Insônia: Causas, remédios, tratamentos e tratamentos naturais

0
465

Colocar o pijama, apagar as luzes e se deitar. Milhares de pessoas fazem essa parte direitinho, mas na hora de tentar pegar no sono, o bendito não vem. Vem saber mais sobre a insônia, condição que afeta nosso rendimento no dia a dia e também saúde no geral.

insônia

O que é insônia?

Insônia é a dificuldade em dormir ou de permanecer dormindo. Também pode ser a dificuldade de voltar a dormir depois de algum acontecimento.

É uma condição que representa um sintoma de alguma causa primária, geralmente por maus hábitos ou até doenças de diferentes magnitudes.

Causas da insônia

É descobrindo a causa que se pode tratar a insônia. As causas podem ser diversas, voluntárias ou não, internas ou externas. Confira as principais e mais comuns abaixo:

  1. Estresse

A qualidade do nosso sono está diretamente ligada ao nosso bem-estar, e existem eventos externos no nosso dia a dia que afetem nosso estado emocional, a insônia pode vir com tudo.

Estresse

Estresse envolve problemas no trabalho, com estudos, com atividades exaustivas, frustrações, dentre outros. Na maioria das vezes, se o estresse vai embora, o sono volta ao normal.

  1. Ambiente ruim e uso de aparelhos eletrônicos

O local onde dormimos também faz toda a diferença para trazer relaxamento e conforto. A maioria das pessoas não consegue dormir em locais desconfortáveis, barulhentos, muito claros, então gera insônia mesmo, por desconforto e incômodos.

uso de aparelhos eletrônicos

O celular também vem sendo um grande vilão na cama antes de dormir; este e outros aparelhos eletrônicos geram luz e impedem o cérebro de descansar, o que afeta na produção da melatonina, substância que é produzida quando somos estimulados a dormir.

  1. Transtornos mentais

Transtornos mentais como depressão e ansiedades causam disfunções químicas cerebral, o que afeta na qualidade padrão do seu sono.

ansiedade

Os níveis de serotonina, por exemplo, caem consideravelmente em casos de depressão. Outros que se associam à insônia são ansiedade, stress pós-traumático, transtorno bipolar, hiperatividade, dentre outros.

  1. Sintoma de doenças fisiológicas

Doenças que afetam sistema nervoso central, como demência, Parkinson, Alzheimer, etc.; transtornos hormonais, como TPM, Cushing, menopausa, etc.; problemas respiratórios, como apneia do sono, asma, DPOC, etc.; dores crônicas; problemas gastrointestinais; dentre outros tipos de doenças e condições.

apneia do sono
Apneia do sono
  1. Reação de medicamentos e substâncias

Outro fator que pode causar insônia é o uso de certos medicamentos que têm como efeito colateral a insônia.

São na maioria das vezes medicamentos que estimulam o sistema nervoso central, como antidepressivos, cafeína, nicotina, dentre outros.

medicamentos

Em contrapartida, a abstinência de substâncias depressoras também podem trazer a insônia, como álcool, benzodiazepínicos, opióides, anticonvulsivantes, dentre outros.

  1. Principais grupos de risco

Características genéticas, hormonais ou de estilo de vida tornam certas pessoas mais aptas a terem insônia, tais como: pessoas que fazem muitas viagens, trabalhadores que variam turnos de trabalho, idosos, mulheres grávidas ou na menopausa, usuários de drogas e pessoas com doenças mentais.  

gestante

Tratamentos para insônia

Conforme dito anteriormente, o tratamento de cada insônia varia de acordo com o que vem causando ela. Não necessariamente o médico deve prescrever remédios para dormir, sendo que pode haver alguma doença médica por detrás.

Na maior parte dos casos, mudanças de hábitos e terapias já melhoraram consideravelmente a qualidade do sono, tais como:

Melhorar os hábitos no dia a dia para evitar insônia noturna, como não comer ou beber antes de dormir, não consumir drogas estimulantes, regular horários para dormir, evitar sonecas durante o dia, fazer atividades físicas para relaxar o corpo, ambientar o quarto para um melhor sono com cortinas e outras necessidades, evitar celular ou televisão antes do sono, dentre outros.

Terapias e psicoterapias ajudam a controlar distúrbios mentais, para lidar com as crises e preocupações em excesso. Os tratamentos indicados por esses terapeutas buscam alívio e controle no dia a dia da pessoa.

Tratamentos de recondicionamento são orientados por psicólogos, os quais ensinam a utilizar a cama apenas para dormir e ter atividades sexuais; quando a insônia bater, o ideal é levantar da cama, fazer atividades relaxantes, e assim voltar para a cama e poder dormir. Assim o corpo é recondicionado a entender a hora do sono.

Técnicas de relaxamento como meditação e hipnose, por exemplo.

Remédios para insônia

Em casos mais graves e urgentes, a insônia pode ser tratada com remédios, temporariamente ou em tratamento contínuo.

Devem necessariamente ser indicados por médicos já que podem trazer efeitos colaterais e até causar dependência. São alguns: Flurazepam, Diazepam, Alprazolam e Bromazepam. Não se automedique.

Tratamentos naturais para insônia

Muitos tratamentos para insônia são feitos com poderosas ervas medicinais que têm propriedades sedativas, que variam de intensidade de acordo com a dosagem.

Podem ser ingeridas em forma de chá ou cápsulas; e ainda que naturais, devem ser indicadas por um médico. São elas: Valeriana, camomila, maracujá, lavanda, entre outras.

tomanda cha na cama

Extra: Durma bem com Sleep Calm

O que é Sleep Calm?

sleep calm

Falando em tratamento natural contra insônia, um suplemento indicado por médicos e nutricionistas para tranquilizar nos momentos antes do sono é o Sleep Calm.

Seus ativos agem diretamente no cérebro aliviando sintomas de ansiedade e aumentam a produção da melatonina, evitando progressivamente a insônia.

5 benefícios do Sleep Calm

  • Combate a depressão e alivia ansiedade;
  • Reduz tensão arterial;
  • Efeito tranquilizante no cérebro;
  • Cuida da memória;
  • Calibra a saúde e oferece mais disposição no dia seguinte.

Onde comprar Sleep Calm?

Não perca tempo e garanta seu Sleep Calm em https://www.sleepcalm.com.br! Somente comprando no site oficial você tem acesso a promoções exclusivas e entrega garantida. Peça já!

Insônia: Causas, remédios, tratamentos e tratamentos naturais
Avalie este post

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here