Depilação com lâmina: Mancha ou escurece a pele? Saiba dicas do procedimento!

0
218

A depilação com lâmina é um dos métodos de depilação mais rápidos que existem, sem contar sua vantagem econômica e totalmente indolor.

Ao contrário do pensamento da maioria das pessoas, a depilação com o uso da lâmina tem eficiência e pode deixar a pele bem lisa e sem outros problemas recorrentes.

Depilação com lâmina

Respostas a dúvidas frequêntes:

Mancha a pele?

Qualquer tipo de depilação pode prejudicar a pele e, por sua vez, ocasionar manchas na pele, pois o processo é visto como uma agressão à cútis.

Para evitar as manchas, deve-se:

  • Evitar tomar sol pelo menos por dois dias após a depilação,
  • Não passar produto à base de álcool ou ácidos após a depilação,
  • Lembrar sempre do protetor solar,
  • Remover os pelos no sentido de nascimento deles.

Escurece a pele?

A depilação é um trauma para a pele e, por isso, ela irá aumentar a produção de melanina (a proteína que fornece a coloração para a pele, pelos, olhos e cabelo). Assim, isso pode ocasionar manchas escuras, sendo que os locais mais propensos a essas manchas são justamente as axilas e a virilha.

Isso se deve ao maior atrito que elas possuem, já que elas se localizam na parte interna dos membros.

Para evitar, as mesmas dicas anteriores são fundamentais!

Engrossa os pelos?

Aqui está um dos maiores mitos mais antigos da depilação com lâmina! E infelizmente tem muita gente que ainda acredita nisso.

No entanto, é possível explicar que a lâmina também não tem a função de enfraquecer o pelo, pois ela não atinge a raiz (como outros métodos de depilação), mas não estimula o seu crescimento.

O problema é que o pelo não possui uma espessura uniforme em toda a extensão do corpo. Quando ele é depilado rente à pele significa que é o local em que ele se encontra mais espesso.

Isso traz justamente a impressão de que ele é mais grosso.

Já que se fala nisso, já é importante acabar com outro mito: que a depilação com lâmina aumenta a quantidade de pelos. O que determina o aumento ou não do número de pelos que uma pessoa tem em determinada região do corpo são fatores praticamente involuntários, como as alterações hormonais.

Depilação com lâmina na gravidez

Nada impede que a gestante se depile, embora isso possa parecer um assunto banal. Porém, muitas grávidas possuem essa dúvida sobre o que é permitido ou não durante a gestação.

A depilação está permitida em qualquer área do corpo, inclusive a opção com lâmina. O que se deve prestar atenção é a higiene, pois durante a gravidez a mulher tem uma queda natural da imunidade, o que pode trazer mais suscetibilidade a infecções.

Conforme o avanço da gravidez, é necessário que a mulher peça ajuda de uma profissional para realizar a depilação íntima – é óbvio que vai ficar difícil de enxergar a virilha com o aumento da barriga e é uma opção consciente par evitar acidentes (cortes).

Depilação com lâmina no rosto

A depilação no rosto é ainda um tabu entre as mulheres, mas técnicas de depilação para essa área existem, como é o caso da com linha.

Porém, muitas pessoas já utilizam a lâmina. Embora tipicamente masculina, surgiu uma matéria de um jornal britânico afirmando que o contato da lâmina com a pele do rosto provoca uma renovação celular, estimulando o colágeno e ajudando na firmeza da pele.

Dermatologistas negam que isso seja verdade, pois a navalha tem um toque muito superficial na pele. Porém, o método não é descartado: é possível depilar o rosto com a lâmina, tomando o cuidado em optar por uma mais delicada e garantindo que a mulher não tenha alergia a elas.

Dicas:

Como se sabe, o efeito da depilação com lâmina não é dos mais duradouros. Só que alguns cuidados com a pele antes e depois do procedimento podem proporcionar melhorias nesse tempo.

Veja as melhores dicas para esse caso:

  1. Faça esfoliação da pele com produtos específicos,
  2. Tome um banho rápido antes de se depilar para eliminar o suor e o excesso de óleos naturais do corpo,
  3. Opte por uma loção hidratante suave para garantir que a lâmina deslize com maior facilidade sobre a pele,
  4. Sempre use um aparelho de boa qualidade,
  5. Descarte lâminas velhas, pois elas podem causar irritações, cortes e até mesmo a própria qualidade da depilação que pode se perder,
  6. Cuidado com a pressão sobre a pele – deslize a lâmina com suavidade e reaplique a loção hidratante se for preciso,
  7. Após a depilação com lâmina, seque a pele cuidadosamente, não esfregando para não a irritar.

Aplique uma camada de hidratante para facilitar a recuperação da pele e evitar que ela fique com aspecto escamoso.

Depilação com lâmina: Mancha ou escurece a pele? Saiba dicas do procedimento!
Avalie este post

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here