Implante contraceptivo: Como funciona? Incomoda? Emagrece? Chip da beleza!

0
104

Hoje falaremos sobre um método contraceptivo pouco conhecido e falado entre as pessoas. Saiba como funciona o implante contraceptivo, onde é colocado, seus benefícios, desvantagens e muito mais.

Implante contraceptivo

O que é implante contraceptivo?

Um implante contraceptivo é um plástico especial em forma de cilindro, colocado sob a pele, o qual vai liberando de maneira eficiente, aos poucos e continuamente hormônios no organismo.

Em média, este contraceptivo possui 4 cm de comprimento e 2 mm de diâmetro. É considerado um meio contraceptivo muito eficaz, discreto e funcional, mas que deve ser usado somente sob indicação médica já que nem toda mulher pode ter esse implante.

Como funciona implante contraceptivo?

Ele vai liberando aos poucos os hormônios na corrente sanguínea, através de pequenas doses diárias, criando um efeito anticoncepcional como os outros métodos. Gradualmente, esses hormônios liberados inibem e bloqueiam a ovulação e dificultam a entrada de espermatozóides no útero da mulher.

Benefícios do implante contraceptivo

  • Método prático para a mulher, substituindo meios mais incômodos como uma pílula por dia;
  • Dura 3 anos no corpo da mulher, deixando-a mais segura;
  • O implante não interfere no contato íntimo sexual, não causando desconfortos como camisinha;
  • Melhora os sintomas da TPM;
  • A mulher pode amamentar sem problema;
  • Impede o fluxo menstrual.

Tipos de implantes contraceptivos

Existem 6 tipos de implantes anticoncepcionais:

  • Elcometrina, Gestrinona, Nomegestrol e Levonorgestrel, que são usados como anticoncepcionais;
  • Estradiol e Testosterona, que são usados isoladamente com finalidade de reposição hormonal ou combinados com anticoncepcionais também.

Onde colocar implante contraceptivo?

O implante somente é colocado por um ginecologista em consultório. Ele vai anestesiar a região, que geralmente é na pele no lado interno do braço, e vai penetrar o cilindro de hormônios com a ajuda de um aparelho parecido com uma seringa de injeção.

Implante contraceptivo dói?

Não, não dói nadinha, pois antes de inserir sob a pele, o médico ginecologista aplica uma anestesia local e o procedimento se torna indolor.

Pode haver um incômodo inicial nos primeiros dias devido à agulha da anestesia e do corpo sentindo um novo “objeto” em si, mas nada de dor, logo se acostuma e você nem vai sentir.

É possível sentir o implante contraceptivo no corpo?

Saiba que o implante tem o tamanho de um pequeno palito de fósforo. É uma inserção bem discreta, que só é possível vê-lo se for especificamente procurado. Se pegar sobre a pele na região, dá para senti-lo sim, mas sua presença no corpo não incomoda nem machuca o braço.

Quanto tempo dura e por que tem que ser substituído?

O implante contraceptivo é um método de longa duração que pode ficar no corpo da mulher por 3 anos. Ele precisa ser trocado porque as doses de hormônios acabam no seu reservatório depois desse período, e a mulher corre o risco de engravidar novamente.

Desvantagens do implante contraceptivo

Este método não é indicado para todas as mulheres, já que podem causar algumas desvantagens. Por isso é tão importante o médico conhecer seu histórico e saúde atual  tais como:

  • Deixa a menstruação irregular nos primeiros meses depois do implante
  • Pode causar um ligeiro aumento de peso;
  • As trocas feitas de 3 em 3 anos devem ser feitas apenas com o ginecologista;
  • É um método relativamente caro com relação a outros métodos;
  • A mulher pode ter efeitos colaterais na adaptação do implante pelo menos nos 6 primeiros meses, como dores de cabeça, manchas na pele, náuseas, acne, cistos nos ovários, diminuição na libido, alteração de humor.

Contraindicações do implante contraceptivo

Este contraceptivo não deve ser usado por mulheres que possuem ou têm tendência a ter trombose venosa profunda; pacientes com doenças ou tumor no fígado, seja benigno ou maligno; mulheres que têm sangramentos vaginais anormais sem causas definidas; mulheres que estejam grávidas ou com suspeita de gravidez.

Implante contraceptivo emagrece?

Não, muito pelo contrário, é muito possível que as alterações hormonais no período de adaptação do implante no organismo causem um leve aumento de peso, pelo menos nos 6 primeiros meses. Mas basta a mulher ter uma dieta equilibrada e fazer exercícios físicos regularmente para manter isso sob controle.

Com o implante contraceptivo vou menstruar?

No início do uso, a menstruação fica bem irregular e podem surgir sangramentos eventuais; além disso, mulheres que têm ciclos intensos e dolorosos vão sentir uma melhora significativa.

Em média, 6 meses depois, que é quando os efeitos colaterais costumam passar, a menstruação é interrompida.

Quanto tempo depois de tirar posso engravidar?

Assim como outros métodos anticoncepcionais, pouco tempo depois da retirada de um implante seus hormônios voltam ao normal e seu ciclo também, então será possível engravidar normalmente de acordo com seu período fértil.

As chances voltam a ser as mesmas de quando você não usava qualquer meio contraceptivo.

Implante contraceptivo da Implanon

Implanon é uma das marcas de implantes contraceptivos mais conhecidas. Em sua embalagem constam um aplicador e um implante para o médico inserir sob a pele. O hormônio contido neste produto contém 68 mg de etonogestrel. Consulte seu médico para mais detalhes deste implante.

Valor do implante contraceptivo

Em média, um implante contraceptivo vendido em farmácias de medicamentos especiais custa de R$800 a R$1.290 reais. É um investimento alto, mas que vai durar 3 anos de forma eficaz no seu corpo, então para muitas mulheres vale a pena.

O implante contraceptivo pode ser comprado pelo SUS?

Infelizmente, o SUS não cobre esse tipo de contraceptivo. Ele apenas pode ser comprado em farmácias, com preços variando de acordo com a marca.

Implante contraceptivo na Unimed

Depende de muitos fatores para um plano de saúde particular cobrir o valor de um meio contraceptivo como esses. Consulte com a Unimed da sua cidade ou região e saiba. Em alguns lugares do país, o plano cobre sim.

O que é chip da beleza?

Além de inibir menstruação, sintomas da TPM, evitar a gravidez e outras características de um método contraceptivo, os chips da beleza também conferem benefícios no ânimo e aparência da mulher, como auxílio para tonificar os músculos e ainda eliminar as celulites.

São combinações um pouco maiores de hormônios que causam esses efeitos no corpo da mulher.

Mesmo em meio a tantos benefícios, os médicos não recomendam que hormônios sejam usados para fins estéticos, pois não é toda mulher que se dá bem e ainda existem riscos e efeitos colaterais muito possíveis. Consulte seu médico sobre o assunto!

Implante contraceptivo: Como funciona? Incomoda? Emagrece? Chip da beleza!
Avalie este post

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here