Fluoxetina: Saiba Tudo Sobre e Conheça Seus Efeitos Colaterais!

0
137

Algumas vezes nos sentimos desanimados, sem querer fazer nada. Isso pode ser um dos sinais da depressão e da ansiedade, dois males que atingem boa parte da população atual. E um dos métodos de combater eles é com o uso do cloridrato de fluoxetina, um medicamento que ajuda a aumentar os níveis de serotonina no corpo fazendo com que a nos sentimos mais felizes e assim consiga minimizar os efeitos da depressão.

Porém ele é um medicamento que deve ser utilizado com cautela, e se você quer saber mais sobre ele e como ele ajuda a melhorar a saúde, continue lendo esse artigo que vamos contar tudo para você!

fluoxetina para depressao

Para que serve a Fluoxetina

A Fluoxetina é um dos antidepressivos mais utilizados em caso de depressão e também é muito comum no tratamento da ansiedade, isso porque uma pessoa com ansiedade está propensa a desenvolver depressão caso não comece o tratamento a tempo.

Ela age de maneira a auxiliar no aumento dos níveis de serotonina no cérebro, isso faz com que os sintomas não só da ansiedade, mas também os da depressão, transtorno obsessivo compulsivo e outros que podem ocorrer em paralelo a ansiedade, sejam aliviados até acabarem de vez.

Por ser uma medicação para um tratamento delicado a fluoxetina só é vendida com receita médica e deve ser consumida por via oral diariamente, não ultrapassando a dosagem recomendada pelo médico, uma vez que essa varia de pessoa a pessoa e também do tipo de patologia que está sendo tratada com esse medicamento. Por isso nunca se automedique.

Benefícios da Fluoxetina

Além de ajudar a tratar a ansiedade, a fluoxetina contribui para que o paciente se sinta melhor consigo mesmo, e assim consiga desempenhar suas atividades cotidianas, por mais simples que elas sejam.

Algumas pessoas que têm depressão ou ansiedade não conseguem ter uma vida normal, uma vez que essas patologias prejudicam até mesmo uma simples ida ao mercado ou uma arrumação de casa.

Por isso, que nesses casos deve-se recorrer a medicamentos como a fluoxetina, que deixa mais feliz, disposto e alivia outros sintomas que podem prejudicar o dia a dia e a vida de quem está com esses problemas.

Como tomar a Fluoxetina

fluoxetina comprimidos

A Fluoxetina é um remédio de tarja vermelha, ou seja, apenas é vendido com a receita de um médico. Sem a receita não é possível comprar o medicamento, uma vez que ela fica retida nas farmácias.

Assim toda vez que você precisar de uma nova caixa do remédio, precisará antes de uma nova receita, com data atualizada.

Cada pessoa recebe a recomendação de uma dose desse medicamento, uma vez que os sintomas são diferentes e portanto a dose a ser ingerida também.

No geral ela vem em comprimidos que podem ser tomados pela manhã ou a noite, algumas pessoas precisam tomar duas doses, assim o intervalo entre eles deve ser de 12 horas, entre um comprimido e outro.

Nunca mude a dosagem do medicamento sem consultar um médico, pois isso pode prejudicar a sua saúde.

Efeitos colaterais da Fluoxetina

Por ser um remédio manipulado a Fluoxetina, apesar de diversos benefícios no tratamento das patologias, ela possui também alguns efeitos colaterais.

É preciso frisar que nem todo mundo irá ter os efeitos colaterais a seguir, assim como algumas pessoas podem apresentar mais de um desses sintomas.

Em caso de sentir muitos efeitos colaterais e se sentir muito mal, você deve suspender o uso e procurar o seu médico imediatamente.

Os principais efeitos colaterais pelo uso da fluoxetina são:

  • Vômito
  • Insônia
  • Gases
  • Vertigem
  • Sono em excesso
  • Diarreia
  • Enjoo
  • Tontura
  • Dores de cabeça
  • Falta de apetite
  • Emagrecimento
  • Aumento de peso
  • Sangramentos
  • Cansaço e fadiga
  • Coceiras
  • Diminuição do desejo sexual
  • Sensação de lentidão de raciocínio.

Esses são apenas alguns dos efeitos colaterais, lembrando que algumas pessoas podem ter, assim como podem não ter, mas é sempre bom consultar um médico em caso de alguns desses sintomas aparecerem.

Contraindicações da Fluoxetina

A Fluoxetina só deve ser consumida com a autorização de um médico, que irá fazer alguns exames para saber se você pode ou não usar esse medicamento. Inclusive, se o médico achar que ele irá trazer benefícios, a fluoxetina pode ser utilizada durante a gravidez e amamentação.

Porém sempre com o acompanhamento de um profissional. Sempre priorize sua saúde física e mental.

Se você ainda tem dúvidas sobre a fluoxetina, nos conte nos comentários.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here