Fibromialgia: O Que É, Causas, Sintomas, Diagnostico e Tratamentos

0
176

Sentir dores pelo corpo é algo normal, porém quando as dores começam a ser muito frequentes isso pode ser sinal de algo um pouco mais sério, como a Fibromialgia. Que é uma doença que provoca dores pelo corpo, cansaço excessivo e outros problemas que podem afetar a sua rotina. Se você quer saber tudo sobre a Fibromialgia confira esse artigo, pois vamos explicar tudo.

Fibromialgia
O que é a Fibromialgia

A Fibromialgia é uma doença que atinge o corpo, principalmente as articulações, músculos e coluna. Quem sofre dessa doença sente dores por todo o corpo, além de não conseguir praticar exercícios físicos e ter um sono insuficiente para poder descansar, ou seja, ela pode dormir as horas recomendadas para uma boa noite de sono, ainda assim se sentirá extremamente cansada e sem vontade de fazer suas atividades.

Além disso, pacientes que apresentam essa doença relatam que as dores são muito fortes, sendo necessário o uso de analgésicos para aliviar os sintomas, o que prejudica toda a sua rotina habitual.

Causa da Fibromialgia

A Fibromialgia não possui uma causa específica e por isso não há maneiras de prevenir o aparecimento dessa doença. Porém é possível aliviar seus sintomas e assim se ter uma vida normal sem que as dores atrapalhem o seu bem estar.

As pessoas mais propensas a terem essa doença são as que têm mais sensibilidade para a dor, ou seja, que sentem mais dores que a maioria das pessoas, mesmo com coisas simples como uma injeção.

Problemas de sono, como insônia, ou problemas como ansiedade, depressão, sedentarismo, também são fatores que estão ligados ao aparecimento dessa doença.

Além disso, pode contribuir para o aparecimento da Fibromialgia:

  • Genética: pessoas que têm alguém na família com essa doenças são mais propensas a terem também. Estudos indicam que isso ocorre devido a mutações genéticas, mas ainda não foram comprovados.
  • Infecções: Infecções causadas por vírus ou o surgimento de doenças autoimunes podem contribuir para o surgimento também da Fibromialgia.

Existem também alguns fatores de riscos relacionados a doença, pois ela aparece em sua maioria em mulheres e pessoas que já tem um histórico familiar que apresentam essa doença.

Sintomas da Fibromialgia

O grande problema da Fibromialgia é que seu diagnóstico é difícil de ser feito, porque até pouco tempo atrás muitos médicos tratavam a doença como “dores não reais” e assim não conseguiam um tratamento adequado.

Porém é possível perceber os principais sintomas de quem tem essa doença, que são:

  • Dor em diversas partes do corpo, sem aparente machucado ou algo que possa ter causado ela. Além de não apresentar hematomas ou algo do tipo.
  • Fadiga: Não aguentar fazer exercícios físicos ou qualquer esforço sem se sentir muito cansado.
  • Sono ruim: Dormir todas as horas recomendadas, mas mesmo assim não conseguir descansar a noite.
  • Falta de concentração e foco
  • Enxaquecas e dores fortes na cabeça
  • Palpitações e formigamento

Como diagnosticar a doença

Se você apresentar alguns dos sintomas acima descritos é necessário que você procure um médico e relate a ele tudo o que você sente, pois a partir disso é que ele poderá chegar ao diagnóstico da Fibromialgia. É preciso também dizer se existe algum parente que tenha a doença na sua família, uma vez que isso aumenta as chances de você ter a doença.

O médico poderá chegar a solicitar um teste de sangue, mas apenas para descartar que os sintomas não se dizem respeito a outras doenças.

Tratamento da Fibromialgia

O tratamento consiste no alinhamento de remedios, que aliviam a dor, com mudança de hábitos e somente é possível ter uma vida tranquila com essa doença, caso você siga o tratamento corretamente.

O tratamento consiste em fazer terapia ocupacional, para que você consiga desenvolver maneiras de lidar com a doença e seus sintomas. Além disso, métodos anti stress e depressão também são utilizados, como massagens, acupuntura, e até mesmo consulta psicológica.

Um programa de exercícios físicos desenvolvido especialmente para pacientes que tem essa doença.

Outras formas de tratar os sintomas da doença são:

  • Evitar a cafeína, que pode te deixar muito enérgico e depois que o efeito passa depressivo.
  • Ter boas noites de descanso e conseguir dormir de modo a descansar de verdade.

Podem ser utilizados também medicamentos analgésicos para tratar as dores causadas pela fibromialgia, mas eles só devem ser consumidos com recomendação médica.

Se você ainda tem dúvidas nos conte nos comentários!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here