Infecção nos ossos: Osteomielite é transmissível?, Prevenções, Remédios caseiros

0
2677

Embora a doença pode ser facilmente prevenida com todos os tratamentos específicos para cada caso, no entanto quando não tratadas a osteomielite pode ser extremamente grave podem causar Artrite séptica , Necrose óssea, Deficiência no crescimento, Câncer de pele e Sepse.

A sepse ocorre quando a infecção atinge a corrente sanguínea, assim os microorganismos se espalham por diversos tecidos, resultando em uma infecção generalizada. Devido a grande resistência das bactérias e a possibilidade da sepse infectar os órgãos vitais, o que é altamente fatal podendo levar a morte.Infecção nos ossos

Osteomielite é transmissível?

A infecção nos ossos não é transmissível de individuo para individuo. Contudo, as bactérias que causam a doença podem ser transmitidas, porém para que isso ocorra é necessário acontecer uma transfusão de sangue, ou por meio de pessoas que usem drogas ou medicamentos pela via intravenosa.

Como previnir infecção nos ossos?

O principal é zelar para que não haja nenhum tipo de infecção, no entanto, existem algumas medidas que devem ser dotadas como prevenção, entre elas se destacam:

  • Sempre que houver cortes e feridas abertas na pele, é indispensável que se faça a limpeza cuidadosamente;
  • Consulte o médico ao encontrar feridas que não cicatrizam;
  • Secar e realizar a higiene em locais amputados, especialmente antes de colocar próteses;
  • Realizar com frequência movimentos quando acamado ou sentado;
  • Hidratar a pele para evitar úlceras de pressão;
  • Os pacientes diabéticos devem manter os pés sempres limpos e hidratados.
  • É imprescindível fazer os uso de roupas e equipamentos adequados de proteção ao praticar esportes e outras atividades físicas.Osteomielite

Remédios caseiros para o tratamento da Osteomielite

Mesmo possuindo tratamentos médicos para melhorar a infecção, também existem opções realizadas a partir de alternativas naturais como remédios caseiros. Entre eles se destacam:

Remédio caseiro a base de mel

O mel é colocado sobre a ferida, ele irá auxiliar na diminuição da dor e na melhoria da cicatrização da ferida.

Remédio caseiro com gengibre

O gengibre é um excelente rizoma que aquece o corpo e estimula toda circulação sanguínea, ela faz com que aconteça uma redução das bactérias. Para o uso do gengibre é necessário tomar o chá 3 vezes ao dia.

Remédio caseiro a  base de Vinagre de maçã

O vinagre de maçã auxilia no tratamento de infecções bacterianas através da manutenção do equilíbrio do pH. O vinagre de maçã pode ser aplicado diretamente sobre a área infectada. Já para as infecções internas é necessário  misturar uma colher de chá de vinagre e um copo de água, e em seguida beber.

Ficou alguma dúvida sobre infecção nos ossos então nos conte nos comentários !

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here