Estrogênio: Saiba tudo tobre esse hormônio feminino

0
63

O estrogênio que também pode ser chamado de estrógeno é definido como um hormônio sexual feminino o qual o mesmo determina a feminilidade da mulher, como por exemplo o tamanho dos seios, textura e brilho da pele, ele também possui grande desempenho sobre as células, anatomia e comportamento.

Tem como origem sua produção a partir dos ovários e logo em sequência e liberado sempre na primeira fase do ciclo menstrual, consequentemente responsável pelo controle da ovulação e preparo do útero para a reprodução.

São encontrados hoje em dia quatro tipo de estrogênio, sendo eles, o estradiol, estrona, estriol e androstenediona. O estrogênio e de grande relevância na puberdade, pois é ele que tem como finalidade a formação do ciclo menstrual. Podemos destacar que o estradiol é o que mais estimula o desenvolvimento dos seios, já a androstenediona e responsável pelo ciclo da menopausa.  

O estrogênio pode ser encontrado em maior quantidade nas mulheres, as quais as produzem a partir da gestação pela placenta, já homens também possuem este tipo de hormônio, porém de uma forma diferente.Estrogênio

Estrogênio nos homens

No caso dos homens, estes hormônios são produzidos pela gordura, na pele e nos folículos dos pelos e fígado, sendo assim ocorre a transformação dos hormônios masculinos em estrogênios. Deste modo o estrogênio fica responsável pela regularização da saúde dos ossos, do metabolismo da gordura, dos carboidratos, e podem até ser responsáveis pela libido masculina.

Qual é sua finalidade

Além de algumas finalidades citadas acima, o estrogênio possui diversas funções que são de grande serventia para o nosso corpo, como por exemplo: o estrogênio e responsável pela distribuição de gordura no corpo, ele estimula o desenvolvimento mamário, protege as células nervosas, possibilita uma gravidez saudável aumentando o tecido mamário, o útero e a vagina, regula o metabolismo, é de suma importância para o crescimento, e etc.

Estrogênio e progesterona

Tanto o estrogênio como o hormônio da  progesterona são hormônios que estão ligados a formação do corpo feminino. O estrogênio como já esclarecemos antes, e um hormônio o qual tem como finalidade o desenvolvimento dos nossos órgãos sexuais, e ele o responsável pela diferenciação entre homens e mulheres, é ele que dá todas as características femininas.

O estrogênio se dá em maiores quantidades em nosso corpo logo na primeira metade do ciclo menstrual. Já a Progesterona e um hormônio que está relacionado a gravidez, pois é ele que prepara o útero da mulher para receber o embrião e consequentemente a produção do leite materno. Por este fato ele se encontra em maiores quantidades na segunda metade do ciclo menstrual.

Efeitos causados pela falta

A falta deste hormônio para o corpo é bastante significante para o nosso organismo, alguma delas acarreta danos irreversíveis, listamos a seguir as complicações causadas pela falta de estradiol, uma das quatro formas do estrogênio.

  • A falta de estrogênio pode causar o aumento do colesterol, triglicérides e da ação da insulina;
  • Perda de libido sexual;
  • Dores de cabeça;
  • Ressecamento vaginal;
  • Palpitações cardíacas;
  • Diminuição;
  • Redução da atenção e da memória;
  • Diminuição do desejo sexual;
  • Insônia;
  • Irritabilidade;
  • Depressão;
  • Osteoporose.

Efeitos causados pelo excesso

Contudo, o excesso de estrogênio pode ser um grande problema, mesmo sendo um hormônio que tem maiores concentrações em mulheres, ele também é responsável por problemas de saúde em homens.

As suas principais causas são a infertilidade, disfunção erétil, hipertrofia da próstata, calvície, cancro da próstata, cancro dos testículos, ganho de peso, envelhecimento precoce, retenção de líquidos, disfunção da glândula tireóide, inchaços, rápida queda de cabelos, menopausa tardia, ressecamento dos olhos e pele, acúmulo de gordura no abdômen, quadris e coxas. Nos homens este aumento tem grande ocorrência devido a problemas como a obesidade, alcoolismo.estrogênio em excesso

Como evitar o excesso de estrogênio

Preservar um peso saudável, consumir no mínimo 2 litros de água, manter uma alimentação balanceada rica em fibra, se exercitar de forma regular pois o exercício possibilita um equilíbrio hormonal saudável e evite o consumo em excesso de álcool.

Estrogênio Engorda

Como o aumento das células de gordura, automaticamente irá acarretar o aumento na produção de estrogênio, em decorrência disto, os níveis de hormônio se elevaram, sendo assim ocorrerá uma diminuição do metabolismo, o qual o mesmo necessita ser acelerado para a queima da gordura e assim reiniciar todo o processo. O estrogênio também pode acarretar o aumento do peso através das disfunções da tireoide, isto ocorre devido a inibição da função da glândula em nosso organismo. Os sintomas desta disfunção podem ser observados quando o indivíduo se sente lento e com fadiga, estes sintomas fazem com que o gasto de energia seja menor, tendo dificuldades para o gasto de energia necessário para a queima da gordura, consequentemente o indivíduo terá a queda no metabolismo e o aumento do peso.

Ficou alguma dúvida sobre o estrogênio nos conte nos comentários!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here