Cuidados com a pele no inverno: Dicas valiosas para esta época do ano

0
685

Durante o inverno, a umidade do ar diminui e assim as temperaturas frias se elevam. Com a chegada do frio o corpo transpira bem menos, assim fazendo que a pele fique bem mais seca que o normal. Por isso é muito importante ter cuidados com a pele no inverno e em outras estações.

Além das temperaturas frias elevadas, a frequência de banho mais quentes também aumentam e ocorre a remoção da oleosidade natural da pele.

Mas você sabe quais cuidados deve se tomar durante essa época? Para ter a pele saudável em todas as estações do ano. Fique atenta (o) a nossas dicas infalíveis que separamos neste post, para você ter uma pele saudável durante esta estação como no resto do ano.

Cuidados com a pele no inverno

Quais cuidados devo tomar?

Não economize nos hidratantes corporais e faciais nesta época, pois é muito importante ter uma hidratação profunda. Vale ressaltar que não é indicado cremes faciais compostos por álcool pois pode ocorrer o aumento do ressecamento ou provocar qualquer tipo de irritação.

Use muito protetor solar!! Sim! o protetor solar deve ser usado também nesta época do ano, pois está ocorrendo raios solares da mesma forma e sua pele está correndo riscos na mesma intensidade.

Tenha uma alimentação adequada com legumes, hortaliças, frutas e principalmente alimentos ricos em em vitaminas e minerais, pois eles neutralizam os radicais livres e assim prevenindo o envelhecimento.

A soja também é um dos alimentos mais indicados nesta época. Ela é rica em isoflavonas que são substâncias que previnem o ressecamento da pele e melhoram a elasticidade.

Evite o uso de esfoliantes nesta estação, pois o uso pode irritar ainda mais a sua pele.

Não se seque com toalhas ásperas, e se for usar passe delicadamente, principalmente no rosto.

Use sabonetes neutros, eles não agridem tanto a pele.

Se tomar 2 banhos por dia, ensaboe o corpo todo só em um deles.

Não passe a lingua nos labios ressecados, isso só piora a situação.

Evite alimentos gordurosos.

Aposte na água termal, que é uma ótima forma de se hidratar e acalmar a pele. E se você quer uma sensação de frescor a água  termal também é uma excelente opção.

Abuse nos procedimentos estéticos como peeling e tratamentos a laser, pois nesta estação o sol está mais ameno.

Doenças comuns nesta época

O inverno é uma das épocas mais gostosas que se tem durante o ano, mas com ele, vem várias doenças que são um pouquinho chatas e que acabam incomodando. E alguma delas são:

Dermatite seborreica: É uma doença que ocorre mais em lugares que os pelos estão presentes, como cabeça e face. Neste tipo de dermatite ocorre uma descamação da pele que é causada pela desregulação sebácea. Ocorre com frequência a produção de oleosidade nestas regiões, descamação e coceira.

A descamação pode gerar caspas indesejáveis e incômodas que podem variar de finas até uma formação de uma crosta que fica aderida no couro cabeludo.

Psoríase:  A psoríase pode afetar homens e mulheres na mesma intensidade.  A psoríase pode ser crônica mas não contagiosa e pode afetar pessoas na faixa etária de 20 a 40 anos.

Ictiose vulgar: É uma patologia que aparece frequentemente nesta época e principalmente após o nascimento. Pode aparentar uma leve descamação da pele.

Xerose cutânea:  Nesta patologia a pele fica extremamente seca que é causada pela a falta de água no corpo. Por isso é importante tomar bastante líquido nesta época.

Se ocorrer a identificação de qualquer uma dessas patologias, procure um dermatologista, ele é o profissional mais indicado para tratar desses casos citados que tem relação com esta época.

Dicas bônus

  • Beba muito água! É indicado pelo menos dois litros por dia.
  • É importante passar o hidratante logo quando se sai do banho, pois a penetração será melhor.
  • Para peles oleosas e com acne é mais indicado usar o oil free nas áreas de maior oleosidade.
  • No inverno os lábios sofrem na mesma proporção, por isso é importante o uso dos protetores labiais.
  • Não hidrate apenas rosto e mãos, tente hidratar o corpo por inteiro, cuide-se o bastante para que na chegada da primavera sua pele esteja viva e radiante.
  • Não esqueça que é essencial ter o acompanhamento com o seu dermatologista no inverno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here