Ibuprofeno: Pra que server, como tomar, efeitos no corpo

0
248

Ibuprofeno é um desses remédios que é sempre bom ter em casa. Possui sua versão para adulto e pediatra, em comprimido e xarope. Neste artigo vocês vamos responder as principais dúvidas sempre este medicamente.

Ibuprofeno

O que é o Ibuprofeno

O Ibuprofeno é um medicamento anti inflamatório utilizado para tratar de dores, diminuir a febre, e tratar inflamações. Ele é um dos mais indicados devido a sua função rápida e eficaz, pois ele começa a fazer efeito poucos minutos após o uso. Ele pode ser comercializado em gotas ou cápsulas em gel e as duas têm o mesmo efeito, podendo ter ação por até seis horas.

Ele é um medicamento que deve ser utilizado com a supervisão de um médico, uma vez que ele pode causar diversos efeitos colaterais em caso de uso incorreto.

Para que serve

O Ibuprofeno é utilizado para o tratamento de dores, como um medicamento antitérmico, para baixar a febre e anti inflamatório para tratar ferimentos e infecções. Ele começa a fazer efeito 15 minutos após o consumo e pode durar entre 4 a 6 horas. Dentre os principais usos para o Ibuprofeno pode-se destacar:

  • cólicas menstruais
  • cálculo renal
  • inflamações
  • Dores de dente, principalmente siso
  • Dores de cabeça
  • Febre
  • Amigdalite
  • gripes
  • Dores musculares
  • Dores de cabeça
  • Dor de garganta
  • Gota
  • Tendinite

Como tomar Ibuprofeno

O Ibuprofeno pode ser encontrado em diferentes dosagens, 200 mg, 400 mg ou 600 mg. Em comprimidos, cápsulas ou em gotas, qualquer que seja a dosagem que você vá tomar, nunca ultrapasse a dosagem máxima de 2400 mg por dia.

Em caso de comprimidos de 400 mg ou de 600 mg o recomendado é um comprimido a cada 6 horas, sempre no horário certo e não ultrapassando a dosagem máxima.

Já para comprimidos de 200 mg você deve tomar um a cada 4 horas.

A superdosagem desse medicamento pode trazer prejuízos a saúde, por isso só tome a quantidade indicada pelo médico. Não se automedique.

Quanto custa o Ibuprofeno?

O preço do Ibuprofeno varia de acordo com a cidade e a drogaria onde você for comprar, porém o preço tem um média de 20 reais a versão em comprimidos.

Mas, mesmo tendo um preço baixo esse medicamento somente é vendido com receita médica, que fica retida no momento da compra.

O Ibuprofeno vicia?

Muitas pessoas antes de começarem a tomar qualquer medicação ficam receosas com os efeitos dela, por exemplo de ter dependência no medicamente e só conseguir ter alivio de dores e sintomas com determinado remédio.

Assim como qualquer outro analgésico, ou seja, um medicamento que tem como função aliviar dores, o uso desregulado e contínuo do Ibuprofeno pode causar sim dependência.

Para evitar isso é recomendado que o uso do Ibuprofeno seja apenas o recomendado pelo médico e durante o período de tratamento. Quando acabar o tratamento e você não apresentar mais sintomas o uso pode ser suspenso.

Efeitos colaterais do Ibuprofeno

Ibuprofeno efeitos no corpo

Como qualquer medicamento o uso do Ibuprofeno pode causar alguns efeitos colaterais, principalmente nos primeiros dias de uso, que é quando o corpo está se adaptando a uma nova substância.

Entre os efeitos mais comuns está a insônia, o cansaço, falta de apetite, enjoo, dores de cabeça, vômito, estomatite, urticária, cólicas e falta de ar.

Se esses sintomas não desaparecerem nos primeiros dias após o início do uso do medicamento você deve suspender o uso e procurar o seu médico.

Engorda?

Outra dúvida muito recorrente sobre esse medicamento é se ele engorda, o Ibuprofeno não tem como objetivo ser um remédio para controle de peso, seja para emagrecer ou engordar, porém algumas pessoas podem ter esse efeito colateral. Por isso o medicamento deve ser utilizado apenas com o objetivo específico de ser um analgésico.

Atrapalha o anticoncepcional

O uso do Ibuprofeno não atrapalha o uso de outros medicamentos, principalmente do anticoncepcional, mas na dúvida sempre avise ao seu médico os remédios que você está fazendo uso, para que ele avalie se você pode ou não tomar o ibuprofeno em conjunto.

Contra indicações

Ibuprofeno é um remédio indicado para o tratamento de dores e inflamações e seu uso é contra indicado para pessoas que apresentem qualquer alergia a um de seus componentes. Além disso, não deve ser utilizado por pessoas com asma, urticária, que tenha problemas gastrointestinais, que estejam fazendo uso de antibióticos ou de outros analgésicos e antiinflamatórios.

E em hipótese alguma ele deve ser utilizado sem uma prescrição e o acompanhamento médico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here