arroz, aveia, feijão, massas, batata, mel, jabuticaba, uvas e maçãs elevam o nível de açúcar no sangue, dando energia, bem-estar e disposição.
  • Ingira vitamina C, que ajuda a diminuir a secreção de cortisol, um hormônio liberado pela glândula adrenal em resposta à ansiedade e ao estresse.
  • Use mel para adoçar as bebidas ou nas frutas, pois ele também ajuda o organismo a produzir a serotonina.
  • Inclua o espinafre e a alface na sua dieta, pois eles são ricos em folato (ácido fólico), que é considerada uma potente vitamina antidepressiva natural.
  • Tome um chá que tenha efeito sedativo, como a melissa, a camomila e a valeriana, por exemplo.

Medicamentos que ajudam a controlar a ansiedade

Mesmo que você esteja fazendo terapia e colocando em prática as dicas que demos aqui, pode ser que a sua ansiedade não diminua, porque ela pode ser causada por alterações hormonais, que só podem ser melhoradas com o uso de remédios, indicados pelo médico psiquiatra.

Esse tratamento pode ser feito com medicamentos ansiolíticos, que tem o poder de anestesiar de forma parcial a sua sensibilidade neurológica e fazer que você perca a capacidade de ter excitações desproporcionais em suas emoções, ou com antidepressivos, que ajuda a fazer com que as preocupações sejam minimizadas e os pensamentos ruins sejam desconsiderados mais facilmente pelo cérebro.

Não tenha medo dos medicamentos psiquiátricos e não use medicamentos sem receita médica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here