Creatina: O que é, Para que serve, Como tomar e Seus Efeitos Colaterais

0
92

A Creatina é um dos melhores suplementos para ajudar quem deseja melhorar a recuperação dos músculos após os treinos. De modo geral ela pode ser encontrada em alimentos como a carne vermelha, porém em pouca quantidade. E para aumentar a ingestão dela é possível utilizar de suplementos que melhoram as funções do corpo. Para saber mais sobre os benefícios da Creatina, onde encontrar e como ela é melhor utilizada, continue lendo esse artigo que explicamos tudo!

Creatina

O que é a Creatina?

A Creatina é um suplemento muito utilizado por atletas que queiram melhorar a hipertrofia e ter melhores desempenhos nos treinos. Ela é mais indicada por quem faz exercícios que exigem velocidade, força, e energia.

Ela pode ser produzida de maneira natural nos rins, e consumida principalmente pela ingestão de carne vermelha. Porém ela não é produzida em quantidade suficiente para poder proporcionar todos os benefícios que o corpo de um atleta necessita, por isso, ela pode ser consumida em forma de suplementos que são vendidos em lojas naturais e de produtos voltados para treino.

Para que serve a Creatina

Com a Creatina é possível ter mais energia e assim conseguir aumentar os períodos de treino, e quando se treina mais também se tem mais benefícios como a perda de gordura localizada, o ganho de massa magra, o ganho de músculos, definição do corpo e hipertrofia em geral. Mas além disso, ela também atua na recuperação dos músculos fazendo com ela ocorra de maneira mais rápida e assim você consiga voltar a treinar mais rapidamente.

Como a Creatina produzida pelo corpo não é suficiente para poder fazer com que você tenha todos os benefícios citados acima, algumas pessoas recorrem então para os suplementos de Creatina, que muitas vezes são em pó e tomados diariamente por período médio de 3 meses, ou até que você produza a quantidade suficiente naturalmente.

Porém antes de começar a fazer uso da Creatina é necessário consultar um médico, nutricionista ou nutrólogo, que é quem poderá recomendar as dosagens corretas e avaliar se você realmente pode fazer uso desses suplemento.

O uso sem o acompanhamento profissional pode trazer prejuízos a sua saúde. Por isso só faça o uso com a supervisão de um médico ou outro profissional de saúde.

Como tomar

Existem três maneiras principais de como se utilizar a Creatina, e todas elas devem ser feitas com supervisão e de maneira regular para se ter os melhores resultados.

Lembrando que seu uso sem a musculação não ajuda a ganhar massa magra ou músculos, ou vez que é tudo fruto de uma combinação de suplementação e treinos.

Você pode fazer o uso dela por três meses, nesse caso deve-se ingerir de 2 a 5 gramas por dia em horários alternados.

Pode-se utilizar a Creatina como forma de suplementação para sobrecarga: Nesse caso nos primeiros 5 dias é necessário ingerir 30 gramas dividindo em 3 ou 4 vezes ao dia. Depois deve-se diminuir a dosagem para 5 gramas por dias por mais 12 semanas. Após esse período é necessário fazer uma reavaliação da sua saúde para saber qual dosagem continuar tomando.

mulher e homem musculosos

Outra maneira de utilizar é de forma cíclica, quando você toma 5 gramas de Creatina por dia e depois interrompe por 3 semanas. Depois volta por mais seis semanas e interrompe por mais três e assim por adiante.

Seus efeitos não são imediatos, por isso não adianta tomar antes do treino e acreditar que terá melhora no desempenho já naquele momento. Porém já nos primeiros dias você já tem melhora significativa nos treinos, terá mais energia, e assim conseguirá mais músculos.

Efeitos colaterais 

Muitas pessoas ouvem que tomar-la pode fazer mal, porém existe verdade e mentira nessa afirmação. Se você utilizar as doses de suplemento de Creatina recomendadas por um profissional da saúde, você irá ingerir doses pequenas dessa substância e de acordo com a sua necessidade e com o seu estado de saúde.

Porém seu consumo sem acompanhamento e por conta própria pode fazer com que você tome doses a mais ou a menos do que o recomendado e isso pode fazer mal a sua saúde, em especial aos rins, onde a Creatina é produzida de maneira natural.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here