Limão: Função no organismo, benefícios, malefícios, água com limão

0
5841

Limão é uma fruta que vai bem no suco, na sobremesa, no tempero na carne, na salada e até naquele remedinho caseiro bom pra garganta. E muito além disso, o limão oferece outros benefícios pra nossa saúde por ser rico em nutrientes e cuidar da nossa imunidade. Para saber mais sobre esses benefícios é só continuar lendo com a gente!Limão

Quais as funções do limão no organismo?

O limão faz muito bem para o funcionamento do nosso organismo, como também agrega bem à beleza e boa forma. A fruta contém vitamina C, cálcio, ácido fólico, vitamina B5, vitamina B3, vitamina B1 e B2, ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco, além de açúcar, carboidratos e fibras. Possui 6% de ácido cítrico em sua composição, o que gera o sabor azedo à fruta. Cada um desses nutrientes agrega ao funcionamento de diferentes sistemas, fazendo do limão uma fruta necessária em nossas vidas.

Como é rico em vitamina C, possui inúmeras propriedades que combatem os radicais livres e ajudam na renovação celular, tanto internamente quanto da nossa pele. A fruta também tem efeitos anti-bactericida, antibiótico e antiviral, deixando o organismo protegido e com menos risco de desenvolver resfriados, gripes e até agravar infecções. Seus nutrientes também ajudam a melhorar a digestão (desde a boca ao intestino), como também fazem bem para o bom humor e bem-estar, pois ajuda no combate ao estresse e à ansiedade.

Benefícios do limão:

Ainda falando dos benefícios do limão, vamos falar agora do que ele pode oferecer para ganhos estéticos? Vamos!

Benefícios do limão para a pele:

O líquido proveniente do suco do limão é repleto de propriedades antissépticas naturais, e isso ajuda na limpeza, cicatrização e purificação da pele. Muitas pessoas utilizam em tratamentos caseiros para acne e outros problemas de pele, como eczema.

Funciona bem pra pele devido aos benefícios da vitamina C, que ajuda a curar tecidos danificados, clarear manchas escuras e também evitar rugas e envelhecimento precoce. Além disso, também pode ser usado em caso de alívios e tratamentos de inflamações temporárias na pele, como para aliviar dores de queimaduras de sol e também picadas de bichos, como abelhas e mosquitos.

Cuidados: Importante ressaltar que o limão na pele deixa a região sensível, portanto ao fazer esses procedimentos, fique em casa mesma, na sombra. Se for sair, espere o tratamento secar e fazer efeito, em seguida lave bem a pele com sabonete neutro e finalize com protetor solar. Incidência de sol numa pele com limão pode ocasionar queimaduras sérias.

Benefícios do limão para o cabelo:

O suco do limão também traz benefícios ao couro cabeludo e aos cabelos. Quando aplicado na raiz, é benéfico no tratamento contra a caspa e também contra queda de cabelo. Alguns tratamentos caseiros também utilizam limão nas receitas para clareamento dos fios e também para dar brilho natural aos cabelos, mas deixam os fios bem sensíveis e recomenda-se fazer bastante hidratação depois.

Cuidados:

Mesma ideia dos cuidados anteriores com limão sobre a pele: levar sol com limão no cabelo  não fará nada bem aos seus fios. Tanto o sol ou cloro podem queimar e inflamar seu couro cabeludo, quanto o limão poderá ressecar fortemente e quebrar seus fios. Sendo assim, enxágue bem o cabelo ao final do tratamento e use também proteção térmica com cremes para seus cabelos.

Malefícios do limão em excesso

O limão faz bem sim pra saúde e pra beleza, mas seu excesso pode ser prejudicial, assim como pra quem é sensível às propriedades ativas dessa fruta. O consumo errado do limão pode causar tais desvantagens:

  • O suco do limão puro e em excesso pode causar efeito desmineralizador, fazendo com que o efeito detox seja tão forte que passe a eliminar nutrientes e minerais necessários, não apenas as toxinas. Isso é grave! Para evitar isso, o consumo deve ser moderado e nem sempre puro, tendo como aliados na dieta sucos, saladas, carnes, etc.
  • Limão em uso excessivo e repetitivo prejudica o sistema gástrico da pessoa, aumentando chances de problemas estomacais, de digestão, gerando azia, boca seca, enjoos, gastrite, podendo chegar até em níveis graves como a úlcera.
  • Dietas de perda de peso associadas somente ao consumo de limão podem afetar seriamente a saúde, levando a pessoa a ter deficiência de nutrientes, fraqueza e até possível ganho de peso, efeito contrário.
  • Muito limão no dia a dia também pode aumentar a incidência de problemas cardíacos e problemas renais, tudo por deficiência de vitaminas e minerais que o limão ajudou a expelir do organismo.
  • Como explicamos anteriormente, o uso inadequado do limão para tratamentos estéticos pode causar queimaduras e quedas de cabelo. Cuidado!

Benefícios do limão com água

O suco do limão diluído em água fica mais fácil de ser absorvido pelo corpo, ainda mais se for água levemente morna. Essa combinação facilita a remoção das substâncias tóxicas do organismo, através de um filtro feito no intestino, que é o famoso efeito detox.agua com limao

É uma dupla interessante que pode ajudar no emagrecimento, ajudar na alcalinização do sangue, melhorar a digestão, reduzir sensação de inchaço, controlar taxas de glicose e até recuperar o pique após os treinos! Legal, né?

Por que consumir limão em jejum?

Ao acordar, seu corpo está apto a receber nutrientes e absorver com mais facilidade, pois o metabolismo está alto e carregado da boa noite de sono que você teve. Sendo assim, se a primeira refeição for um copo de água morna com limão, famosa receitinha de dietas de perda de peso, as propriedades serão mais bem absorvidas. Cuidado se você tem ou tem tendência a desenvolver crises gástricas, pois seus estômago pela manhã é ainda mais sensível e o limão chegar com tudo logo cedo pode lhe fazer mal. Consulte seu médico antes e tire suas dúvidas!

Limão: Função no organismo, benefícios, malefícios, água com limão
5 (100%) 1 vote

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here