Aprenda a seguir sobre o diafragma contraceptivo, um método de barreira que evita a gravidez, mas que assim como todos os outros também têm suas desvantagens. Saiba qual sua eficácia, como colocar, preço e muito mais informações.
O que é diafragma contraceptivo?
O diafragma contraceptivo é um tipo de método contraceptivo de barreira. Possui uma haste flexível envolto por uma camada de borracha fina que deve ser inserido na vagina, com a finalidade de impedir a passagem dos espermatozóides para dentro do útero.
Como funciona o diafragma contraceptivo?
É simples: o diafragma atua como uma barreira no colo do útero impedindo que espermatozóides provenientes de lubrificação ou ejaculação no sexo entrem.
Para funcionar da maneira correta, a mulher deve colocar o diafragma dentro de sua vagina cerca de 15 a 30 minutos antes de ter a sua relação sexual, para assim o produto assentar corretamente na porta do útero; somente 12 horas depois da relação sexual que a mulher deve tirá-lo.
Algumas mulheres permanecem com o diafragma dentro da vagina o tempo todo, devendo tirar uma vez por dia para lavá-lo.
Qual a eficácia do diafragma contraceptivo?
É um método considerado bem seguro, com uma eficácia de 90% durante o uso. Alguns médicos ainda recomendam produtos espermicidas, ou seja, que matam espermatozóides, para serem aplicados sobre o diafragma antes de serem introduzidos na vagina, aumentando assim a sua eficácia.
Vantagens do diafragma contraceptivo
- Fácil de colocar e fácil de retirar.
- Não incomoda durante as relações sexuais, ao contrário de outros métodos de barreira como camisinha.
- Um único produto tem a duração de até 2 anos, sendo uma economia.
- Protege a mulher contra a gravidez e também de algumas DSTs como doenças inflamatórias pélvicas, clamídia, gonorréia e tricomoníase; também pode evitar a passagem do vírus do HPV.
- Ao contrário de outros métodos contraceptivos que têm efeito hormonal, o diafragma não apresenta qualquer risco de alteração hormonal na mulher, já que é simplesmente um método de barreira.
- Pode ser tirado a qualquer momento ou ter uso interrompido na vida da mulher, sem qualquer dano à saúde.
Desvantagens do diafragma contraceptivo
Em meio a tantas vantagens, o produto também deve deixar as mulheres em alerta porque pode apresentar pontos negativos, tais como:
- Risco de falha de 10%.
- Precisa ser bem higienizado a cada uso, se não pode causar infecções.
- Não oferece proteção contra todos os tipos de DSTs.
- Alterações de peso podem necessitar de um novo tamanho de diafragma já que o formato do corpo da mulher pode mudar.
- Não pode ser usado durante o período menstrual.
- Quanto ao material, mesmo sendo na maioria dos casos hipoalergênico e testado dermatologicamente, pode causar irritações na vagina, principalmente nas mulheres que querem fazer uso contínuo interno.
Por isso é tão importante verificar antes com o médico se este é o melhor método contraceptivo para seu caso, após avaliar saúde e condições físicas.
Como colocar o diafragma contraceptivo?
Siga o passo a passo abaixo na hora de colocar o seu diafragma. Lembrando que deve ser colocado pelo menos 15 minutos antes da relação sexual, ok?
Passo 1: Se precisar, vá logo urinar e lave bem as suas mãos;
Passo 2: Tire o produto da caixa;
Passo 3: Se usar algum espermicida, coloque esse produto dentro do diafragma;
Passo 4: Fique numa posição confortável para colocar o produto, podendo ser deitada ou até mesmo agachada de cócoras caso consiga permanecer alguns minutos nessa posição;
Passo 5: Aperte as extremidades do anel entre os seus dedos até a haste redonda formar um 8;
Passo 6: Introduza dentro da sua vagina, empurrando-o com um dedo até que ele alcance o colo do útero e cubra corretamente.
* Para tirar, depois de 8 a 12 horas após a relação sexual (tempo máximo de vida que os espermatozoides sobrevivem na vagina), basta introduzir um dedo e tentar puxá-lo, ou ainda dois dedos para puxá-lo como uma pinça. É fácil, não se preocupe.
Tem diafragma contraceptivo no SUS?
Sim, o diafragma contraceptivo também pode ser adquirido gratuitamente pelo SUS.
Mesmo tendo facilmente à sua disposição, repetimos que é extremamente importante buscar orientação médica antes de fazer uso de qualquer método contraceptivo, para assim saber se é o mais benéfico para o seu caso, além de conhecer todo e qualquer risco envolvido.
Preço médio do diafragma contraceptivo
Para quem deseja adquirir o produto de forma particular, o diafragma pode ser encontrados em farmácias, cirúrgicas ou ainda lojas especializadas em cuidados femininos por um preço que varia de R$20 a R$150 reais.
Como existem muitas marcas e preços no mercado, o melhor a ser feito é pedir indicação de um tipo de diafragma para você ir atrás. Nem sempre aquele que a sua amiga usa poderá ser o ideal para o seu corpo.