Dor nas Costas: Causas, tratamentos, como saber se é grave

0
77

No artigo de hoje, falaremos sobre um problema comum na vida pessoas: a dor nas costas. Entenda suas possíveis causas, tratamentos recomendados e a partir de qual momento uma dor nas costas pode se tornar algo preocupante que não deve ser ignorado.Dor nas Costas

Entendendo a dor nas costas

Estima-se que todas as pessoas terão algum tipo de reclamação referente a dor nas costas pelo menos uma vez na vida, independentemente da causa. É considerado dor nas costas qualquer tipo de dor ou incômodo que se origina ou atinja a região da coluna vertebral, músculos, nervos ou outras estruturas locais.

Vale ressaltar que muitas dores nas costas podem ser reflexos ou sintomas de problemas em outros locais do corpo, como cólicas renais ou de ovários, infecções pelo corpo e até doenças cardiovasculares. Portanto, nunca ignore uma dor nas costas que persistir, pois ela pode ser mais complexa do que parece.

O que pode ser dor nas costas?

Como dissemos acima, uma dor nas costas pode ser relacionada a inúmeros problemas. Você pode fazer um diagnóstico prévio com base na sua saúde, postura e ações durante o dia, mas só será realmente possível dizer o real motivo com um médico, o qual observará com você as características da dor, região das costas afetada e pedir demais exames que forem necessários.

Das mais simples às mais graves, são algumas das possíveis causas de dor nas costas:

  • Cansaço muscular: De origem muscular, o cansaço do dia a dia devido a correria, má postura, levantamento de pesos de forma errada e afins. Essa dor é bastante comum em pessoas que trabalham muito tempo sentadas em escritórios, iniciantes em academias ou outras atividades físicas, profissionais como dentistas e jardineiros devido à posição que ficam por muito tempo e outras afins.
  • Lombalgia: Não é uma doença e sim um sintoma. Ocorre uma reação dos músculos das costas de “travamento”, como uma defesa do corpo para você não se movimentar, e isso gera dor. Geralmente, acontece porque dores ou lesões anteriores foram ignoradas e alguma sobrecarga continuou sendo feita. Começa com uma espécie de cãibra nas costas até a pessoa não conseguir ficar em pé e a dor irradiar pelas nádegas e pernas.
  • Nervo ciático: Quando há dor nas costas seguida de dificuldade para sentar ou andar, isso pode indicar algum tipo de compressão do nervo ciático na região final da coluna, abrangendo região das nádegas também, que é o famoso bico de papagaio.
  • Cólicas renais: Uma dor muito forte irradia na região das costas e rins é sinal de cólica renal. Dor que impede a pessoa de caminhar ou até se mexer em casos graves.
  • Problemas respiratórios: Quando a dor acompanha falta de ar ou dor ao respirar, provavelmente algo não está certo nos pulmões, podendo ser inclusive uma pneumonia, mas também pode ser apenas reflexo de doença respiratória anterior já recuperada ou até mesmo reflexo de muita tosse.
  • Infarto: Quando a dor nas costas aumenta com esforços mínimos e é seguida de mal-estar, enjoo ou tontura, pode ser um sinal de infarto. As chances aumentam em caso de sobrepeso e tendências a doenças cardiovasculares, como pressão alta.
  • Gravidez: Nos primeiros meses da gestação, é normal a dor nas costas devido a uma nova sobrecarga que está feito na coluna.

Essas são apenas algumas das possíveis e mais comuns causas da sua dor nas costas. Em caso de qualquer outro sintoma ou persistência de dor, consulte um médico o mais breve possível.

Tratamento para dor nas costas

Em casos mais simples de dor nas costas por cansaço muscular, lombalgia ou dores pela gravidez, a dor pode ser solucionada de forma simples em poucos dias com uso de compressa quente, alongamentos, correção de postura, banhos quentes e relaxantes, pomadas anti-inflamatórias se necessário e bastante repouso.Tratamento para dor nas costas

Caso essas dores persistirem por mais de 3 dias ou aumentarem, procure um médico. Outras formas de tratamento como fisioterapia e outras terapias podem ser necessárias de acordo com o que seu médico recomendar.

Quando a dor nas costas é grave?

Procure ficar em alerta caso a dor nas costas surgir de repente, se for muito forte, se trouxer com ela outros sintomas como febre, indisposição, dificuldade de movimentação, se dói quando você respira e principalmente se persistir por vários dias.

Fique atento também à sua saúde óssea ou tendências genéticas a problemas de coluna ou até outras doenças que afetem a região das costas.

Para todos os casos, procure um médico especialista. Geralmente, um ortopedista é o ideal, caso seus sintomas apresentarem a necessidade de outra especialidade médica como um pneumologista ou nefrologista, por exemplo, ele o indicará, assim como exames de raio x e ressonância, caso necessário.

O importante é não ignorar a dor nas costas e buscar o quanto antes tratamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here