Dieta Dukan – Como funciona, as fases e sugestão de cardápio

0
28

Se vocÊ está naquela fase que deseja muito emagrecer, mas ja tentou de tudo sem sucesso, já pensou então em fazer uma dieta que é dividida em 4 fases simples e que já na primeira fase você pode perder até 5 kg? Pois essa é a proposta da Dieta Dukan, uma dieta criada pelo médico francês Pierre Dukan, onde é montado um cardápio dividido em etapas para poder facilitar todo o processo.

Se você quer saber como funciona essa dieta, que já possui milhares de adeptos pelo mundo, confira esse artigo que nós preparamos todas as informações sobre a dieta e o que você precisa fazer para pode começar a emagrecer já na primeira etapa da Dukan. Continue lendo e veja tudo!

O que é a Dieta Dukan?

A Dieta Dukan surgiu no livro “ Eu não consigo emagrecer” do médico Pierre Dukan, e por isso foi batizada em sua homenagem. Ela é dividida em 4 etapas onde cada uma possui um tipo de cardápio e alimentos que são permitidos serem ingeridos, lembrando que na primeira etapa, a que possui menos tipos de alimentos disponíveis, é feita em apenas uma semana e você pode perder até 5 kg de uma única vez. Tudo isso de maneira muito simples e com saúde.

As fases são divididas em 4: Ataque, Cruzeiro, Consolidação e Estabilização, e a duração de dias em cada fase depende do seu objetivo de emagrecimento. Por isso veja mais adiante como funciona cada uma delas e o que está permitido comer.

Fase 1 da Dieta do Dukan: Ataque

Na primeira fase da Dieta Dukan, o Ataque, ela tem uma duração de 3 a 7 dias e você pode perder apenas nela até 5 kg. Seu nome ataque vem da questão de que nessa fase não são permitidos todos os tipos de alimentos, doces e carboidratos estão completamente excluídos.

Sugestão de cardápio fase Ataque dieta dukan

Café da manhã: leite desnatado ou iogurte natural com uma 1 colher de farelo de aveia e duas fatias de presunto e queijo ou então 1 ovo com duas fatias de queijo. Você pode tomar café, desde que sem açúcar.

Lanche da manhã: Iogurte natural ou dois pedaços de queijo com duas fatias de presunto. Ou uma xícara de café sem açúcar.

Almoço e Jantar (pode-se usar as mesmas sugestões): 300 gramas de carne vermelha grelhada com 4 fatias de queijo, ou 3 pedaços de filé de frango com queijo presunto ou camarão.

Lanche: uma porção de iogurte natural ou um copo de leite ou uma xícara de café sem açúcar. 1 colher de goji ou linhaça, 1 ovo cozido ou duas fatias de tofu com 3 fatias de presunto, ou um hambúrguer feito de soja com uma fatia de queijo tipo cottage.

Fase 2 Dieta Dukan Cruzeiro

Na fase dois você já poderá comer uma pouco mais de variedade de alimentos. Nessa fase todos os alimentos da fase anterior estão liberados, porém pode-se acrescentar legumes e verduras como alface, cogumelos, aipo, acelga, berinjela, pepino, tomate, chuchu e outras. Os carboidratos, doces e frituras continuam proibidos, além disso, o consumo de ovo deve ser de no máximo dois ao dia.

Para melhores resultados é necessário intercalar um dia de alimentação a base de proteínas, como na fase 1, e outro dia de proteínas, legumes e verduras juntos.

O cardápio é parecido com o anterior, basta acrescentar os novos alimentos que estão permitidos.

Fase 3 Consolidação Dukan

Nessa fase você pode acrescentar duas porções de frutas por dia juntamente com os outros alimentos permitidos, assim o cardápio será basicamente o mesmo, porém você poderá comer frutas como maçã, mamão, melancia, manga, uva, morango, laranja, etc, no lanches ou no café da manhã.

Essa fase também dura uma semana e você perde entre 2 a 3 kg.

Fase 4 Estabilização Dieta Dukan.

A 4ª e última fase é a que você irá seguir até conquistar o peso desejado, nela você já acostumou o seu corpo com a nova alimentação, mas saudável e assim será mais fácil continuar com essa dieta mais equilibrada.

Você poderá acrescentar a sua lista de alimentos permitidos até mesmo alimentos como arroz, batata, feijão e alguns doces, porém para ter sucesso na dieta é necessário que você opte por alimentos integrais, e que coma pelo menos 3 porções de frutas por dia. Além disso, beba muita água, pois ela ajuda na saciedade e na limpeza do organismo.

Se ainda tiver dúvidas sobre como funciona a Dieta Dukan, nos conte nos comentários!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA