Labirintite – Entenda as causas, sintomas, medicamentos e tratamentos

0
638

A Labirintite é uma doença que afeta o labirinto e assim prejudica o equilíbrio e a audição. Durante uma crise ela pode causar mal estar, dores de cabeça, zumbidos e tontura. Se você quer saber mais sobre essa doença, os sintomas, como ela surge e qual é o tratamento, continue lendo esse artigo e confira tudo!

O que é

A Labirintite é uma doenças muito comum que afeta os ouvidos, mais especificamente no labirinto, que é o responsável pela audição e pelo equilíbrio.

Uma pessoa que sofre dessa doença, pode ter um crise em qualquer lugar, sendo um dos principais sintomas a tontura e a visão embaçada, impossibilitada de conseguir manter-se em pé ou concentrada nesse momento.

As causas da Labirintite não são totalmente corretas, porém o mais comum é que ela seja desenvolvida por causa de infecções e inflamações no ouvido. Ainda não existe cura para essa doença, porém existe medicação para ser utilizada durante as crises, assim a labirintite pode ser controlada e a pessoa que sofre essa doença pode ter uma vida normal.

Sintomas da Labirintite

Labirintite

O principal sintoma de uma crise de Labirintite é a tontura, pessoas que sofrem desse mal não conseguem se equilibrar e até mesmo perdem momentaneamente alguns sentidos como a audição e dificuldade de enxergar.

Além disso, alguns sintomas comuns da labirintite são:

  • Tontura
  • zumbidos nos ouvidos, geralmente muito agudos e incômodos.
  • Pressão nos ouvidos, que pode gerar dores de cabeça muito fortes.
  • vertigem
  • Dor de cabeça que dura por dias.
  • Diminuição da audição
  • Febre acima de 38 graus
  • Queda de cabelo
  • Secreções saindo dos ouvidos
  • Perda de equilíbrio

Esses são os alguns dos sintomas que devem ser observados por aquelas pessoas que ainda não sabem que tem a Labirintite, lembrando que o diagnóstico rápido é essencial para o tratamento correto e para que a doença não deixe sequelas graves como a perda total da audição.

As crises de Labirintite podem ser desencadeadas por diversos motivos, mas um dos principais é o estresse, geralmente vêm acompanhadas de tontura e falta de equilíbrio, além de dores de cabeça muito fortes. Nesse caso é preciso se medicar para que a crise passe, além de fazer o máximo de repouso possível.

Tem cura

Ao sentir os sintomas mencionados acima é necessário procurar um médico o mais rápido possível para que ele possa avaliar se realmente se trata de um caso de labirintite. É possível identificar essa doença apenas em uma consulta por meio de algumas perguntas do seu médico. Porém dependendo das respostas ele pode solicitar um exame físico para confirmar que se trata de labirintite.

O médico pode pedir um exame ou uma bateria de exames a fim de ter certeza sobre o diagnóstico. Os principais exames que ajudam a identificar a Labirintite são o Eletroencefalograma, a Tomografia de cabeça, exames de audição, ressonância magnética e teste nos ouvidos a fim de testar como estão os reflexos dos olhos.

Depois do resultado desses exames é possível de se ter uma resposta precisa sobre a doença e assim receitar o melhor tratamento ao paciente.

Não existe cura para a Labirintite, e os remédios não são de uso contínuo, podendo ser utilizados apenas quando ocorrer uma crise. Porém é sempre recomendado que uma pessoa que sofre dessa doença, ande com seus remédios sempre em fácil acesso, uma vez que as crises podem surgir do nada.

Pode matar?

A Labirintite é uma doença que está relacionada também ao lado emocional, uma vez que estresse, depressão, e outras coisas que acontecem no dia a dia podem contribuir para que aconteça uma crise a qualquer hora. Porém uma vez identificada a doença e fazendo o tratamento correto ela é uma doença totalmente controlada, o que não provoca risco de vida ao paciente.

Por isso o diagnóstico precoce e o tratamento correto são essenciais para que o tratamento seja iniciado o mais breve possível.

Pessoas que tem Labirintite tem uma vida normal.

Tratamento para Labirintite

O Tratamento da Labirintite é muito simples, pois na verdade ela é uma doença que do mesmo jeito que aparece, some em alguns dias, porém são utilizados medicamentos que aliviam os sintomas e melhorem a qualidade de vida de quem tem essa doença, principalmente durante as crises.

No geral a função dos medicamentos para labirintite são de diminuir a tontura, o mal estar, melhorar a concentração e aliviar as dores de cabeça.

Por isso é preciso sempre estar com seus medicamentos a mão, para em caso de uma crise pode tomá-los para aliviar os sintomas.

Se você ainda tem dúvidas sobre a Labirintite, nos conte nos comentários!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here