Drenagem linfática: como é feita, benefícios, pós-operatório, emagrece?

0
131

Em busca de uma estética ideal e também de tratamentos pela saúde corporal, muitas pessoas, tanto mulheres quanto homens, estão optando pela drenagem linfática. E se você chegou até este artigo é porque também está curioso sobre o assunto! Vamos aprender mais sobre? Segue na leitura!Drenagem linfática

O que é drenagem linfática?

Muita gente já ouviu falar, sabe que existem benefícios, mas podem não entender realmente do que se trata a drenagem linfática. Saiba que é uma técnica de massagem focada no sistema linfático, principal sistema de defesa do nosso organismo, composto por uma complexa rede de vasos sanguíneos responsáveis pelo nosso sistema de imunidade, absorção de ácidos graxos, equilíbrio de fluidos nos tecidos e muito mais.

Essa massagem ajuda a redistribuir líquidos acumulados nas células, estimulando o metabolismo no geral, dentre outras vantagens que falaremos melhor a seguir.

Como é feita a drenagem linfática?

Como falamos, é um tipo de massagem que pode ser feito com as mãos ou com aparelhos específicos para isso a fim de eliminar toxinas, excesso de líquidos e tratando outras questões como celulite, inchaços e até para casos de pós-operatório.

A massagem é feita através de manobras circulares que estimulam os vasos nas regiões, e normalmente são feitas de no mínimo 3 estímulos por região a cada sessão, a fim de garantir os melhores resultados.

Regiões para drenagem linfática

A drenagem linfática pode ser feita em diversas regiões do corpo, depende do objetivo da pessoa ou da indicação médica. São algumas dessas regiões:

  • Pode ser feita no rosto, o que melhora a aparência da pele, deixando-a mais limpa, luminosa, sem inchaços, com menos olheiras, e também pode ajudar em quem fez plástica facial para reduzir edemas e naturalizar a região;
  • Pode ser feita na barriga, ajudando nas gordurinhas localizadas indesejáveis, sendo uma área fácil de movimentar e consequentemente de queimar as gorduras também, além disso também pode ajudar em casos pós-cirúrgicos;
  • Pode ser feita na região das pernas e glúteos, que é excelente para diminuir inchaços, descansar mais as pernas, diminuir as celulites nessas áreas, ajudar a diminuir aparência de vasinhos indesejáveis, como também em casos pós-cirúrgicos.

Drenagem linfática emagrece?

Pode ter certeza que a drenagem linfática é uma excelente aliada no seu processo de emagrecimento. Não é algo que ajude de forma independente no organismo nem muito menos da noite pro dia, pois necessita de outros esforços no seu dia a dia para obter resultados, como uma dieta balanceada e exercícios físicos na sua rotina.

Ela ajuda sim a emagrecer, mas ela não é tudo. Sua função é acelerar na eliminação de líquidos e toxinas do corpo, combatendo celulite e melhorando a circulação sanguínea; em paralelo, faça atividades físicas que curta para ser algo prazeroso e também diminua consumo de gorduras, açúcares e alimentos processados, principalmente.

Benefícios da drenagem linfática

Há quem pense que os resultados da drenagem linfática são apenas estéticos, o que está bem errado, pois a melhora na saúde é bem menos superficial, pois cuida do nosso corpo de dentro pra fora, e os resultados na aparência são apenas consequências.

São alguns dos principais benefícios da drenagem linfática:

  • Desintoxicação do organismo;
  • Eliminação de líquidos acumulados no corpo, principalmente os negativos;
  • Ajuda bastante no sistema imunológico;
  • Atua como analgésico nas áreas em que é feita, aliviando dores locais e pesos;
  • Alívio considerável de hematomas e inchaços pós-cirúrgicos;
  • Além disso, os benefícios estéticos, como ajuda no emagrecimento e tratamento e prevenção de celulites.

Drenagem linfática ajuda com a celulite?

Também é uma outra verdade: sim, drenagem linfática ajuda no combate às celulites, essas inimigas terríveis das pessoas, principalmente da mulherada. Ajuda porque elimina os líquidos em excesso e toxinas, fazendo com que a pele fique mais uniforme e diminui aqueles furinhos visíveis.Drenagem linfática celulite

Isso também deve ser feito em paralelo a uma alimentação com menos sal e com bastante ingestão de líquidos diariamente, melhorando os resultados visivelmente.

Drenagem linfática no pós-operatório da abdominoplastia

Não apenas para fins estéticos, a drenagem linfática é indispensável após esse tipo de cirurgia. É necessária, pois ajuda a dissolver nódulos de gorduras restantes, ajuda a remodelar a área da cirurgia, ajuda na aderência da pele às camadas mais profundas, também na melhor oxigenação dos tecidos, produção de colágeno, cicatrização de pontos e muito mais.

É recomendado que seja feita de 3 a 7 dias depois da cirurgia, em várias sessões e de modo leve para que não gere dor ou desconforto no paciente.

Passo a passo da drenagem linfática no rosto

Para uma massagem linfática facial, o ideal é fazer movimentos desde a região das clavículas, lentos e constantes, a fim de estimular a corrente sanguínea para a face.

Em seguida, a região do pescoço também deve ser manejada até a mandíbula, de forma a “empurrar” a linfa do pescoço para cima.

Depois, movimentos circulares devem ser feitos na região do queixo e boca, sempre em movimentos constantes circulares, de forma que relaxe bem a pele, contornando as regiões.

Repita estes mesmos movimentos ao redor da boca, nariz, olhos, testa e orelhas. É uma massagem que engloba do pescoço para cima, não apenas necessariamente a região da face.Drenagem linfática no rosto

Drenagem linfática manual ou com aparelho

Em ambos os casos, os resultados da drenagem linfática de forma manual ou mecânica são positivos e são os mesmos, a diferença está no tipo de movimentos e número de sessões.

Além disso, na massagem manual, são feitos movimentos mais leves e controláveis de acordo com o conhecimento do profissional que está realizando, e já na drenagem com equipamentos a aplicação torna-se mais fácil e com menos riscos de desconfortos ou traumas no paciente, já que existem diferentes aparelhos para diferentes objetivos e áreas para realização de drenagem linfática.

Contraindicações da drenagem linfática

As massagens de drenagem linfática são contra indicadas para pessoas com cânceres, tumores malignos, tuberculose, infecções e outros processos inflamatórios agudos, edemas, insuficiência renal, hepática ou cardíaca, hipertireoidismo e trombose venosa, assim como outros casos médicos que podem não permitir a drenagem linfática.

Para ter certeza se você pode fazer, tenha sempre seus exames em dia e converse bem com seu médico e com sua esteticista.

Antes e depois da drenagem linfática

Os resultados costumam trazer benefícios na sua saúde e também a serem visíveis com no mínimo 3 sessões para cima. Confira a seguir algumas imagens de antes e depois de tratamentos bem sucedidos de drenagens linfáticas:Drenagem linfática antes e depois 01 Drenagem linfática antes e depois 02 Drenagem linfática antes e depois 03

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here