Fluconazol: Para que Serve, Como Tomar, Indicações e Contraindicações

0
124

O Fluconazol é um medicamento muito conhecido, principalmente por ser um dos principais remédios recomendados para o tratamento da candidíase, uma doença sexualmente transmissível e que atinge em sua maioria mulheres. Ele é considerado um anti fúngico, pois seu uso é principalmente para tratar doenças causadas por fungo, como as micoses, candida, e outras doenças.

Nesse artigo nós vamos explicar melhor o que é esse medicamento, quando seu uso é indicado, os benefícios e possíveis efeitos colaterais. Para saber tudo isso, continue lendo esse artigo e descubra.

Fluconazol

Para que é utilizado o Fluconazol

Fluconazol é um remédio indicado para poder tratar doenças causadas por fungos, sua ação é rápida e por isso ele é um das primeiras opções nesse caso. Ele atua impedindo que os fungos se proliferam atuando como um inibidor das condições de sobrevivência dos fungos.

Ele é encontrada para ser consumido em forma oral e tem ação muito rápida, cerca de seis horas após a primeira dose já está presente na corrente sanguínea.

O Fluconazol é utilizado principalmente nos casos de Candidíase Vaginal, Micose, prevenção da Candidíase Vaginal, infecções gerais causadas por fungos.

Como tomar o Fluconazol

Ele deve ser utilizado de acordo com a recomendação médica, uma vez que existem diversas maneira de utilizar esse medicamento. Em sua maioria é por via oral, em formato de comprimidos que tem em média 150 mg. Dependendo do objetivo para usar o Fluconazol, seu uso pode ser como pomadas, gel, cápsulas ou como creme, que deve ser aplicado diretamente no local de infecção fúngica. Veja os principais motivos para utilizar o Fluconazol e como fazer da maneira certa.

  • Micoses e infecções por fungos em geral: Deve-se tomar um comprimido ou cápsula de 150 mg por dia, entre 2 a 4 semanas.
  • Micose nas unhas: Tomar uma dose de 150 mg, que pode ser em comprimido ou cápsulas, por semana até que a micose desapareça.
  • Candidíase Vaginal: Uma dose de 150 mg ou um comprimido por semana por duas semanas.
  • Candidíase Vaginal recorrente: Uma dose de 150 mg por mês, o tratamento dura entre 4 a 12 meses.

Deve-se utilizar os comprimidos ou o creme de acordo com a prescrição médica, pois para o sucesso do tratamento é preciso seguir de maneira correta e tomar as doses sempre no mesmo horário.

Todos os comprimidos devem ser consumidos inteiros e em caso de creme ou pomada você deve aplicar de diretamente no local das infecções, sem enxaguar depois de passar.

Duração do tratamento

O tratamento com o Fluconazol pode ser em dose única, como pode levar anos, isso varia de acordo com o tipo de infecção que você tenha. No caso da candidíase recorrente o tratamento pode durar até 12 meses, mas a dose de Fluconazol utilizada é apenas uma vez por mês.

Já para infecções e micoses em geral o tratamento pode durar no máximo 4 semanas, mas as doses de Fluconazol são diária.

Apenas o médico pode determinar o período máximo e mínimo de tratamento, por isso não tome o medicamento sem a supervisão de um médico e nem suspenda o uso antes do tempo certo, pois isso pode fazer com que as infecções voltem ainda piores.

Não se automedique e nem tome doses maiores do que as recomendadas, pois a superdosagem pode acarretar em diversos problemas para a saúde.

O tratamento com cremes e pomadas somente é utilizado para casos de micose, seja nos pés, mãos ou em outros lugares do corpo.

Contra indicações do Fluconazol

O Fluconazol pode ser utilizado por qualquer pessoa, porém quem tenha alergia com qualquer um dos componentes desse medicamento deve optar por outras formas de tratamento.

Efeitos colaterais do uso do Fluconazol

O uso do Fluconazol pode causar efeitos colaterais, porém a maioria dos efeitos acontece apenas nos primeiros dias de uso, caso os efeitos colaterais não passem você deve suspender o uso e procurar o seu médico.

Os principais efeitos colaterais são:

  • Dores de estômago
  • Cólicas
  • Enjoo
  • Vômito
  • Vertigem
  • Tontura
  • Falta de paladar
  • Sonolência
  • Dores abdominais

Pode-se apresentar outros sintomas além dos citados acima, porém é mais incomum. Qualquer sintoma diferente que você sinta informe imediatamente ao seu médico!

Se você ainda tem dúvidas sobre o uso do Fluconazol deixe um comentário!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here