Herpes – Conheça os Sintomas e Tratamentos a Todos os Tipos

0
307

A Herpes é uma doença sexualmente transmitida (DST), e pode ser passada de uma pessoa a outra por meio do contato direto, seja pelo beijo, sexo oral, no caso da Herpes labial, ou pelas relações sexuais desprotegidas, no caso da herpes genital. Se você quer saber tudo sobre essa doenças, quais são os tratamento e formas de evitar ela continue lendo esse artigo e confira tudo!

herpes

O que é

A herpes é uma doença causada por vírus e que é transmitida por meio de contato direto entre as pessoas que possuem o vírus com outras saudáveis. Ela é uma doença que não possui cura, porém pode ser tratada e amenizada, mas pode surgir novamente, quando existe baixa na imunidade da pessoa que tem o vírus.

A Herpes possui dois tipos principais, o tipo um é chamado de Herpes labial e sua transmissão pode ser transmitida por meio da saliva, por isso pode ser chamada de doença do beijo. Algumas pessoas podem não saber que tem o vírus da Herpes, uma vez que ela pode não se desenvolver durante anos.

O tipo 2 é a herpes genital e sua transmissão ocorre por meio de contato sexual desprotegido.

Tanto o tipo 1 quanto o tipo 2 não têm cura, porém dependendo da imunidade criada pelo corpo da pessoa ela pode não apresentar os sintomas durante a vida toda.

Apesar de não ter cura, a Herpes, quando aparece, pode ser tratada com pomadas e até medicamentos, ela dura em média sete dias, e com o tratamento adequado pode desaparecer em menos de 3 dias. Além disso, ela é facilmente identificada, uma vez que a região genital e os lábios apresentam pequenas bolhas esbranquiçadas.

Sintomas da Herpes

Algumas pessoas podem ter o vírus da Herpes e nunca desenvolvê-lo, porém quando ela aparece é facilmente identificada e assim pode ser tratada de maneira adequada. Confira abaixo os sintomas de cada tipo de herpes.

Herpes Labial

A Herpes labial é também conhecida como herpes simples, a sua transmissão ocorre por meio de contato direto com pessoas que já tenham o vírus, mesmo que não saiba. A principal maneira de pegar a herpes labial é por meio da saliva no beijo e no sexo oral.

Se os vírus da herpes conseguir acabar com as defesas do corpo, os principais sintomas da herpes tipo 1 são:

  • Bolhas nos lábios, no geral avermelhadas
  • Lesões e machucados nos lábios e ao redor da boca.
  • Coceira no rosto
  • Crostas amareladas
  • Dores de garganta
  • Dores na região

herpes labial

 

Herpes genital

A Herpes do tipo 2, ou genital, é a transmitida por meio das relações sexuais desprotegidas. Ela é considerada uma DST e pode ser desenvolvida tanto em homens quanto mulheres.

Assim como a Herpes labial, na genital, o vírus também pode não se desenvolver, uma vez que o corpo tem imunidade suficiente para isso.

Porém os sintomas mais comuns de quem está com Herpes Genital são:

  • dores e irritações nos órgãos genitais. Em geral de 5 a 10 dias após o ato sexual com alguém com o vírus;
  • Manchas avermelhadas;
  • bolhas e lesões nas áreas genitais;
  • cascas ao redor da área íntima;
  • dores de cabeça;
  • dores musculares;
  • Mal estar

herpes genital

Herpes Zooster

Esse é um tipo pouco comum de herpes, porém ela é pode ocorrer em qualquer parte do corpo. Ela pode ser transmitida pelo contato com pessoas que tenham a doença e por meio de feridas. Ela não é um dos tipos mais comuns, mesmo assim é preciso ficar atento aos sintomas, como calafrios, vermelhidão, dores de cabeça e muscular, coceiras intermináveis, bolhas amarelas e brancas.

Herpes Zooster

Tratamento da Herpes

O tratamento de qualquer tipo de Herpes, no geral, é simples. Uma vez que a higienização correta é importante para que vírus não se desenvolva. Além disso, uma saúde boa, com imunidade alta, também são importantes.

Mas em caso da Herpes aparecer o seu tratamento é feito com pomadas manipuladas e receitadas por um médico, e em alguns casos com medicamentos.

No caso da herpes não ser tratada adequadamente, ela pode deixar marcas e lesões no local onde apareceu, por isso sempre siga corretamente as recomendações do seu médico, e não se automedique de maneira correta.

Para quem sabe que tem o vírus, mas não quer que ele se desenvolva novamente, é preciso manter uma rotina saudável, com alimentação correta, hidratação na pele, e hábitos saudáveis para que o vírus não volte a se desenvolver.

É muito importante cuidar de sua saúde, você ainda tem alguma dúvida sobre a herpes, nos mande nos comentários!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here