Cuidados com a pele: Tipos de pele, cuidados diarios para o rosto e corpo

0
310

A pele, o maior órgão do nosso corpo, é um grande reflexo direto sobre anda nossa saúde e bem-estar. Sendo assim, a pele necessita de cuidados especiais para sempre parecer bonita, hidratada e saudável. Mas para saber como cuidar da melhor forma diariamente, é necessário antes de tudo saber qual o seu tipo de pele. Continue na leitura para descobrir e saber como cuidar, tanto da pele do rosto quanto do restante do corpo.Cuidados com a pele

Tipos de pele

Cada pele possui características distintas, e para ter certeza sobre qual o seu tipo de pele, o ideal é consultar-se com um dermatologista. Certamente, sua pele se enquadrará numa das seguintes categorias:

  1. Pele normal

Principais características: Suave, aveludada, rosada, sem manchas.

Uma pessoa que tem pele normal possui um perfeito equilíbrio entre oleosidade e secura, ou seja, produz uma quantidade aceitável e necessária de óleo suficiente para hidratar a pele, mas sem deixar oleosa. Geralmente, é uma pele que tem boa circulação sanguínea e os poros são pequenos e praticamente imperceptíveis. Sendo assim, é considerado o tipo de pele ideal, mas ainda assim exige cuidados diários para manter-se em equilíbrio.

  1. Pele seca

Principais características: Sensível, sem brilho, pouco elástica, áspera, irritadiça.

Quem tem pele seca não produz óleo natural suficiente para hidratar a pele, sendo assim acaba virando uma pele extremamente sensível e exposta. Isso faz com que a pele costume “quebrar”, “rachar” ou descamar com mais facilidade; também tem mais chances de desenvolver rugas. É o tipo de pele que mais exige cuidados especiais diários.

  1. Pele oleosa

Principais características: Pele brilhosa (testa, nariz e queixo – zona T), com superfície mais espessa, tendências de acne.

É o tipo de pele mais fácil de ser identificado, afinal é uma pele que produz óleo em excesso. Os poros tendem a ser bem abertos, o que ajuda no acúmulo de sujeira e induz forte desenvolvimento de espinhas internas ou externas e cravos. Essa alta oleosidade pode ser reflexo de alterações hormonais, muito comum na adolescência em que os hormônios estão em sua potência máxima, afetando a pele da pessoa em cheio. Essa alta produção de sebo também aumenta as chances de desenvolver condições como seborreia. Outras possíveis causas são: genética, estresse e medicamentos com esse efeito colateral.

  1. Pele mista

Principais características: Zona T oleosa e demais áreas ressecadas.

Este é o tipo de pele mais comum entre os brasileiros. O próprio nome já explica, ou seja, esse é um tipo de pele que mistura um pouco de todos os tipos citados. Vão existir áreas secas e outras áreas oleosas, como também alguma parte que esteja 100% saudável. Normalmente, é uma pele brilhante, que apresenta oleosidade na zona T do rosto, e pode ser mais ressecada e opaca nas demais áreas da face.

Por que cuidar da pele diariamente?

Os cuidados básicos que devemos ter diariamente com a nossa pele envolvem novos hábitos de vida, além de limpeza e tratamentos cotidianos diretamente na pele. Eis algumas dicas para você compreender a importância de saber cuidar bem da pele todos os dias!  

  • Usar produtos de hidratação e tratamentos garantem uma pele saudável. Existem vários hidratantes e cremes, a maioria equilibrados com outros produtos de diferentes propriedades que também fazem bem pra pele, como protetores solar, ativos de anti-envelhecimento, vitaminas, anti-oxidantes, entre outros. Use aqueles de acordo com seu tipo de pele específico.
  • Falando em protetor solar, seu uso é indispensável todos os dias! Raios solares são os piores inimigos da pele, pois aceleram o processo de envelhecimento da pele e induzem o surgimento de manchas, além também de comprometer a saúde da nossa pele, podendo causar complicações graves como câncer de pele. O FPS mínimo recomendado pelos dermatologistas é o de fator 30.
  • Beber água também é essencial para uma pele hidratada, afinal a hidratação do corpo também reflete na pele. Estudos comprovam que quem bebe mais água possui uma pele mais firme, com viscosidade e muito mais bonita e iluminada também. Sendo assim, não beba menos que 2 litros de água por dia!beber agua
  • Que exercícios físicos ajudam na saúde você já sabe, mas você sabia que também ajudam na saúde da pele? Eles fazem com que nossa circulação sanguínea seja mais eficaz, portanto a irrigação da pele será melhor. Já notou que alguns exercícios, principalmente corridas ou outros aeróbicos, nos deixam com a pele avermelhada? Isso é saúde, pessoal!

5 dicas de cuidados com a pele do rosto

  • A limpeza é necessária para evitar acúmulo de sujeira, o que provoca oleosidade e favorece surgimento de espinhas e cravos. Essa dica também serve para tirar todo tipo de maquiagem ao chegar em casa, para aliviar os poros também.
  • Em paralelo à limpeza, os produtos tônicos ajudam a remover restos de impurezas que a limpeza comum não atingiu e ainda ajuda a fechar mais ainda os poros dilatados. Isso ajuda a manter o brilho da pele deixando-a pronta para receber hidratação.
  • A esfoliação também é de extrema importância para a pele do rosto, pois remove as células mortas e deixa a pele renovada e pronta para receber outros tratamentos em seguida. Além disso, renovando a camada da pele, você incentiva a área a desenvolver novas células, e isso é rejuvenescer, minhas amigas!
  • Faça semanalmente, ou mais vezes dependendo do seu tipo de pele, tratamentos com máscaras faciais, seja de produtos ou caseiras! Essas máscaras ajudam a estabelecer o ph do rosto, controlar oleosidade e devolver brilho natural e saudável da pele. Um exemplo de máscara simples caseira é usar clara de ovo na pele, pois tem propriedades clareadoras e rejuvenescedoras, sendo um excelente aliado nos cuidados com a pele.
  • Para quem tem uma rotina corrida e tem pouco tempo para dedicar aos cuidados com o rosto, invista em cremes anti-idade. São um pouco caros, mas possuem propriedades de cuidados diversos a partir da primeira aplicação. Eles ajudam a devolver a firmeza da pele e deixando mais distante o aparecimento de linhas de expressão, rugas e manchinhas, além disso é bem prático de passar e você pode levar pra todo lugar.

5 dicas de cuidados com a pele do corpocuidados com a pele do corpo

  • Para uma pele do corpo mais macia, ela precisa ter a umidade correta, tanto por dentro quanto por fora. Portanto, não invista apenas em cremes de hidratação externa, como também beba bastante água no dia a dia.
  • Além da hidratação, sua pele também vai precisar de nutrientes e vitaminas. Sendo assim, para uma pele radiante e jovem, mantenha na sua alimentação saudável e também use cosméticos à base de: vitamina C, vitamina E, vitamina A, ácidos graxos como ômega 3, selênio, zinco, dentre outros.
  • Evite ao máximo banhos quentes. Pode ser excelente para relaxar, mas para a sua pele é prejudicial, já que altas temperaturas comprometem a camada de lipídios que protege a pele e retém a umidade. Sendo assim, opte por água morninha ou gelada mesmo.
  • Faça o uso do cremes de hidratação logo após o banho, pois os nutrientes serão melhores absorvidos.
  • Cuide da sua pele com produtos diferentes para cada tipo de clima ou estação. Exemplo: algum hidratante mais leve quando clima estiver muito seco ou você tiver indo bastante à praia, por exemplo; ou hidratantes mais intensos durante o frio e na falta de umidade.
Cuidados com a pele: Tipos de pele, cuidados diarios para o rosto e corpo
Avalie este post

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here