Cuidados com a pele no outono e inverno: Do rosto e corpo

0
1080

A chegada das épocas de outono e inverno traz uma clima mais frio e muito mais seco, o que afeta nossa saúde e também estética. Essa queda de umidade junto com ventos frios faz mal para a nossa pele, seja de qual tipo for.

Sendo assim, são momentos no ano que exigem cuidados extras diários para proteção e hidratação constante da pele. Você sabe como cuidar da pele no outono e inverno? Vem saber com a gente no artigo de hoje.Cuidados com a pele no outono e inverno

Áreas da pele mais afetadas durante outono e inverno

Essas épocas do ano fazem com que usemos mais roupas de mangas compridas, calças e vestidos longos, deixando as regiões da face e busto mais à mostra. Sendo assim, essa clima seco atinge diretamente áreas como todo o rosto, pescoço, colo e ombros; principalmente lábios e bochechas na parte do rosto.

E é cuidando dessas áreas que podemos sobreviver ao outono e inverno e chegarmos com a pele linda e preparada para o sol do verão.

Cuidados com a pele do ROSTO no outono e inverno

Como foi dito, a pele do rosto fica bem sensível com as característica do clima seco, portanto merece cuidados ainda mais específicos do que em outros dias mais quentes e úmidos do ano, tais como:

  • Nada de lavar o rosto com água muito quente, pois ela tire a camada natural de gordura da pele, ideal para proteger durante esse clima;
  • Protetor solar não pode faltar, e tem que ser do tipo facial; não caia na mentira de que em dias nublados ou frios não temos raios solares UVA e UVB; para o rosto, você pode usar um fator de 30 fps para cima; algumas bases de maquiagem vêm com proteção solar, pesquise!;
  • Seus lábios vão pedir uma ajuda extra, portanto hidrate-os bem com protetor labial ou manteiga de cacau;
  • Evite usar produtos que usa quando está com a pele oleosa; a maioria desses contém ácidos e hidroxiácidos, os quais têm como efeitos colaterais coceira, ressecamento e repuxamento da pele; produtos para limpeza como esfoliantes também devem ter uso reduzido nessas épocas.

Cuidados com a pele do CORPO no outono e inverno

Mesmo protegido pelas roupas, nosso corpo vai ressecar; tanto pela umidade do ar, que está seca; como também porque bebemos menos água nessas épocas de baixa temperatura, então toda a nossa pele tende a ressecar. Aqui vão algumas dicas de cuidar da pele do corpo:

  • A regra de evitar banho quentes vale também para o corpo! O ideal são banhos mornos, não pegando fogo, e de no máximo 10 minutos de contato direto com a água. Sabemos o quanto é bom um banho quentinho nessas épocas, mas procure cuidar da sua pele e também e racionalize o uso da água na sua casa.
  • Use sabonetes sem muitos conservantes ou perfumes, dando preferência para os naturais e de glicerina; pois esses perfumados têm álcool e ressecam ainda mais a pele;
  • Não precisa usar buchas, isso remove a proteção natural da pele que precisa ser mantida;
  • Durante o banho, curta um momento com seu corpo passando óleos naturais, dos seus preferidos;
  • E após o banho, finalize com um hidratante corporal; a pele ainda úmida potencializa a entrada dos nutrientes dos cremes; são bons ativos ceramidas, ureia, ácido linoleico, glicerina, entre outros;
  • A regra do protetor solar também vale para a pele de todo o corpo. Não se engane! Raios solares podem ultrapassar a barreira de certos tecidos, ainda que cubram o corpo.

Vale a pena ir a um dermatologista para se preparar para essas épocas do ano! Ele vai analisar sua pele, reconhecer o tipo e saber o que te indicar, tanto em cosméticos quanto em cremes e maquiagem.

E saiba que essas são as melhores estações para fazer procedimentos estéticos, pois a pele está ressecada e necessita de nutrientes, então o que você colocar nela, tem altas chances de absorção; além de que vários procedimentos como peelings exigem evitar exposição ao sol, não sendo indicados para o verão, por exemplo.

Ah, e não se esqueça: Beba muita água! Sua saúde e sua pele vão agradecer!

Cuidados com a pele no outono e inverno: Do rosto e corpo
Avalie este post

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here