Enxaqueca com aura: O que é, como aliviar, na gravidez, pode matar?

0
70

Quem diz que não há nada pior do que as dores sentidas durante uma crise de enxaqueca nunca ouviu falar na enxaqueca com aura.

Mais de 20% das pessoas em todo o mundo manifestam aura antes de suas enxaquecas, trazendo sensações e sintomas diferenciados, com crises seguidas que podem durar desde minutos a horas.

Se você acha que vem sentindo enxaqueca com aura e necessita de tratamento, confira o texto a seguir e procure um médico neurologista assim que puder.

Enxaqueca com aura

O que é enxaqueca com aura?

Enxaqueca com aura é um tipo de doença neurológica que manifesta fenômenos sensoriais antes de a dor de cabeça começar, que é a fase da aura.

Durante a aura, a pessoa experiencia diferentes sensações, fora do comum, como luzes anormais na visão, tontura, formigamento na boca, cabeça ou corpo, dificuldade para falar, zumbido no ouvido ou até movimentos musculares bruscos com espasmos.

As sensações aparecem normalmente antes, mas também podem se manifestar durante ou após a dor.

Há casos também em que a pessoa somente sente as sensações da aura e não tem a dor de cabeça depois; esse caso se chama enxaqueca sem dor de cabeça, afinal a dor de cabeça não é o único sintoma de uma crise de enxaqueca.

Causas e fatores de risco da enxaqueca com aura

Não existem causas comprovadas da enxaqueca, portanto podem ser diversas situações em que causem gatilho para a doença se reproduzir.

São geralmente situações em que o cérebro sofre pequenas panes elétricas, deixando de funcionar e tendo falhas em pontos específicos; os neurônios sofrem atividade intensa, o que gasta muita energia e demanda alto fluxo sanguíneo.

No geral, são alguns fatores de risco que podem contribuir para a aura acontecer:

  • Predisposição genética;
  • Certos alimentos ou bebidas, como queijos envelhecidos, frutas cítricas, frituras, gorduras, chocolate, adoçante artificial e bebidas alcóolicas;
  • Ficar muito tempo sem comer;
  • Dormir mais ou menos que o normal;
  • Estar na TPM ou durante a menstruação;
  • Início de anticoncepcionais;
  • Início de reposição hormonal na menopausa; dentre outros.

Quanto tempo dura uma crise de enxaqueca aura?

No geral, são sensações temporárias, que começam cerca de 15 a 60 minutos antes da dor de cabeça da enxaqueca; assim que as sensações passam, a dor começa.

Por que enxaqueca com aura faz vomitar?

Os enjoos e vômitos são bastante comuns durante crises de enxaquecas, com ou sem aura.

No caso com aura, os enjoos e vômitos podem acontecer por conta da tontura e mal estar que os fenômenos sensoriais podem causar na pessoa.

E é muito comum a pessoa ter uma melhora considerável nesses sintomas e também na intensidade da dor de cabeça depois que ela vomita.

E não chega a ser vômitos intensos, são apenas líquidos superficiais do estômago levemente amarelado ou esverdeado.

Enxaqueca aura pode matar? É perigosa?

Uma crise de enxaqueca com aura não necessariamente leva à morte, mas ela está associada ao desenvolvimento de doenças com riscos, como AVC, ataque cardíaco e outras cardiovasculares, portanto acaba sendo algo perigoso sim.

A partir dessas doenças que existe a probabilidade de acontecer algo fatal, por isso o tratamento dessa doença neurológica é tão importante.

Enxaqueca aura na gravidez

As possibilidades de enxaqueca com aura durante a gravidez são mínimas, já que o nível de estrogênio tende a diminuir na mulher, e isso permite uma maior dilatação dos vasos e prevenção de dores de cabeça.

Em alguns casos, a mulher pode apresentar enxaqueca com aura e pode ser necessário que o seu médico faça um tratamento adequado com reposição hormonal para equilibrar novamente.

Enxaqueca aura na gravidez

Enxaqueca aura e Anticoncepcional

Certos sintomas da fase de aura numa enxaqueca são causados por alterações na circulação sanguínea, principalmente quando o cérebro demanda mais sangue e não consegue o suficiente, entrando em pane.

E o uso de anticoncepcional pode provocar sim esses sintomas de aura durante as crises de enxaqueca, já que esse tipo de remédio hormonal altera o fluxo sanguíneo.

Sendo assim, se ficar frequente, pode ser necessário trocar a dosagem hormonal desse anticoncepcional ou optar por outros métodos contraceptivos.

Se esse for o seu caso ou dúvida, comente com seu neurologista e ginecologista.

Como evitar enxaqueca com aura?

Se você sofre de enxaqueca com aura, tente mudar alguns hábitos para evitar as crises, são alguns:

  • Prática regular de exercícios físicos;
  • Alimentação equilibrada;
  • Sono regular de pelo menos 7 horas por dia;
  • Não fumar;
  • Não beber álcool;
  • Técnicas de relaxamento, como ioga, respiração, meditação, etc.;
  • Faça o que gosta para combater o stress.

Como aliviar enxaqueca com aura?

Para quem sofre disso constantemente, o ideal é procurar um médico para saber quais os tratamentos possíveis como também remédios para prevenir e tratar durante as crises.

Mas, se no momento da crise a agonia bater e você não tiver ido ao médico ainda, experimente algumas técnicas a seguir para pelo menos aliviar os sintomas:

  • Faça aplicação de compressas geladas no pescoço ou na testa para alívio de dores;
  • Faça também aplicação de chás ou óleos essenciais na área das dores, como camomila, por exemplo;
  • Cheire um limão ou laranja com casca levemente raspada para aliviar tontura;
  • Fique sentado ou deitado durante uma crise, não em pé e em desespero, vai passar;
  • Tente dormir quando sentir muita dor; muitas vezes nosso corpo entende a necessidade da dor diminuir e nos faz dormir;
  • Não fique sem se alimentar; muitas vezes o jejum é causador dos sintomas da aura.

Durante as crises, não dirija ou realize qualquer atividade que exija concentração e raciocínio. Se puder parar qualquer coisa se estiver fazendo assim que perceber a crise de aura chegando, será melhor e mais seguro.

Tratamentos para enxaqueca aura

A enxaqueca com aura não tem cura, mas tem tratamento. Além de remédios como falaremos a seguir, alguns tratamentos também podem ser indicados pelo médico, tais como:

  • Injeção de botox nos músculos ao redor da cabeça ajudam a evitar a enxaqueca, mas depende de cada paciente;
  • Suplementação com magnésio, vitamina B12 e coenzima Q10 podem auxiliar em crises de enxaqueca com aura relacionadas à desnutrição;

Remédios para enxaqueca aura

Os remédios para enxaqueca com aura incluem desde tratamentos para as dores, quanto para os sintomas da aura que precisam ser controlados.

Ao primeiro sinal de dores, para as crises, os médicos podem indicar remédios em comprimidos ou até spray nasal, tais como anti-inflamatórios, como Ibuprofeno ou Naproxeno; Isometepteno ou Neosaldina; Triptanos, como Sumatriptano ou Rizatriptano; e Opióides, como a Codeína.

Já para evitar futuras enxaquecas com aura, os médicos recomendam tratamento de prevenção pré-crises como antidepressivos tricíclicos, como Amitriptilina ou Nortriptilina; remédio para pressão alta como Propanolol ou Atenolol; anticonvulsivantes, como Valproato ou Gabapentina; dentre outros.

Qual é o melhor para o seu caso e sintomas somente médico especialista poderá dizer. Agende sua consulta o quanto antes.

Enxaqueca com aura: O que é, como aliviar, na gravidez, pode matar?
Avalie este post

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here