Esponja contraceptiva: O que é? Como colocar? Onde comprar?

0
209

Procurando saber mais sobre métodos contraceptivos diferentes? Conheça então a esponja contraceptiva, um método ainda muito pouco falado, mas com boa eficácia contra a gravidez. Confira informações e curiosidades sobre este produto a seguir.

Esponja contraceptiva

O que é esponja contraceptiva?

Esponja contraceptiva ou esponja vaginal é um método ainda pouco conhecido e prescrito pelos médicos, que é uma alternativa de barreira, não hormonal, para evitar a gravidez.

Trata-se de um objeto flexível com formato de disco e um pouco côncavo, um pouco maior que um absorvente interno; geralmente, o material é feito de espuma de poliuretano, por isso lembra uma esponjinha.

Dentro desse esponja existe um produto espermicida, o qual repele ou mata espermatozóides.

Quando inserido na vagina, ele recobre o colo do útero funcionando como uma barreira que impede o acesso de espermatozóides e vírus de algumas doenças. É um produto imperceptível durante o ato sexual, tanto para a mulher quanto para o homem.

Diferentemente do diafragma, a esponja apenas tem um formato único que se molda ao corpo da mulher.

Qual a eficácia da esponja contraceptiva?

Quando usada de forma isolada, a mulher ainda corre riscos do produto falhar, já que sua eficácia é de 91%. Grande parte dos ginecologistas não receitam a esponja por conta dos elevados índices de gestações não planejadas que este método causa.

Também é um método que não protege a mulher contra doença sexualmente transmissíveis, então não é eficaz para esse ponto como outros métodos de barreira podem ser.

Esponja contraceptiva tem efeitos colaterais?

Infelizmente, o uso da esponja contraceptiva, principalmente por longos períodos, aumenta o risco de a mulher ter infecções urinárias e doenças infecciosas como candidíase vaginal.

Se esquecida por mais de 30 horas no corpo, pode inclusive causar toxicidade na mulher, que nos casos mais graves pode até levar à morte.

Então, entenda que é um produto que necessita de recomendação e orientação médica com base no seu histórico de saúde, que também exige muitos cuidados com higiene e organização quanto ao tempo de uso.

5 curiosidades sobre esponja contraceptiva

  1. É um método muito mais eficaz com mulheres que nunca tiveram filhos por partos normais, ou seja, pelo canal vaginal. Isso porque esse tipo de parto causa estiramento na vagina e colo uterino, e a esponja pode não ficar bem encaixada.

 

  1. Como a esponja é um contraceptivo sem hormônios, ela não interfere em nada no ciclo menstrual da mulher. Portanto não causa efeitos colaterais hormonais como dores de cabeça, ganho de peso e outros.

 

  1. Com a esponja contraceptiva no corpo, a mulher não precisa se preocupar caso queira ir para a piscina, mar ou tomar um banho, pois não afeta o funcionamento.

 

  1. Muitos pensam que durante o ato sexual ou apenas com movimentos bruscos da própria pessoa, a esponja pode se deslocar ou rasgar no corpo da mulher. O importante é posicionar corretamente quando for colocar, e ter cuidado para não afastá-la do colo do útero com o dedo, pois qualquer brecha pode ser o suficiente para espermatozoides adentrarem.

 

  1. Agora uma curiosidade real! Você sabia que o Tamuld, um livro sagrado para os judeus, aprova o uso de esponja contraceptiva? Nele recomenda-se o uso de esponja embebida em vinagre para ser inserida na vagina e oferecer bloqueio para os espermatozóides, para casos de mulheres novas para ter filhos, mulheres já grávidas ou amamentando. Esta é uma das inspirações para criar a esponja que utiliza-se hoje em dia.

Como colocar esponja contraceptiva?

Confira abaixo um passo a passo simples para colocar você mesma a sua esponja vaginal:

Passo 1: Faça xixi se quiser e lave bem as suas mãos.

Passo 2: Tire a esponja contraceptiva da embalagem e molhe-a com 2 colheres de água, para deixá-la hidratada e para facilitar a entrada.

Passo 3: Esprema bem a esponja; isso vai ajudar a ativar o espermicida que contém dentro dela.

Passo 4: Fique numa posição confortável para colocar a esponja na vagina, podendo ser deitada ou agachada de cócoras.

Passo 5: Coloque a esponja no interior da sua vagina com a ajuda de um ou dois dedos, empurrando-a e deslizando-a até que ela alcance o colo do útero; faça os ajustes necessários e prontinho.

como usar a Esponja contraceptiva

 

A melhor hora para colocar é de 15 a 30 minutos antes da relação sexual. Com ela no seu corpo, você garante um efeito contraceptivo por até 24 horas. Apenas lembre-se de, depois da sua última relação sexual, retire a esponja somente depois de 6 horas.

Para tirar, basta lavar bem as mãos, procurar a alça da esponja no seu canal vaginal e puxar com cuidado.

Onde comprar esponja contraceptiva?

Você encontra esponja contraceptiva em farmácias com produtos especiais, lojas cirúrgicas, lojas de cuidados pessoais e femininos, lojas de saúde sexual e afins. Pode ser mais fácil encontrar o produto em lojas online do que físicas, a maioria importados, já que não é tão comum no Brasil.

Preço médio da esponja contraceptiva

O preço médio de uma esponja contraceptiva varia de R$30 a R$100 reais. A melhor dica para não errar na hora de comprar é pedir a sugestão de uma boa marca, com preço acessível, ao seu ginecologista que aprovou o uso. Não compre qualquer marca e sem a orientação de um médico, combinado?

Esponja contraceptiva: O que é? Como colocar? Onde comprar?
Avalie este post

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here