Dores nas articulações: Causas, Tratamentos Naturais e Como Evitar

0
184

Segundo o Ministério da Saúde, as dores nas articulações atingem aproximadamente 15 milhões de pessoas de todas as idades no Brasil inteiro, e não incomodam só por causa da dor, mas sim pelas limitações que causa na rotina de quem tem esse problema, já que dependendo do grau de inflamação e desconforto, pode limitar os movimentos, quando também acontece a rigidez das articulações.

Dores nas articulações

As articulações são estruturas complexas que incluem regiões que se movimentam constantemente, como as extremidades ósseas, as cartilagens, ligamentos, tendões e bursas, e as inflamações, dores e lesões são muito comuns. Além disso, as dores nas articulações também podem ser causadas por outros fatores e doenças, como vamos mostrar a seguir.

Veja como tratar, evitar e os cuidados que você pode tomar caso sinta dores nas articulações.

Causas das dores nas articulações

Além das lesões, as dores nas articulações (também chamadas de dores articulares) podem ser causadas por vários fatores. Veja:

  • Doenças autoimunes, como artrite reumatóide e lúpus
  • Condromalácia patelar
  • Gota (acúmulo de ácido úrico)
  • Doenças infecciosas, que incluem a Síndrome viral de Epstein-Barr
  • Hepatite A, B ou C
  • Bursite (inflamação das bursas)
  • Gripe
  • Doença de Lyme (infecção bacteriana)
  • Sarampo
  • Caxumba
  • Parvovirose
  • Febre reumática
  • Rubéola
  • Varicela (catapora)
  • Menopausa
  • Lesões, inclusive fraturas
  • Osteomielite
  • Artrite séptica
  • Tendinite
  • Esforço fora do normal ou uso excessivo, incluindo tensões ou torções.

Tratamento das dores nas articulações

Se as dores nas articulações durarem por mais de 3 dias (principalmente se você não sofreu nenhuma lesão) e estiver acompanhada de outros sintomas como febre e perda de peso, é indicado procurar um médico ortopedista, reumatologista, traumatologista ou imunologista.

Outros fatores que você deve ficar atento: se as dores são em apenas uma articulação ou se ocorre em várias articulações diferentes e se há vermelhidão na área dolorida.

O médico pode pedir alguns exames laboratoriais e raio-x para que ele identifique a possível causa e o melhor tratamento, que pode ser aplicar uma compressa de calor (depois de 48 horas de dor) ou de gelo (nas primeiras 48 horas) sobre a área dolorida, tirar o líquido acumulado na região e em casos mais extremos, existe a possibilidade de substituir a articulação através de uma cirurgia.

O tratamento das dores nas articulações também pode ser feito através de suplementos específicos para as cartilagens, como é o caso de suplementos à base de cartilagem de tubarão, glucosamina e condoitrina, pomadas anti-inflamatórias, e medicamentos analgésicos ou anti-inflamatórios para reduzir a dor, inchaço e inflamação como o AAS, Advil, Anador, Atroveran Composto, Deocil, Dipirona, Dicoflenaco, Dorflex, Flanax, Lisador, Mioflex, Paracetamol, Tramal e outros.

É importante dizer que esse texto é apenas informativo, e que não estamos incentivando a automedicação. Só um médico pode receitar o melhor medicamento e a dosagem correta de acordo com o seu problema.

Tratamentos naturais para as dores nas articulações

Sabemos que as plantas e alimentos podem ser usados no tratamento de várias doenças e dores, e um estudo da universidade de Miami mostrou que consumir duas cápsulas diárias de gengibre ajuda a desinflamar as articulações e a aliviar a dor.

Você também pode fazer um chá de gengibre, ralando uma colher de gengibre e deixar ferver em uma xícara de água. Deixe em infusão (de molho com a panela tampada) por cerca de 10 minutos, coe e tome pela manhã e à tarde.

O abacaxi, o suco de limão, os grãos de amaranto e quinoa, a linhaça, o chá verde e o vinagre de maçã orgânico também podem ajudar a reduzir as dores nas articulações se fizerem parte da sua dieta diária.

Você também pode comprar um suplemento de vitamina E nas lojas de produtos naturais ou farmácias, para fortalecer as articulações e reduzir as dores.

Além disso, também vale evitar alguns alimentos que podem provocar ou agradar as dores nas articulações como o leite, o iogurte, a carne vermelha e os alimentos com glúten.

Suplementos naturais contra dores nas articulações

Cartflex: Cartflex é um suplemento que tem como principal componente a cartilagem de tubarão. Essa cartilagem é famosa por ser um excelente antiinflamatório o que acaba sendo super eficiente para tratamento de dores nos ossos e articulações.

Este suplemento é vendido apenas online através de sua loja oficial, caso tenha interesse em conhecer mais clique aqui.

BIOMAC: Já este suplemento defende um estudo que fala que a falta de minerais no corpo está ligada diretamente a problemas de dores. O Biomac é feito a partir de algas marinhas que são encontradas no fundo dos oceanos e são extremamente ricas em diversos minerais.

Como evitar as dores nas articulações?

Além dos alimentos que indicamos evitar, você também pode mudar alguns hábitos como se alongar todos os dias, fazer pequenas caminhadas, evitar posturas inadequadas e ficar sentado por longos períodos, manter o peso sob controle e fazer massagens ou fisioterapia sempre que sentir incômodos ou dor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here